Logo Passei Direto
Buscar
Analise as assertivas a seguir: Assertiva I - Os resultados da avaliação em larga escala viabilizam meios para a apropriação de decisões que objetivam a melhoria no sistema de ensino e nas escolas. Eles também possibilitam acompanhar a expansão das redes e sistemas de ensino, ao longo das diferentes edições dos testes em larga escala, por meio de comparação dos resultados. Assertiva II - As avaliações do sistema de ensino (Prova São Paulo, Prova da Cidade, Prova Brasil, Provinha Brasil) são fundamentais para garantir o direito à aprendizagem. Porém, as diferentes avaliações não têm origem nas atuais estruturas curriculares e seus dados estão sendo pouco aproveitados para a melhoria da aprendizagem. a. A primeira afirmativa destaca que os resultados das avaliações externas objetivam a melhoria do sistema de ensino nas escolas e possibilitam acompanhar e comparar resultados. A segunda afirmativa faz uma crítica às avaliações externas quando destaca que essas avaliações não têm seus dados aproveitados para a melhoria da aprendizagem.
a. A primeira afirmativa destaca que os resultados das avaliações externas objetivam a melhoria do sistema de ensino nas escolas e possibilitam acompanhar e comparar resultados. A segunda afirmativa faz uma crítica às avaliações externas quando destaca que essas avaliações não têm seus dados aproveitados para a melhoria da aprendizagem.
b. A primeira afirmativa destaca que os resultados das avaliações externas objetivam a melhoria do sistema de ensino nas escolas e possibilitam acompanhar e comparar resultados. A segunda afirmativa destaca que essas avaliações são fundamentais para garantir o direito à aprendizagem.
c. A primeira afirmativa critica as avaliações externas objetivam a melhoria do sistema de ensino nas escolas, mas possuem entraves que dificultam comparar resultados. A segunda afirmativa faz uma crítica às avaliações externas quando destaca que essas avaliações não têm seus dados aproveitados para a melhoria da aprendizagem.
d. Ambas afirmativas destacam que os resultados das avaliações externas objetivam a melhoria do sistema de ensino nas escolas e possibilitam acompanhar e comparar resultados; porém, a afirmativa 2 vai mais além, quando afirma que os resultados delas são usados para a melhoria da aprendizagem.
e. A primeira afirmativa destaca que os resultados das avaliações externas objetivam e possibilitam acompanhar e comparar resultados. A segunda afirmativa destaca que estas são fundamentais para garantir o direito à aprendizagem e tem seus dados aproveitados para a melhoria da aprendizagem.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas e as alternativas: Assertiva I: Os resultados da avaliação em larga escala realmente viabilizam decisões para a melhoria do sistema de ensino e permitem acompanhar a expansão das redes e sistemas de ensino por meio da comparação dos resultados. Isso está correto. Assertiva II: As avaliações do sistema de ensino são fundamentais para garantir o direito à aprendizagem, mas a crítica é que os dados dessas avaliações não estão sendo bem aproveitados para a melhoria da aprendizagem. Isso também está correto. Agora, vamos analisar as alternativas: a. A primeira afirmativa destaca que os resultados das avaliações externas objetivam a melhoria do sistema de ensino nas escolas e possibilitam acompanhar e comparar resultados. A segunda afirmativa faz uma crítica às avaliações externas quando destaca que essas avaliações não têm seus dados aproveitados para a melhoria da aprendizagem. (Correta) b. A primeira afirmativa destaca que os resultados das avaliações externas objetivam a melhoria do sistema de ensino nas escolas e possibilitam acompanhar e comparar resultados. A segunda afirmativa destaca que essas avaliações são fundamentais para garantir o direito à aprendizagem. (Incorreta, pois não menciona a crítica sobre o aproveitamento dos dados) c. A primeira afirmativa critica as avaliações externas objetivam a melhoria do sistema de ensino nas escolas, mas possuem entraves que dificultam comparar resultados. A segunda afirmativa faz uma crítica às avaliações externas quando destaca que essas avaliações não têm seus dados aproveitados para a melhoria da aprendizagem. (Incorreta, pois a primeira afirmativa não critica, mas sim destaca aspectos positivos) d. Ambas afirmativas destacam que os resultados das avaliações externas objetivam a melhoria do sistema de ensino nas escolas e possibilitam acompanhar e comparar resultados; porém, a afirmativa 2 vai mais além, quando afirma que os resultados delas são usados para a melhoria da aprendizagem. (Incorreta, pois a afirmativa 2 critica a falta de aproveitamento dos dados) e. A primeira afirmativa destaca que os resultados das avaliações externas objetivam e possibilitam acompanhar e comparar resultados. A segunda afirmativa destaca que estas são fundamentais para garantir o direito à aprendizagem e têm seus dados aproveitados para a melhoria da aprendizagem. (Incorreta, pois a segunda afirmativa critica a falta de aproveitamento dos dados) Portanto, a alternativa correta que contém todas as informações verdadeiras é: a.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia com atenção a afirmação a seguir: “Duas ponderações são necessárias ao se pensar sobre a existência de sistemas estaduais de avaliação em paralelo com um sistema nacional de avaliação. A primeira diz respeito ao produto do sistema. Ou seja, são investidos recursos num sistema de avaliação na esperança de se obter um produto (...) A segunda ponderação diz respeito aos custos dos sistemas de avaliação e a economia que se desenvolve ao seu redor.” Assinale a alternativa mais adequada às duas ponderações:
a. A primeira ponderação aborda o produto que poderá ofertar o sistema de avaliação, espera-se que este produza informações sobre o sistema educacional do país, dos estados e dos municípios e que as informações produzidas sejam acompanhadas de reflexões e análises.
b. A primeira ponderação aborda as questões relativas ao fluxo de conteúdo desses programas que estão em consonância com os governos estaduais e municipais. A segunda ponderação diz respeitos aos custos econômicos desses sistemas de provas e questões.
c. A primeira ponderação aborda o produto que poderá ofertar o sistema de avaliação que é uma ferramenta da gestão escolar. A segunda ponderação diz respeitos aos custos econômicos desses sistemas de provas e questões.
d. A primeira ponderação aborda o controle que poderá ocorrer sobre o sistema de avaliação; espera-se que este produza informações sobre o sistema educacional do país, dos estados e dos municípios. A segunda ponderação diz respeitos aos custos econômicos desses sistemas de provas e questões.
e. A primeira ponderação aborda o produto que poderá ofertar o sistema de avaliação espera-se que este produza informações sobre o sistema educacional do país, dos estados e dos municípios e que as informações produzidas sejam acompanhadas de reflexões e análises. A segunda ponderação diz respeitos aos custos econômicos que envolvem a manutenção desses sistemas de provas e questões.

Leia com atenção a afirmação a seguir: “Na perspectiva política e ideológica, o currículo é um instrumento de ação que expressa uma opção política no interior dessa cultura.” Diante da afirmação acima, analise as proposições a seguir: Proposição 1: “Acerca dos estudos sobre currículo, há as teorias críticas que compreendem que a Escola, tradicionalmente, funciona como local de ensino da subordinação e reprodução da cultura da classe dominante”. Proposição 2: “A partir das ideias de pluralidade cultural, surgem movimentos que exigem que a cultura dos segmentos dominados esteja representada nas práticas curriculares.” Assinale a alternativa que melhor representa os aspectos que os textos apresentam:
a. Ambas as proposições trazem as questões sobre currículo ligadas ao saber fazer dos participantes da gestão escolar e não eliminam as propostas curriculares como elementos que trazem à tona a cultura da Escola.
b. As duas proposições tratam do currículo como parte das atividades escolares, sendo que proposição 1 aponta para as teorias críticas de currículo que sugerem que ele deve existir dentro da Escola porque sempre reproduz os mesmos temas e disciplinas; por outro lado, a proposição 2 trata dos movimentos que aceitam o currículo com prática escolar desde que este esteja sempre voltado para as classes menos favorecidas.
c. A proposição 1 aborda que sobre currículo existem teorias que o criticam porque acreditam que ele e, portanto, a Escola reproduz os interesses da cultura de uma classe dominante que deseja perpetuar seus valores e convicções; enquanto a proposição 2 aponta os movimentos que se pautam na ideia de diversas culturas convivendo dentro da Escola e exigem.

orda que sobre currículo existem teorias que o criticam porque acreditam que ele e, portanto, a Escola reproduz os interesses da cultura de uma classe dominante que deseja perpetuar seus valores e convicções; enquanto a proposição 2 aponta os movimentos que se pautam na ideia de diversas culturas convivendo dentro da Escola e exigem Brasil, dados recentes publicados também nos principais canais de comunicação de massas evidenciam que a universalização de matrículas na Educação Básica é uma realidade. A Educação é um importante bem público e o investimento na Educação deve ser assegurado pela sociedade e governos. Contudo, é importante que os governos e a sociedade também assumam a Educação como investimento ético no sentido de formar cidadãos plenos e conscientes.
Diante do exposto, assinale as alternativas que revelam as ideias do texto:
I - As ideias expostas acima se relacionam aos pressupostos de uma Educação de qualidade e justiça social.
II - É importante que os governos e a sociedade também assumam a Educação como investimento ético; porém, devem deixar apenas para os cidadãos a responsabilidade da Educação, principalmente a Educação Básica, porque é a que onera mais os cofres públicos.
III - O aumento dos saberes permite compreender melhor o ambiente sob os seus diversos aspectos, favorece o despertar da curiosidade intelectual, estimula o sentido crítico e permite compreender o real, mediante a aquisição de autonomia na capacidade de discernir.
IV - O processo de aprendizagem do conhecimento está pronto e acabado, e a Educação deve favorecer aos indivíduos que estes obtenham esse conhecimento para sua ascensão social.
V - O analfabetismo, situação na qual as pessoas não têm desenvolvida a capacidade de ler, escrever e compreender o que leem, impede o acesso ao conhecimento e, consequentemente, também dificulta uma participação ativa na sociedade, retirando-lhes o direito de cidadania.
a. I, III, V.
b. I, II, IV, V.
c. II, III, IV.
d. I, III, IV, V.
e. I, II, III, IV.

Mais conteúdos dessa disciplina