Logo Passei Direto
Buscar
A qualidade de uma análise laboratorial inicia com a coleta do material biológico e sua correta preservação até o momento da análise.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a amostra, o meio correto de preservação/aditivo da amostra e a análise a que se destina.
Plasma - Citrato de sódio - Coagulação
Sangue total - Gel de separação - Hemograma
Soro - Gel de separação - Coagulação
Sangue total - Heparina - Glicemia
Soro - Gel de separação - Hemograma
User badge image
Praticando Para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A alternativa correta é: Soro - Gel de separação - Hemograma. O soro é obtido após a coagulação do sangue e a utilização do gel de separação facilita a separação do soro após a centrifugação, sendo adequado para a realização de hemogramas e outros exames.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa. A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstruí-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.
Analise as alternativas a seguir: I. Quanto maior a troponina, mais cardiomiócitos foram lesados. II. A CK-MB é mais sensível e mais específica que a troponina. III. Quanto mais alto o valor da troponina, pior o prognóstico. É correto o que se afirma em:
I.
I e III
II.
III.
I e II

Na hipercalcemia, o nível de cálcio no sangue é muito elevado. A presença de níveis elevados de cálcio pode ser causada por um problema nas glândulas paratireoides ou na dieta, câncer ou distúrbios que afetam os ossos.
Sobre a dosagem de cálcio no sangue analise a relação entre as afirmativas a seguir: I.A dosagem de cálcio livre indica a concentração de cálcio fisiologicamente ativo. Porque II.O cálcio livre é aquele regulado por hormônios e pela vitamina D e que consegue ultrapassar as membranas plasmáticas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, enquanto a II é falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A insulina é sintetizada em prepróinsulina no retículo endoplasmático rugoso das células β-pancreáticas e rapidamente é convertida em pró-insulina, que são armazenados nos grânulos secretórios do complexo de Golgi, onde ocorre clivagem em insulina e peptídeo C. O peptídeo C e a insulina são secretados para a circulação porta nas mesmas concentrações, mas o peptídeo C não é captado pelo fígado, ficando em maior concentração plasmática do que a insulina. Sobre a dosagem do peptídeo C, analise as assertivas a seguir:
I. A dosagem de peptídeo C apresenta algumas vantagens em relação à dosagem de insulina para paciente com diabetes tipo I. Porque II. O ensaio utilizado não mede a insulina exógena (insulina utilizada em forma de medicamento). A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira enquanto a II é falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Para a mensuração da glicose em amostras de sangue, é possível inibir a glicólise e estabilizar esse analito por três dias, em temperatura ambiente, adicionando fluoreto de sódio. Sobre os mecanismos de ação dos fluoretos, é correto afirmar que:
Potencializam o efeito anticoagulante do EDTA. A coagulação sanguínea consome energia vinda da oxidação da glicose e, simplesmente, a sua inibição preserva o conteúdo de glicose da amostra.

A feocromocitoma é um tumor secretor de catecolaminas das células cromafins, tipicamente localizado nas adrenais. Causa hipertensão paroxística ou persistente. O diagnóstico se faz pela medida dos produtos das catecolaminas no sangue ou na urina.
Para o diagnóstico pode ser solicitado a avaliação de qual marcador tumoral?
CEA.
Catepsina D.
NMP 22.
Cromogranina A.
BTA.

(AOCP - 2015 - EBSERH/HE - Universidade Federal de Pelotas/RS - Biomédico) A maioria das proteínas plasmáticas, com exceção das imunoglobulinas e hormônios proteicos, são sintetizadas no fígado. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta:
O fibrinogênio é uma proteína presente na amostra de soro do paciente.

(AOCP - 2015 - EBSERH/HE - Universidade Federal de Pelotas/RS - Biomédico) Na eletroforese de proteínas do soro de um paciente, ocorre separação de várias frações proteicas, sendo elas em ordem de migração: albumina, alfa-1, alfa-2, beta e gama. Em relação às proteínas da fração, assinale a alternativa correta:
A fração albumina é representada por albumina e pré-albumina.

A trombocitemia essencial é uma NMP rara normalmente diagnosticada entre os 50 e 60 anos, apresentando um melhor prognóstico em relação às outras patologias desse grupo.
Sobre as alterações laboratoriais encontradas nessa doença, análise as alternativas a seguir:
Proliferação megacariocítica.
Aumento do número de plaquetas no sangue periférico.
Translocação 9,22 ou mutação no gene JAK2.
Assinale a alternativa com as alterações laboratoriais encontradas na TE.
I e II

Mais conteúdos dessa disciplina