Logo Passei Direto
Buscar
Em uma obra de restauração da fachada de uma agência bancária, um trabalhador realiza corte e polimento de granito, a seco, com lixa diamantada; sem uso de máscara respiratória. Considerando a exposição a partículas de poeira nessa atividade, esse trabalhador corre o risco de desenvolver:
Silicose
Bissinose
Asbestose
Siderose
Talcose
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

O trabalhador que realiza corte e polimento de granito, a seco, sem o uso de máscara respiratória, está exposto a partículas de poeira que contêm sílica. Portanto, ele corre o risco de desenvolver silicose, que é uma doença pulmonar causada pela inalação de partículas de sílica cristalina. As outras condições mencionadas estão associadas a diferentes tipos de poeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A contaminação do solo e das águas pode ocorrer a partir de fontes naturais, entretanto, quase sempre acontece pelo resultado da atividade humana. Em áreas de grande concentração populacional em que o uso da terra é acentuado, o solo e as águas subterrâneas estão, invariavelmente, vulneráveis a uma potencial poluição, seja ela intencional ou não.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Compostos destinados ao tratamento e desinfecção dos corpos aquáticos não configuram contaminantes do solo e da água.
A qualidade da água e do solo é avaliada a partir da concentração de compostos químicos orgânicos, inorgânicos, praguicidas e xenobióticos de origem biológica, tais como microcistinas e saxitoxinas, presentes nesses compartimentos.
Somente a degradação química está associada aos poluentes propagados nesse meio, além disso, a determinação desses contaminantes permite avaliar a qualidade do solo e estimar os riscos à saúde humana.
Os efeitos tóxicos observados na população, decorrentes da contaminação da água, estão relacionados à exposição, de maneira crônica, a baixas concentrações dos contaminantes nesse meio.
Os principais poluentes do solo são representados pelos praguicidas e metais tóxicos, ambos facilitam a produção agrícola, mas representam risco à saúde humana quando incorporados aos alimentos.

As análises toxicológicas de urgência são importantes para identificar, e por vezes quantificar, os agentes tóxicos causadores das intoxicações.
Nesse contexto, considere os itens a seguir:
I - Em razão da complexidade das amostras biológicas, as análises toxicológicas podem ser realizadas em um longo intervalo de tempo, de 24 a 72 horas, no máximo.
II - Os exames toxicológicos não são essenciais para avaliar o prognóstico do paciente, somente para estabelecer o diagnóstico e o tratamento.
III - Boa parte dos casos de intoxicação podem ser tratados sem o auxílio do laboratório de toxicologia, muitas vezes indisponível em serviços médicos de emergência.
II e III
III
I e II
I e III
II

Na etapa toxicocinética de distribuição, os agentes tóxicos chegam primeiramente nos tecidos de maior perfusão sanguínea e podem se acumular em tecidos de menor perfusão, mas pelos quais possuem alta afinidade. Ao ponto que a concentração sanguínea do agente tóxico diminui, ele é liberado a partir dos sítios de armazenamento.
Assinale a alternativa que indica o processo de retorno dos agentes tóxicos a partir dos sítios de armazenamento para a corrente sanguínea:
Depuração.
Reabsorção.
Difusão passiva.
Eliminação.
Redistribuição.

Na biotransformação de agentes tóxicos, há reações da Fase I (ou pré-sintética) e da Fase II (ou sintética).
Assinale a alternativa que apresenta uma reação de biotransformação da fase pré-sintética da biotransformação:
Sulfoconjugação.
Glicuroconjugação.
Conjugação mercaptúrica.
Redução.
Conjugação peptídica.

Mais conteúdos dessa disciplina