Logo Passei Direto
Buscar
Leia a seguinte passagem de texto: “No século XIX, numa interpretação enviesada e equivocada do darwinismo, o conceito de primitivo foi oposto ao de civilização, sendo esse segundo apresentado como superior àquele. Ao mesmo tempo, os povos europeus foram classificados como civilizados, enquanto os povos dos demais continentes foram categorizados como primitivos.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALESE, Rui. Rota de aprendizagem da aula 1, tema 5 - Trabalho e educação nas comunidades primitivas. Educação e Trabalho, Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 13.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos da Rota de aprendizagem da Aula 1, Tema 5 - Trabalho e educação nas comunidades primitivas de Educação e Trabalho, sobre as comunidades primitivas, assinale a assertiva que apresenta o termo surgido no século XIX, em virtude da dominação do branco europeu sobre o negro africano:
A Eurocentrismo.
B Homocentrismo.
C Trilogia asiática.
D Sociedade primeva.
E Logocentrismo.
User badge image
EducaFit

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas com base no contexto da passagem de texto e no conceito que surgiu no século XIX em virtude da dominação do branco europeu sobre o negro africano. A) Eurocentrismo - Refere-se à visão de mundo que coloca a Europa e sua cultura como o centro de tudo, frequentemente desconsiderando outras culturas. Este termo se encaixa bem no contexto da dominação europeia. B) Homocentrismo - Este termo não é amplamente utilizado no contexto da dominação colonial e não se relaciona diretamente com a questão. C) Trilogia asiática - Não é um termo reconhecido no contexto da dominação europeia sobre outras culturas. D) Sociedade primeva - Embora possa se referir a sociedades consideradas "primitivas", não é o termo que melhor representa a dominação europeia. E) Logocentrismo - Refere-se à ênfase na palavra e na razão, não se relacionando diretamente com a dominação colonial. Diante da análise, a alternativa que melhor representa o termo surgido no século XIX, em virtude da dominação do branco europeu sobre o negro africano, é: A) Eurocentrismo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia a citação: "O que caracteriza essa atividade humana é o caráter de intencionalidade – atividades carregadas de intenções e, portanto, de valores -, que os seres humanos imprimem aos seus afazeres. [...] Esse caráter de intencionalidade carrega o jogo das relações históricas de produção que os homens travam entre si e que eles podem determinar." Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: Inter Saberes, 2012, p. 41.
Considerando a citação e os conteúdos da Aula 2, Videoaula do Tema 2 – Trabalho e Educação nas Sociedades escravagistas de Educação e Trabalho, sobre a escravidão dentro da sociedade antiga, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, como o indivíduo se tornava um escravo:
A Em virtude deste indivíduo perder as suas posses, não sustentando mais sua família; e acrescendo a questão da enfermidade, correndo o perigo de extirpar a sua descendência.
B Devido a questões religiosas, pois a sua casta inferior impossibilitava a sua vivência de forma isolada e, como acréscimo, por se tratar de um ser vivente de forma rural, originário dos feudos.
C O indivíduo saía de porta em porta, oferecendo seus serviços como escravo e, ainda, oferecendo seus serviços para cuidar de doentes, em situação terminal.
D Devido às guerras, onde o vencedor dominava o vencido e, ainda, às questões que envolvessem dívidas entre pessoas, e o escravo era utilizado como moeda de troca.
E A partir do momento em que o cidadão compunha o feudo, juntamente com sua família, acrescentando que a liberdade viria a este e sua família se participassem de uma guerra e fossem do exército vencedor.

Leia a seguinte passagem de texto:

“Havia um descontentamento com a educação tradicional ofertada pelas ordens religiosas. Considerada por demais elitista e conservadora, aos poucos as novas ideias educacionais vão ganhando espaço. A ascensão econômica e política da burguesia provoca o interesse do Estado pela educação dos futuros cidadãos.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALESE, Rui. Rota de aprendizagem da aula 3, tema 2 – Modelo tradicional de produção industrial e educação. Educação e Trabalho, Curitiba: InterSaberes, 2022, p. 6.

Considerando a passagem de texto e os conteúdos da Rota de aprendizagem da Aula 3, Tema 2 – Modelo tradicional de produção industrial e educação de Educação e Trabalho, assinale a assertiva que corresponde aos dois modelos educativos surgidos na Revolução industrial:

A
Modelo propedêutico com formação geral e humanística, e técnico, formando mão de obra para o comércio e a indústria.

B
Modelo dialogal, visando a comunicação entre patrões e empregados, e majoritário, visando organizar os movimentos sindicais.

C
Modelo monocrático, com uma formação econômica, e modelo clínico, visando a saúde do trabalhador.

D
Modelo propedêutico com formação geral e humanística, e majoritário, visando organizar os movimentos sindicais.

E
Modelo técnico, formando mão de obra para o comércio e a indústria, e modelo dialogal, visando a comunicação entre patrões e empregados.

Mais conteúdos dessa disciplina