Logo Passei Direto
Buscar
Leia a epígrafe.
No que diz respeito ao contexto da Educação de Jovens e adultos, a apropriação da escrita e de suas práticas sociais define o processo de(a):
Produção textual.
Alfabetização.
Linguística.
Letramento.
Semântica.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Parece que sua pergunta está relacionada a um tema de Educação e não de Engenharia de Software. Eu sou especializado em responder perguntas sobre Engenharia de Software. Se você tiver alguma dúvida nessa área, ficarei feliz em ajudar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho do Decreto de 2010 sobre as Políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos
Qual é o exame que fora implementado para aferir competências, habilidades e saberes de Jovens e adultos em nível de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio para fins de correção do fluxo escolar?
A+
A
A-

Leia o trecho de um texto sobre o Enceja:
Analisando a função do Enceja para a educação de Jovens e Adultos, assinale a alternativa correta:
O Enceja certifica o ensino fundamental II assim como o Enem é uma avaliação que certifica o Ensino Médio.
O Enceja é uma prova que certifica o estudante da Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Médio com a idade mínima de 18 anos.
O Enceja é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para obtenção dos certificados do Ensino fundamental e Médio para estudantes que não frequentam regularmente as escolas.
O Enceja é uma prova que tem como função certificar o estudante ao término do Fundamental II e de Ensino Médio da Educação Básica.
O Encceja surgiu como uma ferramenta de avaliação do sistema educacional brasileiro para mensurar a quantidade de alunos que não frequentam regularmente as escolas.

Leia os trechos de um texto extraído de um site sobre a evasão escolar no universo da EJA.
Analisando o cenário envolto no universo da Educação de Jovens e Adultos, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Os motivos pelos quais numerosos alunos abandonam subitamente o desejo pessoal de emancipação e ascensão social e profissional são bastante diversos. (SIMÔES,2017)
II. Os problemas constatados na EJA podem estar relacionados com os perfis dos jovens, caracterizados por suas especificidades, o que exige uma reconfiguração da escola para atendimento desse público. (SIMÔES,2017)
As asserções I e II são preposições verdadeiras.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são ambas proposições falsas.

Leia o texto
Considerando o cenário da Educação de Jovens e Adultos e as ações políticas da atualidade, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A LDB/96 assegurou, em seu artigo 37 que a educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
II. A LDB/96 ao estabelecer a Modalidade da EJA, evidencia-se uma ação política que visa elevar o índice de ensino da população, principalmente, daqueles que não tiveram acesso ou possibilidade de estudos na idade própria.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I e II são ambas proposições verdadeiras.

Leia o trecho
Analisando o perfil dos sujeitos e do professor da EJA, avalie as afirmacoes a seguir:
I. Atualmente, o jovem ou adulto que volta à escola e se matricula na modalidade Educação de Jovens e Adultos busca, de alguma forma, uma evolução na sua vida pessoal e/ou profissional.
II. O professor da Educação de Jovens e Adultos, deve viabilizar situações em que o estudante estabeleça relações com os seus saberes já acumulados.
III. É preciso que o adulto compreenda o que está sendo ensinado e que saiba aplicar em sua vida o conteúdo aprendido na escola.
Estão corretas apenas as afirmativas: I e III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.

Leia o trecho a seguir sobre o Pronatec
Considerando o cenário apresentado pela criação do Pronatec, avalie as afirmações a seguir:
I. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como finalidade a de ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.
II. O Programa objetiva a ampliação das oportunidades de capacitação para trabalhadores fora do mercado de trabalho.
III. O Pronatec representa um esforço de oferta de cursos de EPT voltados prioritariamente para os estudantes que cursaram o ensino médio regularmente.
Estão corretas apenas as afirmativas: I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.

Analise o gráfico e leia as informações do Censo Escolar de 2019.
Considerando os indicativos e a análise do gráfico assinale a alternativa correta.
I. Os dados levantados no gráfico justificam a função reparadora da educação de jovens e Adultos.
II. Os indicativos do gráfico fundamentam a necessidade da função equalizadora da EJA no tocante de ações políticas voltadas à igualdade de oportunidades a todos independentes da cor/raça.
III. A EJA é parte constitutiva da lei de diretrizes e bases e, enquanto modalidade de ensino que perpassa todos os níveis da Educação básica confere uma dimensão menos transitória.
I, apenas
III, apenas
I e II, apenas.
I, II e III.

A imagem abaixo expõe um trecho do texto produzido no movimento: Manifesto dos Pioneiros de 1932.
O Manifesto dos Pioneiros foi um movimento que tinha como princípio:
As ideias de um movimento cultural
A reforma do sistema educacional brasileiro.
Atender as demandas sociais provocadas pela industrialização.
As lutas das classes brasileiras menos favorecidas.

Mais conteúdos dessa disciplina