Logo Passei Direto
Buscar

Bioquímica

Colégio Objetivo
Os ácidos nucleicos são macromoléculas responsáveis pelo controle celular, armazenamento e transmissão da informação genética e por sua tradução, que é expressa pela síntese precisa das proteínas. Nesse contexto, é importante saber que os nucleotídeos são tidos como os blocos construtores de todos os ácidos nucleicos. Considerando os nucleotídeos, assinale a alternativa CORRETA:
A No DNA, as bases nitrogenadas interagem entre si por meio ligações iônicas.
B Os nucleotídeos são formados por uma base nitrogenada, uma pentose e uma ou mais unidades de fosfato.
C Existem quatro bases nitrogenadas que formam o DNA e o RNA: a adenina, a guanina, a citosina e a timina.
D Até o presente, a única função dos nucleotídeos é a formação dos ácidos nucleicos.
User badge image
Discussões sobre Bioquímica I

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) No DNA, as bases nitrogenadas interagem entre si por meio de ligações iônicas. - Incorreto. As bases nitrogenadas no DNA interagem por meio de ligações de hidrogênio, não ligações iônicas. B) Os nucleotídeos são formados por uma base nitrogenada, uma pentose e uma ou mais unidades de fosfato. - Correto. Esta é a definição correta de nucleotídeos, que são compostos por uma base nitrogenada, uma pentose (açúcar de cinco carbonos) e grupos fosfato. C) Existem quatro bases nitrogenadas que formam o DNA e o RNA: a adenina, a guanina, a citosina e a timina. - Incorreto. No DNA, as bases são adenina, guanina, citosina e timina, mas no RNA, a timina é substituída pela uracila. D) Até o presente, a única função dos nucleotídeos é a formação dos ácidos nucleicos. - Incorreto. Os nucleotídeos também têm outras funções, como atuar como transportadores de energia (por exemplo, ATP) e participar de reações bioquímicas. Portanto, a alternativa correta é: B) Os nucleotídeos são formados por uma base nitrogenada, uma pentose e uma ou mais unidades de fosfato.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma reação química pode ser entendida como a quebra de ligações químicas entre átomos e a posterior recombinação desses átomos para a formação de novas ligações químicas. Sobre a reatividade química, analise a tabela anexa e as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A energia de dissociação indica a energia necessária para a quebra da ligação química.
II- A ligação C-O é mais fácil de ser quebrada do que a ligação C=O.
III- A ligação C-H é a mais fraca de todas.

As reações necessárias para digerir os alimentos, enviar sinais nervosos ou contrair os músculos são exemplos de processos metabólicos. Além disso, essas reações não ocorrem por si só a velocidades adequadas, sendo necessária a presença de catalisadores. Sobre essa temática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As enzimas são as biomoléculas com função catalisadora.
( ) Os carboidratos são as biomoléculas com função catalisadora.
( ) A catálise é necessária para diminuir a velocidade das reações químicas.
( ) A catálise é necessária para acelerar a velocidade das reações químicas.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças I e II estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças II e III estão corretas.

As substâncias que se ligarão ao grupo R (ou constituir as cadeias laterais dos aminoácidos) são importantes à estrutura das proteínas e, deste modo, para sua atuação funcional nos organismos biológicos. Contudo, os aminoácidos são classificados de acordo com a polaridade do grupo R. Sobre esta classificação, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os aminoácidos polares não carregados interagem com moléculas de água por meio das ligações de hidrogênio.
II- A polaridade dos aminoácidos não exerce influência sobre as suas propriedades de interação com outras substâncias.
III- Existem somente aminoácidos com carga positiva ou negativa. Aminoácidos sem carga ainda não foram descobertos pela ciência.
IV- Os aminoácidos apolares não interagem com água, pois apresentam grupo R ou cadeias hidrofóbicas.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

A bioquímica é a área da ciência que se dedica ao estudo das biomoléculas, ou seja, as classes de moléculas que têm papel fundamental nos processos biológicos. Com relação aos diversos tipos de biomoléculas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Proteínas.
II- Carboidratos.
III- Lipídios.
IV- Enzimas.
V- Nucleotídeos.
( ) São classificados como catalisadores de origem proteica.
( ) São polímeros de aminoácidos.
( ) São partes estruturais importantes da membrana plasmática, agindo de modo a impedir a passagem de moléculas polares.
( ) São constituintes do DNA e do RNA.
( ) São as biomoléculas mais abundantes da Terra.

No final do século XVIII, ficou evidente para os químicos que a composição da matéria viva era claramente diferente do mundo inanimado. Dos mais de 90 elementos químicos que ocorrem naturalmente, apenas cerca de 30 são essenciais para os organismos vivos.
Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os quatro elementos químicos mais abundantes nas estruturas dos organismos vivos:
A O oxigênio, o silício, o fósforo e o carbono.
B O hidrogênio, o oxigênio, o nitrogênio e o carbono.
C O hidrogênio, o nitrogênio, o silício e o carbono.
D O hidrogênio, o oxigênio, o silício e o carbono.

"Queremos sugerir uma estrutura para o sal do ácido desoxirribonucleico (DNA). Essa estrutura possui novas características que despertam um interesse biológico considerável" (WATSON e CRICK, 1953). Assim começa a publicação de duas páginas, contendo menos de 1.000 palavras e seis citações bibliográficas, na qual Watson e Crick apresentam um desenho simples da famosa dupla hélice do ácido desoxirribonucleico (DNA).
Considerando os ácidos nucleicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O gene é caracterizado por um segmento de uma molécula de DNA que contém a informação necessária para a síntese de um produto biologicamente funcional.
( ) O DNA tem como funções o armazenamento e a transferência da informação biológica.
( ) Nas células eucariontes, tanto o DNA quanto o RNA são confinados exclusivamente no núcleo celular.
( ) O processo de transcrição é caracterizado pela formação de um RNA mensageiro a partir de um molde de DNA.
a) V - I - II - III - IV.
b) II - I - III - IV - V.
c) IV - I - III - V - II.
d) IV - III - II - I - V.

Mais conteúdos dessa disciplina