Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: “Os Estados-partes devem apresentar relatórios periódicos a cada dois anos, contados da entrada em vigor da Carta Africana para o Estado em questão, nos quais devem constar as medidas tomadas, de ordem legislativa ou não, para efetivar as previsões da Carta, uma descrição do progresso feito até então e os desafios ainda enfrentados na efetivação dos direitos (art. 62 da Carta Africana)”.
Tendo como referência seus conhecimentos sobre o sistema africano de proteção dos direitos humanos, que trata sobre os mecanismos não contenciosos de proteção e promoção dos direitos humanos dos povos, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta acerca de suas funções:
I. Elabora relatórios temáticos e de atividades.
II. Aprecia os relatórios periódicos dos Estados-partes.
III. Realiza investigações.
IV. Julga casos de violações.
A Apenas as afirmativas I e III estão corretas
B Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
C Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
D Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
User badge image
DireitosHumanizados

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada afirmativa em relação ao sistema africano de proteção dos direitos humanos: I. Elabora relatórios temáticos e de atividades. Verdadeiro, os mecanismos de proteção dos direitos humanos, como a Comissão Africana, realmente elaboram relatórios temáticos e de atividades. II. Aprecia os relatórios periódicos dos Estados-partes. Verdadeiro, a Comissão Africana aprecia os relatórios periódicos apresentados pelos Estados-partes. III. Realiza investigações. Verdadeiro, a Comissão pode realizar investigações sobre violações de direitos humanos. IV. Julga casos de violações. Falso, a Comissão Africana não julga casos de violações; essa função é atribuída ao Tribunal Africano de Direitos Humanos e dos Povos. Com base nessa análise, as afirmativas corretas são I, II e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: D) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto abaixo e depois responda à questão: “A despeito de a instituição da Corte Africana de Direitos Humanos e dos Povos ser recente, a União Africana propôs, em 2008, a adoção de um protocolo com vistas à fusão da Corte Africana de Direitos Humanos e dos Povos e da Corte de Justiça da União Africana em um único organismo jurisdicional, a Corte Africana de Justiça e Direitos Humanos. O Protocolo ao Estatuto da Corte Africana de Justiça e Direitos Humanos entrará em vigor após a 15ª ratificação".
Tendo como referência seus conhecimentos sobre o sistema africano de proteção dos direitos humanos, analise as assertivas abaixo e selecione a alternativa correta acerca das características da comissão africana de direitos humanos e dos povos:
I. A Comissão é o órgão responsável pela execução das sentenças – ela faz o julgamento de casos de violações de direitos humanos e aplica as penas.
II. A Comissão é o órgão protagonista do Sistema Africano - diferentemente dos Sistemas Europeu e Interamericano.
III. A Comissão foi o primeiro órgão a ser estabelecido no âmbito africano de proteção dos direitos humanos.
IV. A Comissão conta com maior número de Estados-membros do que a Corte Africana de Direitos Humanos dos Povos.
A Apenas a afirmativa II está correta
B Apenas as afirmativas II e III estão corretas
C Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
D Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
E Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas

Leia o texto abaixo e depois responda à questão: “Além de deveres para com a família, a sociedade e o Estado, a Carta impõe aos indivíduos o dever de adequar o exercício de seus direitos e suas liberdades aos direitos e às liberdades dos outros, bem como o dever de respeito e consideração sem discriminação e mediante tolerância e diálogo (arts. 27 a 29 da Carta Africana). Está tônica do instrumento revela a eficácia horizontal dos direitos humanos, no sentido de que não compete apenas aos Estados o dever de respeitá-los e garanti-los, mas também aos indivíduos na condição de titulares desses direitos e das obrigações que deles decorrem.”
Tendo como referência a carta africana de direitos humanos, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta:
I. Se destacam na Carta Africana os dispositivos de cunho colonialista, patrimonialista e liberal, os quais se coadunam com as seguintes ideias: ideologia de gênero, marxismo cultural e a ditadura do “politicamente correto”.
II. A Carta Africana congrega a proteção de direitos para além de uma dimensão individualista, referindo-se expressamente aos direitos dos povos.
III. A Carta Africana é o primeiro instrumento de cunho regional a prever o direito ao desenvolvimento, ressaltando que a proteção não se restringe aos contornos econômicos desse direito, mas engloba também aspectos relativos à própria existência digna dos diferentes povos africanos.
IV. A Carta Africana, em consonância com a perspectiva de vida em coletividade, atribui deveres aos indivíduos na condição de membros de determinada comunidade.
A Apenas as afirmativas II e III estão corretas
B Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
C Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
D Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
E Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas

Leia o texto abaixo e depois responda à questão: “Os sentidos dos diálogos aqui tomados são mais amplos, marcados pelas trocas e pela integração argumentativa livre entre intérpretes e aplicadores do direito, pautados nos compartilhamentos constitucionais, assumindo contornos mais abertos e, portanto, mais democráticos, porque não dependem apenas de um espaço estatal-institucional. Não se restringem apenas ao campo normativo nem ao âmbito jurisprudencial, portanto, não se trata apenas de um diálogo entre juízes ou Cortes. Exemplo disso é o caso da Lei n. 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Brasil, 2006) - a Lei Maria da Penha –, que é diálogo entre órgãos políticos (Comissão Interamericana de Direitos Humanos e Poder Executivo Brasileiro) no enfrentamento da endêmica violência doméstica no Brasil”.
Com base no conteúdo da disciplina de “Direitos Humanos”, que trata sobre diálogo horizontal, analise as opções abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O diálogo horizontal é marcado pelas trocas e pela integração argumentativa livre entre os agentes aplicadores e os intérpretes do direito.
II. O diálogo horizontal busca a sobreposição do direito internacional sobre o direito interno de modo a consolidar o sistema de proteção dos direitos humanos.
III. Os diferentes ordenamentos jurídicos podem: (i) aprender com a prática estrangeira, uma vez que realidades conexas podem apresentar problemas semelhantes e respostas correlatas.
IV. Os diferentes ordenamentos jurídicos podem: (ii) aprimorá-la e complementá-la em prol do fortalecimento dos direitos na região.
A Apenas as afirmativas I e III estão corretas
B Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
C Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
D Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas

Leia o texto abaixo e depois responda à questão: “A competência contenciosa da Comissão ADHP é acionada por comunicações estatais ou individuais que denunciem a violação dos direitos humanos e dos povos por parte de Estados que tenham ratificado a Carta Africana. Apresentadas as comunicações, a Comissão deve, após exame e deliberação sigilosos, emitir um relatório descrevendo os fatos do caso, as conclusões a que chegou e, quando entender cabível, as recomendações que emite ao Estado demandado. Apenas após consideração e aprovação pela Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana é que o relatório pode ser publicado. As comunicações podem ser interestatais, quando um Estado alega a violação por outro Estado, ou individuais, quando indivíduos (não necessariamente as vítimas do fato) ou organizações da sociedade civil alegam o cometimento de violações por um ou mais Estados. Por mais que apenas as comunicações interestatais estejam expressamente previstas na Carta, qualquer indivíduo ou ONG pode apresentar uma comunicação à Comissão. Para fazê-lo, os indivíduos não precisam ser cidadãos nem estar registrados no Estado contra o qual a comunicação é realizada, bem como as ONGs não precisam deter o status de observadoras.”
Tendo como referência os conteúdos apresentados na disciplina de “Direitos Humanos”, que aborda os requisitos para a admissibilidade de comunicações individuais perante a Comissão Africana de Direitos Humanos e dos Povos, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta:
I. Indicar a identidade de seu autor.
II. Esconder a identidade de seu ator.
III. Ser compatíveis com a Carta Africana.
IV. Não conter termos ultrajantes ou insultuosos.
A Apenas as afirmativas I e III estão corretas
B Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
C Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas

Leia o texto abaixo e depois responda à questão: “A Corte Africana de Direitos Humano e dos Povos foi criada com o escopo de fortalecer a proteção dos direitos previstos na Carta Africana e de complementar o mandato protetivo da Comissão ADHP (art. 2º do Protocolo à Carta). Para tal, realiza quatro sessões ordinárias por ano, cada uma com duração de 15 dias, e pode funcionar em sessões extraordinárias, pela iniciativa do presidente da Corte ou da maioria de seus membros - arts. 14 e 15 do Regimento Interno da Corte.”
Tendo como referência os conteúdos apresentados na disciplina de “Direitos Humanos”, que trata sobre a Corte Africana de Direitos Humano e dos Povos, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta:
I. Para o exercício de sua jurisdição, a Corte ADHP dispõe de competências contenciosa e consultiva.
II. A Corte pode, a pedido da União Africana ou de seus órgãos, dos Estados da organização, ou de outras organizações africanas, elaborar opiniões consultivas a respeito da interpretação dos dispositivos da Carta Africana ou de quaisquer outros instrumentos de proteção dos direitos humanos ratificados pelos Estados em questão.
III. No exercício de sua competência contenciosa, a Corte tem o papel de apreciar os casos a ela submetidos e julgar se as violações alegadas de fato ocorreram, ordenando as reparações e as indenizações cabíveis.
IV. A Carta Africana de Direitos Humanos e dos Povos contém cláusula que autoriza a derrogação de alguns direitos em circunstâncias excepcionais, como em contextos de instabilidade política e conflitos armados.
A Apenas as afirmativas I e III estão corretas
B Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
C Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
D Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

O texto acima é da Convenção Americana sobre os Direitos Humanos (CADH) ou Pacto de San Jose da Costa Rica, elemento central do Sistema Internacional de Direitos Humanos. Tendo em conta a importância CADH para todo o sistema americano de proteção ao direitos humanos e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina, analise as afirmacoes abaixo.
Assinale a alternativa correta:
I. A CADH é um dos instrumentos voltados para a proteção dos Direitos Humanos nas Américas, sobretudo por possuir caráter autoexecutório e autônomo, não demandando assim a complementação de atos legislativos internos.
II. A CADH estabelece direitos específicos e inalienáveis, além de delinear obrigações a respeito de direitos humanos. Dessa forma, a Convenção consolida uma proteção alargada que incorpora obrigações negativas e positivas.
III. Um exemplo de obrigação negativa estabelecida pela CADH é a imposição aos Estados de não violar os direitos humanos. A garantia destes direitos por meio da prevenção, por sua vez, é uma obrigação positiva imposta aos Estados.
IV. A garantia aos Direitos Humanos é uma norma programática creditada aos Estado. Por conseguinte, estes últimos devem invariavelmente modificar as suas constituições e códigos judiciais a fim de adequá-los aos princípios da CADH.
A Apenas as afirmações I, II e III estão corretas
B Apenas as afirmações I e III estão corretas
C Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas
D Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas
E Apenas as afirmações II e IV estão corretas

dos diferentes planos protetivos para a realização dos direitos humanos, o que demanda a relação entre os constitucionalismos e desses com o direito internacional dos direitos humanos.
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: Com base nos seus conhecimentos sobre o sistema constitucional brasileiro de proteção dos direitos humanos, analise as opções abaixo e assinale a alternativa que contém a análise correta da hierarquia constitucional dos tratados internacionais.
I. O Supremo Tribunal Federal (STF) interpretou que os tratados comuns apresentam hierarquia equivalente ao de lei ordinária federal.
II. Por meio do Executivo federal, os casos de violações dos direitos humanos são julgados dando prioridade para a legislação doméstica do país.
III. O Brasil adota o princípio da pacta sunt servanda, princípio da boa-fé previsto no art. 27 da Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados, o qual dispõe que é vedado aos Estados invocar disposições de direito interno como justificativa para descumprimento de tratados.
IV. Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.
A Apenas as afirmativas I e III estão corretas
B Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
C Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
D Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
E Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas

Tendo em conta a importância CADH para todo o sistema americano de proteção ao direitos humanos e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina, analise as afirmacoes abaixo:
I. A CADH é um dos instrumentos voltados para a proteção dos Direitos Humanos nas Américas, sobretudo por possuir caráter autoexecutório e autônomo, não demandando assim a complementação de atos legislativos internos. II. A CADH estabelece direitos específicos e inalienáveis, além de delinear obrigações a respeito de direitos humanos. III. Um exemplo de obrigação negativa estabelecida pela CADH é a imposição aos Estados de não violar os direitos humanos. A garantia destes direitos por meio da prevenção, por sua vez, é uma obrigação positiva imposta aos Estados. IV. A garantia aos Direitos Humanos é uma norma programática creditada aos Estado. Por conseguinte, estes últimos devem invariavelmente modificar as suas constituições e códigos judiciais a fim de adequá-los aos princípios da CADH. Assinale a alternativa correta:
I. A CADH é um dos instrumentos voltados para a proteção dos Direitos Humanos nas Américas, sobretudo por possuir caráter autoexecutório e autônomo, não demandando assim a complementação de atos legislativos internos.
II. A CADH estabelece direitos específicos e inalienáveis, além de delinear obrigações a respeito de direitos humanos.
III. Um exemplo de obrigação negativa estabelecida pela CADH é a imposição aos Estados de não violar os direitos humanos. A garantia destes direitos por meio da prevenção, por sua vez, é uma obrigação positiva imposta aos Estados.
IV. A garantia aos Direitos Humanos é uma norma programática creditada aos Estado. Por conseguinte, estes últimos devem invariavelmente modificar as suas constituições e códigos judiciais a fim de adequá-los aos princípios da CADH.
A Apenas as afirmações I, II e III estão corretas
B Apenas as afirmações I e III estão corretas
C Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas
D Apenas as afirmações II, III e IV estão corretas
E Apenas as afirmações II e IV estão corretas

Tendo como referência o sistema africano de proteção dos direitos humanos, analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta:
I. A luta pela efetivação dos direitos humanos na África deve ser compreendida por meio da história de colonização e exploração que marca a região. II. A Carta Africana de Direitos Humanos e dos Povos (doravante Carta ou Carta Africana) foi o primeiro tratado internacional relativo à proteção de direitos humanos na África. Também conhecida como Carta de Banjul. III. Do total de 55 Estados africanos, apenas cinco fazem parte da União Africana, quais sejam: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé. IV. A União Africana está determinada a promover e proteger os direitos humanos e dos povos, bem como a consolidar as instituições democráticas e culturais, garantindo a boa governança e o Estado de Direito. Assinale a alternativa correta:
I. A luta pela efetivação dos direitos humanos na África deve ser compreendida por meio da história de colonização e exploração que marca a região.
II. A Carta Africana de Direitos Humanos e dos Povos (doravante Carta ou Carta Africana) foi o primeiro tratado internacional relativo à proteção de direitos humanos na África. Também conhecida como Carta de Banjul.
III. Do total de 55 Estados africanos, apenas cinco fazem parte da União Africana, quais sejam: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé.
IV. A União Africana está determinada a promover e proteger os direitos humanos e dos povos, bem como a consolidar as instituições democráticas e culturais, garantindo a boa governança e o Estado de Direito.
A Estão corretas apenas as afirmativas I e II
B Estão corretas apenas as afirmativas I e III
C Estão corretas apenas as afirmativas II e IV
D Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
E Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV

Tendo como referência seus conhecimentos sobre o sistema africano de proteção dos direitos humanos, analise as assertivas abaixo acerca das competências da comissão africana de direitos humanos e dos povos e, após, assinale a alternativa correta:
I. Organizar pesquisas, estudos e informações sobre questões atinentes aos direitos humanos e dos povos no continente africano. II. Elaborar princípios e regras que possam ser tomados como base na adoção de textos legislativos e que permitam resolver problemas jurídicos relativos ao gozo dos direitos humanos e dos povos e das liberdades fundamentais. III. Cooperar com outras instituições africanas ou internacionais que se dedicam à promoção e à proteção dos direitos humanos e dos povos. IV. Elaborar e redigir as disposições da Carta Africana de Direitos Humanos e julgar casos de violações considerados crimes contra a humanidade. Assinale a alternativa correta:
I. Organizar pesquisas, estudos e informações sobre questões atinentes aos direitos humanos e dos povos no continente africano.
II. Elaborar princípios e regras que possam ser tomados como base na adoção de textos legislativos e que permitam resolver problemas jurídicos relativos ao gozo dos direitos humanos e dos povos e das liberdades fundamentais.
III. Cooperar com outras instituições africanas ou internacionais que se dedicam à promoção e à proteção dos direitos humanos e dos povos.
IV. Elaborar e redigir as disposições da Carta Africana de Direitos Humanos e julgar casos de violações considerados crimes contra a humanidade.
A Apenas a afirmativa I está correta
B Apenas a afirmativa II está correta
C Apenas as afirmativas I e III estão corretas
D Apenas a afirmativa IV está correta

Mais conteúdos dessa disciplina