Logo Passei Direto
Buscar
(ENADE, 2010) De acordo com a Lei n.º 8 080/1990, o art. 33, § 1º, dos recursos financeiros do SUS, na esfera federal, originários da Seguridade Social e de outros orçamentos da União, são administrados pelo:
A Ministério da Saúde, por meio do Fundo Nacional da Saúde.
B Congresso Nacional, por meio do Fundo Nacional da Saúde.
C Sistema Único de Saúde, por meio do Fundo Nacional da Saúde.
D Conselho Nacional de Secretários da Saúde, por meio do Congresso Nacional.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas com base na Lei n.º 8.080/1990, que trata do Sistema Único de Saúde (SUS) e a administração dos recursos financeiros. A alternativa correta deve refletir quem é responsável pela administração dos recursos financeiros do SUS na esfera federal, conforme mencionado no artigo 33, § 1º. Analisando as opções: A) Ministério da Saúde, por meio do Fundo Nacional da Saúde. - Esta opção está correta, pois o Ministério da Saúde é o órgão responsável pela administração dos recursos do SUS. B) Congresso Nacional, por meio do Fundo Nacional da Saúde. - O Congresso Nacional não administra os recursos, mas sim legisla sobre eles. C) Sistema Único de Saúde, por meio do Fundo Nacional da Saúde. - Embora o SUS seja o sistema, a administração é feita pelo Ministério da Saúde. D) Conselho Nacional de Secretários da Saúde, por meio do Congresso Nacional. - O Conselho não administra os recursos, e o Congresso não é o órgão responsável pela administração. Portanto, a alternativa correta é: A) Ministério da Saúde, por meio do Fundo Nacional da Saúde.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A qual princípio nos referimos quando dizemos que é compreendido como o remanejamento das responsabilidades que envolvem as ações e serviços de assistência à saúde pelas várias instâncias do governo, com o objetivo de diminuir a margens de erro de decisões, tendo em vista que é mais acertado administrar e gerenciar unidade do mesmo nível hierárquico do que ter que recorrer a aprovações de outros níveis.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Centralização.
B Descentralização.
C Universalidade.
D Equidade.

As ações de promoção de saúde são iniciativas que permitem de alguma forma melhorar a condição de saúde dos indivíduos ou das populações. Podem ser ações coletivas, levadas a cabo por organizações ou ações individuais, concretizadas por cada um de nós.
Em relação as estratégias de atuação na saúde mental, assinale a alternativa INCORRETA:
A Atualmente existem 5 Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), sendo denominados CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPS IV e CAPS V.
B Em vigor hoje, os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) são dispositivos estratégicos de referência e possibilitam ações integradas por equipes.
C Os CAPS se diferenciam pelo porte, capacidade de atendimento, clientela atendida e organizam-se no país de acordo com o perfil populacional dos municípios brasileiros.
D A atual política de saúde mental brasileira é resultado do movimento de usuários, familiares trabalhadores da Saúde iniciada na década de 1980 com o objetivo de substituição de um modelo de saúde mental baseado no hospital psiquiátrico por um modelo de serviços comunitários com forte inserção territorial, sendo que nas últimas décadas, esse processo de mudança se expressa especialmente por meio do Movimento Social da Luta Antimanicomial e de um projeto coletivamente produzido de mudança do modelo de atenção e de gestão do cuidado: a Reforma Psiquiátrica.

O processo de descentralização da Saúde tem ampliado a utilização dos sistemas de informação como instrumentos de planejamento e gestão. Um deles é o Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS), que tem por objetivo transformar os dados ambulatoriais em informações relevantes para subsidiar a tomada de decisões em saúde.
A partir do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É um sistema com grandes vantagens para o estudo da oferta de serviços, pois envolve todos os procedimentos de assistência à saúde que não exijam internação, sendo amplamente descentralizado nos estados e municípios, além de refletir a produção mensal das unidades do SUS.
( ) Estão disponíveis as Fichas de Programação Físico Orçamentária (FPO) e as Fichas de Cadastro das Unidades (FCA), que permitem a caracterização das unidades e dos gestores.
( ) As informações recolhidas para o SIA/SUS garantem condições e capacidade de disponibilizar elementos referentes ao desempenho dos gestores na seleção e implementação de prioridades assistenciais e caracterização da rede.
( ) Criado em 1992 e implantado a partir de julho de 1994, visa ao financiamento dos atendimentos ambulatoriais.
A F - F - F - F.
B F - V - V - F.
C V - F - F - V.
D V - V - V - V.

O Sistema Único de Saúde, o SUS, é formado pelo conjunto de todas as ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.
Sobre no que corresponde o princípio 1 do SUS, assinale a alternativa CORRETA:
A - O planejamento deve estar articulado constantemente com o monitoramento, a avaliação e a gestão do SUS.
B - O planejamento consiste em uma atividade obrigatória e contínua.
C - O planejamento deve respeitar os resultados das pactuações entre os gestores nas comissões intergestores regionais, bipartite e tripartite.
D - O planejamento no SUS deve ser integrado à Seguridade Social e ao planejamento governamental geral.

Essa pactuação compromete-se, juntamente com os gestores do SUS, promover ações para qualificar e assegurar o Sistema Único de Saúde como uma política pública. Trabalhado para repolitizar a saúde numa perspectiva de enfrentamentos dos desafios atuais projetando acertos para o futuro do SUS, tais como novas modalidades de gestão, ampliação e fortalecimento das relações com os movimentos sociais em prol da saúde e da cidadania, controle social e transparência no processo de fiscalização, assim como o acolhimento da inserção da população nas tomadas de decisões da saúde (BRASIL, 2006).
Assinale a alternativa CORRETA:
A Pacto pela vida.
B Pactos pela saúde.
C Pacto de gestão.
D Pacto em defesa do SUS.

O Sistema Único de Saúde, o SUS, é formado pelo conjunto de todas as ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.
No que se ferere o princípio de equidade no SUS, assinale a alternativa CORRETA:
A Garantir que todos os cidadãos tenham acesso à saúde.
B Garantir o acesso da população aos níveis de maior complexidade do sistema de saúde.
C Garantir a redução da desigualdade no fornecimento de saúde.
D Garantir, constitucionalmente, a participação efetiva da população, por meio de representante para participar e opinar na formulação de políticas de saúde em todas as estâncias, nacional, estadual e municipal.

Sistema que contém dados da produção nacional de atendimentos no âmbito hospitalar. Ele é considerado um banco de dados administrativo de saúde, cujo principal objetivo é o pagamento de procedimentos aos hospitais que prestam assistência à população e que fazem parte do Sistema Único de Saúde.
Sobre qual sistema de informação é citado, assinale a alternativa CORRETA:
A SIH/SUS.
B SIA.
C SIAB.
D SIM.

Mais conteúdos dessa disciplina