Logo Passei Direto
Buscar
Durante a Baixa Idade Média (período), o rápido aumento no número de cidades com o aumento populacional, ocasionado pelo êxodo rural, fazia com que as construções, dentro dos limites das muralhas que as circundavam, ficassem muito próximas umas às outras.
Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a doença responsável pela morte de pelo menos um terço de toda a população europeia na época:
A Dengue, causada por um vírus e transmitida pela picada de um inseto.
B Sífilis, causada por uma bactéria e transmitida pela água e alimentos contaminados.
C Cólera, causada por bactérias e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
D Peste bubônica ou peste negra, causada por uma bactéria e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Durante a Baixa Idade Média, a doença que teve um impacto devastador na população europeia foi a Peste Bubônica, também conhecida como Peste Negra. Essa doença foi responsável pela morte de cerca de um terço da população europeia na época e era causada pela bactéria *Yersinia pestis*, transmitida principalmente pela mordida de pulgas que viviam em ratos. Analisando as alternativas: A) Dengue - Não é a resposta correta, pois é transmitida por mosquitos e não teve esse impacto na Baixa Idade Média. B) Sífilis - Embora tenha sido uma doença significativa, não é a resposta correta para a questão. C) Cólera - É uma doença transmitida por água e alimentos contaminados, mas não é a resposta correta para a questão. D) Peste bubônica ou peste negra - Esta é a resposta correta, pois se refere à doença que causou a morte de um terço da população europeia. Portanto, a alternativa correta é: D) Peste bubônica ou peste negra, causada por uma bactéria e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Após a Revolução Neolítica e a consequente adoção do sedentarismo, surgem as primeiras cidades a partir das primeiras aldeias, territórios onde foram construídas as primeiras habitações sólidas. A evolução da cultura urbana teve seu impacto para o meio ambiente. A falta de cuidados sanitários nos povoados teve consequências graves, principalmente na Idade Média. Mais uma vez se vê que o caos ambiental culmina com o caos social.
Com relação a esses aglomerados humanos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As primeiras aldeias ou vilas humanas surgiram da necessidade da existência de centros de troca de produtos e da diversificação dos bens de consumo.
( ) Escavações realizadas demonstram que as primeiras cidades eram construídas em torno de um templo, onde o deus Sol era reverenciado.
( ) Um fator primordial para a fundação das primeiras cidades foi o desenvolvimento de uma tecnologia eficiente de irrigação.
( ) A partir do desenvolvimento das cidades surgem as profissões de metalúrgico e ourives.
a) V - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - V - F - F.
d) F - F - V - F.

Os ciclos econômicos brasileiros afetaram de maneiras diversas o meio ambiente e, consequentemente, a sociedade envolvida na época e região. A compreensão da relação entre índios, negros e europeus e sua relação com a degradação ambiental é o ponto de partida para o entendimento da situação atual da relação sociedade e meio ambiente. Com relação aos ciclos econômicos brasileiros, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Ciclo do Pau-Brasil desencadeou a devastação da Mata Atlântica brasileira.
II- Ciclo do Café ocasionou desmatamento de grandes áreas, principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
III- Ciclo da Mineração é responsável pela perda de mananciais, contaminação da água por metais pesados.
IV- Ciclo da Borracha ocasionou a destruição de habitats e nichos de espécies nativas da Região Sul do país.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Em virtude do crescimento exponencial de nossa população, atualmente, somos mais de sete bilhões de pessoas, aglomeradas em todos os cantos do planeta Terra. Esse número é alarmante do ponto de vista do fornecimento de suprimentos para todos os indivíduos e também aos impactos ambientais associados.
Desta forma, com relação às diferenças entre o nomadismo e sedentarismo, analise as sentenças a seguir:
I- O sedentarismo foi a alternativa mais eficaz para a transformação da sociedade moderna, assim como do ambiente, em busca do desenvolvimento sustentável.
II- Na época dos povos nômades, a regeneração dos recursos naturais era mais lenta, em função da exploração ser local e mais intensa.
III- Ao estabelecermos cidades e aglomerados urbanos no período sedentário, provocamos transformações profundas e quase irreversíveis no meio ambiente e ecossistemas naturais.
IV- O sedentarismo sempre teve como premissa a questão social, econômica e ambiental.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

Ao longo da sua existência, as sociedades humanas evoluíram de aglomerados humanos de hábitos nômades para comunidades sedentárias, o que ocasionou uma série de mudanças comportamentais. Com relação ao período nômade, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O hábito nômade ocasionava mais impactos sobre o ambiente do que o sedentarismo, fato que levou à insustentabilidade desse modo de vida e à sua consequente substituição.
II- Durante esse período, as atividades relacionadas à alimentação baseavam-se na coleta de vegetais e na caça.
III- Um dos fatores que dificultou a manutenção do modo de vida nômade foi o desconhecimento do fogo, cujo uso só foi administrado quando o sedentarismo já era a prática dominante.
IV- O Vale da Mesopotâmia pode ser considerado o berço do sedentarismo, já que é onde se tem os primeiros registros desse modo de vida.
a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

A diferença entre os hábitos das sociedades nômades e sedentárias fica clara ao analisá-la em conjunto. Os povos nômades, por exemplo, eram coletores, enquanto que o sedentarismo se baseia na produção.
Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA que determina o regime do uso dos recursos naturais no nomadismo e sedentarismo, respectivamente:
a) Rotação de culturas e rodízio.
b) Rodízio e regime intensivo.
c) Regime exaustivo e rotação de culturas.
d) Regime intensivo e regime predatório.

A Mesopotâmia é tida como berço das primeiras comunidades sedentárias, que se estabeleceram nas margens dos rios Tigre e Eufrates, devido às terras férteis próprias ao desenvolvimento da agricultura. É nesta região, conhecida como Crescente Fértil, que pesquisadores e historiadores observaram o surgimento de uma nova civilização.
Com relação a esta, analise as sentenças a seguir:
I- Os sumérios foram os primeiros habitantes deste vale próprio ao desenvolvimento da agricultura.
II- Posterior à ocupação dessas terras pelos sumérios, seguiram os acádios, babilônios, hititas e cassitas.
III- A troca da posse das terras entre os povos sempre foi pacífica e harmoniosa.
IV- Toda a prosperidade dessas terras fez surgir no homem um sentimento até então desconhecido, a cobiça.
A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

Os resíduos sólidos urbanos são denominados como um conjunto de latas, garrafas, restos de comidas, jornais, entre outros, que caracterizam a vida cotidiana.
Com relação aos resíduos urbanos na Idade Média, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um dos problemas clássicos relacionados com os resíduos sólidos na Idade Média foi o surgimento da peste bubônica.
( ) O rápido aumento no número de cidades, associado ao crescimento demográfico restrito à parte interna de muralhas, propiciou a contaminação hídrica.
( ) Já na Idade Média, a preocupação com os resíduos sólidos está presente na cidades, existem postos de coletas e motivação para a reutilização de materiais.
( ) No início da Idade Média, a cidade de Roma se destacava na área de saneamento básico, distribuindo água potável e realizando o escoamento dos resíduos.
a) V - V - F - F.
b) F - V - F - V.
c) F - F - V - V.
d) V - V - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina