Buscar

O que são variáveis exógenas e endógenas?

Com relação às empresas. Se alguém lembra dessa pergunta ou semelhante da prova, pode postar aqui. Obrigada

💡 7 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

As variáveis endógenas são as variáveis onde o equilíbrio decorre do funcionamento simultâneo dos mercados na economia. Sendo assim, esse tipo de variável é completamente dependente do mercado em si, e de suas mudanças. Portanto qualquer mudança brusca que o mercado sofra, irá alterar essa variável. Já as variáveis exógenas são variáveis as quais são determinadas pelas circunstâncias não descritas pelo modelo, porém influenciam o funcionamento da economia. Essas variáveis, mesmo não afetando a economia diretamente, fazem com que os outros fatores que são diretamente ligados à ela sejam afetados.  Um exemplo onde essas variáveis exógenas podem ser vistas é na IS-LM, a qual tem os gastos com governo, oferta de moeda e etc. Além disso, podemos notar nesse exemplo outras variáveis, como as taxas de cambio e renda ao redor do mundo.

1
Dislike0
User badge image

Paulo Lucio de Mattos

Para ficar a resposta da Jaqueline, existe um meio muito simples: ENDOGÊNA, são fatores ocorridos internamente, que estão dentro do modelo e EXOGÊNA, são fatores ocorridos externamente, que estão fora do modelo. Modelo é uma forma simplificada da realidade, ou seja, o que realmente acontece. Vamos dar alguns exemplos: Se ocorre uma inflação, seria um modelo que foge da realidade, você não sabe o que pode acontecer, está fora do conhecimento (externo), seria então uma variável EXOGÊNA. Outro exemplo: Uma taxa de juros, você sabe quanto é, está dentro do seu conhecimento, você sabe quanto vai pagar  (interno), então seria uma variável ENDOGÊNA. Não sei se me fiz entender, mas espero que ajude... Um abraço em todos...

13
Dislike0
User badge image

jaqueline martins

As variáveis endógenas são aquelas analisadas pelo modelo (dentro do modelo), como a taxa de juros e a renda, nos dois casos.
Já as variáveis exógenas são aquelas consideradas como "dadas", determinadas e que, caso tenham variações, causam modificações nos modelos. Por exemplo, no caso da IS-LM, temos os gastos do governo, a oferta de moeda, o consumo e investimento autônomos, etc. Já no caso do IS-LM-BP, pode-se acrescentar as taxas de câmbio e a renda do resto do mundo.

Outro exemplo é: exógena, fora do domínio da empresa, concorrentes, clientes e cultura.

Endógenos, a empresa pode influenciar e enviar preço, produto, publicidade e promoção. 

8
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais