Logo Passei Direto
Buscar
Um dos principais objetivos da regulação da saúde suplementar é garantir os direitos dos beneficiários, ou seja, um serviço de qualidade para aqueles que utilizam os planos de saúde.
Sobre as medidas tomadas para garantir esses direitos, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações que seguem:
( ) Ressarcimento do SUS.
( ) Proibição do monopólio.
( ) Criação da ouvidoria da ANS.
( ) Permissão da autofiscalização das operadoras.
A V – V – V – V.
B V – F – V – F.
C V – V – F – F.
D V – V – V – F.
User badge image
EducaFit

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre as medidas tomadas para garantir os direitos dos beneficiários na saúde suplementar: ( ) Ressarcimento do SUS. É verdadeiro (V). O ressarcimento do SUS é uma medida que busca garantir que as operadoras de planos de saúde reembolsem o sistema público de saúde quando um beneficiário utiliza serviços do SUS que deveriam ser cobertos pelo plano. ( ) Proibição do monopólio. É verdadeiro (V). A regulação da saúde suplementar visa evitar práticas monopolistas, garantindo a concorrência e a oferta de serviços de saúde de qualidade. ( ) Criação da ouvidoria da ANS. É falso (F). Embora a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) tenha mecanismos de ouvidoria, a afirmação não é uma medida específica de regulação, mas sim uma função da agência. ( ) Permissão da autofiscalização das operadoras. É falso (F). A autofiscalização não é permitida, pois a fiscalização deve ser realizada por órgãos competentes para garantir a transparência e a qualidade dos serviços prestados. Portanto, a sequência correta é: V - V - F - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a C) V – V – F – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é uma autarquia criada sob o regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro-RJ, prazo de duração indeterminado e atuação em todo o território nacional como órgão de regulação, normatização, controle e fiscalização das atividades que garantam a assistência suplementar à saúde.
Sobre o mercado da saúde suplementar, analise as sentenças que seguem: I - É diretamente influenciado por questões como urbanização, renda per capita e idade média da população. II – Em períodos com altos índices de desemprego, a procura por planos privados de saúde diminui. III – A regulação estabelecida pela ANS proporcionou mais dados quantitativos sobre a população usuária da saúde suplementar. IV – Inexiste perspectiva de crescimento devido ao aumento da qualidade dos serviços do SUS nos últimos dez anos. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
A) As sentenças I, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I, II e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
D) As sentenças I, II e III estão corretas.

A ANS foi criada com autonomia orçamentária e decisória para assemelhar-se às demais agências reguladoras quanto à estrutura organizacional e autonomia. Sua criação significou um importante passo na regulação do mercado, revelando diversos abusos das operadoras contra os clientes e ampliando o papel de regulação e controle da assistência.
Sobre a ANS, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
A) É uma autarquia com regime especial vinculada ao Ministério da Saúde e possui como finalidade regulamentar o mercado de saúde suplementar no país.
B) Trata-se de uma organização privada, regida pelos convênios dos planos de saúde, cujo objetivo é a regulação do mercado de saúde suplementar.
C) Não interfere no mercado, autorizando qualquer empresa a comercializar planos de saúde.
D) Sua finalidade institucional é promover a defesa do interesse privado na assistência suplementar à saúde.

Exames e terapias ambulatoriais de alta e média complexidade passarão a ter seus valores ressarcidos ao Sistema Único de Saúde (SUS). É a primeira vez que as operadoras deverão fazer reembolso por esse tipo de atendimento, que é identificado por meio da Autorização de Procedimento Ambulatorial (APAC). Com isso, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) prevê incremento de 149% no volume de procedimentos cobrados.
Sobre o ressarcimento do SUS, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmacoes que seguem:
( ) O ressarcimento ocorre quando os consumidores dos planos de saúde são atendidos na rede pública e os pagamentos efetuados para a agência reguladora são repassados ao Fundo Nacional de Saúde (FNS).
( ) Segundo a ANS, um dos objetivos do ressarcimento é garantir que as operadoras ofereçam um produto de qualidade, evitando que os pacientes tenham que procurar o SUS para receber os atendimentos.
( ) Atualmente existe uma grande dívida por parte das operadoras de saúde relacionada com o pagamento dos ressarcimentos.
( ) Os procedimentos simples e de atenção primária não são necessariamente ressarcidos por conta do baixo valor requisitado.
A) V – V – F – F.
B) V – V – V – V.
C) V – V – V – F.
D) V – F – V – F.

As operadoras de planos de saúde, é preciso considerar e registrar, a partir de uma visão empreendedora e extremamente arrojada, ao longo do seu processo de evolução prestaram e prestam um grande serviço à população brasileira, permitindo o seu acesso aos serviços de saúde.
Sobre o papel das operadoras de saúde e suas especificidades, assinale a alternativa correta:
A Representam uma ameaça ao funcionamento do SUS, pois geram uma concorrência direta.
B Em que pese as dificuldades encontradas pelo SUS, a adesão aos planos de saúde ainda é baixa, sendo utilizado principalmente por idosos e gestantes.
C A liberdade para estabelecer regras próprias, mesmo após o início da fiscalização pela ANS, causa ainda mais prejuízos aos clientes.
D Atender um dos maiores objetivos buscado pelo cliente num plano de saúde, ou seja, a segurança ao acesso dos serviços.

A descentralização é coerente com a concepção de um Estado Federativo obediente aos princípios constitucionais que devem ser assegurados e exercidos em cada esfera do governo.
Com base na lei n. 8.080/1990 sobre a competência de cada esfera administrativa do governo relacionada à saúde, assinale a alternativa correta:
A) É dever dos Estados evitar interferir nas redes hierarquizadas dos Municípios.
B) É responsabilidade do Município definir e coordenar os sistemas de vigilância epidemiológica e sanitária.
C) Cabe à União fiscalizar os postos de saúde de todos os Municípios da federação.
D) Cabe ao Município planejar, organizar, controlar e avaliar as ações/serviços de saúde, bem como gerir e executar os serviços públicos de saúde.

São três os documentos legais responsáveis por assegurar a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) e direcionar seus princípios. Nesse sentido, analise e associe os itens que seguem: I - Constituição Federal de 1988. II – Lei n. 8.080/1990. III – Lei n. 8.142/1990.
( ) As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente. ( ) O Sistema Único de Saúde (SUS) contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as instâncias colegiadas chamadas de Conferência de Saúde e Conselho de Saúde. ( ) A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. ( ) Para receberem recursos os Municípios, Estados e o Distrito Federal deverão contar com o Fundo de Saúde, o Conselho de Saúde e o Plano de Saúde. ( ) Os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS) são a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde, a formulação da política de saúde, a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
A) II – III – I – I – III.
B) II – I – III – III – II.
C) II – III – I – III – II.
D) II – III – II – I – II.

Após 2005 os procedimentos de média e alta complexidade foram inseridos no rol daqueles que são ressarcidos ao SUS. Nessa categoria, a hemodiálise é responsável por aproximadamente 40% de toda arrecadação.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
A Poucos clientes das operadoras de saúde procuram o SUS para realizar os procedimentos de média e alta complexidade devido à grande fila de espera.
B Os procedimentos de média e alta complexidade devem ser ressarcidos ao SUS de forma imediata.
C Um acordo entre as operadoras de saúde e o SUS determina que os procedimentos de hemodiálise, radioterapia e cirurgia, devem ser realizados preferencialmente no SUS.
D A procura pelos procedimentos de média e alta complexidade no SUS ocorre pela alta qualidade desses serviços e pela falta de oferta na saúde suplementar.

A saúde é direito de todos e dever do Estado, diz a Constituição Cidadã, em seu artigo 196, do capítulo da seguridade social, caracterizando a primeira experiência brasileira de uma política social de caráter universal.
Sobre os diferentes modelos de sistemas de saúde, analise as sentenças abaixo: I - Sistemas inteiramente ou majoritariamente públicos são universais, e os serviços podem ser acessados pelos cidadãos que contribuem com o pagamento de tributos. II - Sistemas de seguro social obrigatório são organizados pelo Estado, com provisão de serviços privados. III - Sistemas de caráter privado são os serviços realizados através de pagamentos privados e não existe obrigatoriedade de contribuição dos cidadãos. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
A) As sentenças I, II e III estão corretas.
B) As sentenças II e III estão corretas.
C) As sentenças I e III estão corretas.
D) As sentenças I e II estão corretas.

A lei e sua regulamentação são instrumentos de regulação do setor de saúde, buscando garantir o equilíbrio da relação entre consumidores e operadoras.
Sobre a regulação da saúde suplementar, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações que seguem:
( ) Antes da aprovação da lei n. 9.656/1998, cada segmento do mercado de operadoras de planos de saúde seguia um conjunto de diretrizes básicas, onde somente algumas delas eram comuns aos diversos setores.
( ) A lei n. 9.656/1998 delimita os tipos de planos de saúde segundo a complexidade do nível de atenção - ambulatorial, hospitalar, com e sem obstetrícia, e com e sem assistência odontológica – e a opção das operadoras escolherem entre as respectivas amplitudes de cobertura.
( ) A lei n. 9.656/1998 obriga as operadoras de planos de saúde renovarem automaticamente os contratos, cobrando taxas previamente estabelecidas sobre dispositivos os opcionais do pacto.
A) V – F – V.
B) V – V – V.
C) V – F – F.
D) V – V – F.

Mais conteúdos dessa disciplina