Logo Passei Direto
Buscar
(FEPESE, 2019) A articulação entre os Componentes Curriculares serve de ancoragem para a apropriação do conhecimento, preparando os estudantes para compreenderem e transformarem a si mesmos e aos outros, na interação social situada na cultura, entendendo esses estudantes como sujeitos íntegros e complexos, que não podem ser compreendidos de forma compartimentada. Sob essa perspectiva, a dialogia entre os Componentes Curriculares é concebida como guia de ação educativa, sob a lógica da articulação entre:
saberes e fazeres.
expectativa e realidade.
X teoria e prática.
planejar e executar.
erros e acertos.
User badge image
Matematicamente

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos analisar a proposta apresentada no texto sobre a articulação entre os Componentes Curriculares. O foco está na preparação dos estudantes para compreenderem e transformarem a si mesmos e aos outros, o que implica uma relação entre teoria e prática. Vamos analisar as alternativas: a) saberes e fazeres - Embora essa opção tenha relação com a prática, não é tão direta quanto a relação entre teoria e prática. b) expectativa e realidade - Essa opção não reflete diretamente a articulação entre componentes curriculares. c) teoria e prática - Esta opção é a mais adequada, pois enfatiza a importância de integrar o conhecimento teórico com a aplicação prática, que é fundamental na educação. d) planejar e executar - Embora relevante, não aborda diretamente a articulação entre componentes curriculares. e) erros e acertos - Essa opção fala sobre o processo de aprendizagem, mas não é o foco principal da articulação entre os componentes. Portanto, a alternativa correta é: c) teoria e prática.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(Prefeitura Teresina – PI, 2008). Considere que um livro didático mostrasse a figura de uma mulher negra vinculada ao trabalho doméstico em casa de terceiros. Essa situação hipotética exemplificaria, em relação ao currículo, a dimensão:
X Crítica
Formal
Real
Oculta
Nenhuma

(ENADE, 2011) O fazer docente pressupõe a realização de um conjunto de operações didáticas coordenadas entre si. São o planejamento, a direção do ensino e da aprendizagem e a avaliação, cada uma delas desdobradas em tarefas ou funções didáticas, mas que convergem para a realização do ensino propriamente dito. (LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004, p. 72).
Considerando que, para desenvolver cada operação didática inerente ao ato de planejar, executar e avaliar, o professor precisa dominar certos conhecimentos didáticos, avalie quais afirmacoes abaixo se referem a conhecimentos e domínios esperados do professor.
I.Conhecimento dos conteúdos da disciplina que leciona, bem como capacidade de abordá-los de modo contextualizado.
II.Domínio das técnicas de elaboração de provas objetivas, por se configurarem instrumentos quantitativos precisos e fidedignos.
III.Domínio de diferentes métodos e procedimentos de ensino e capacidade de escolhê-los conforme a natureza dos temas a serem tratados e as características dos estudantes.
IV.Domínio do conteúdo do livro didático adotado, que deve conter todos os conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo.
X I e III
III e IV
I e II
II e III
II e IV

Antoni Zabala, no livro “A Prática Educativa: como ensinar”, destaca a crítica feita ao livro didático, elaborado conforme um modelo estritamente transmissor.
No modelo criticado por Zabala, o livro didático está em conformidade com o modelo curricular:
As teorias abordadas por Ralph Tyler
As teorias críticas do currículo
As teorias pós-críticas
As teorias críticas e tradicionais
X As teorias tradicionais

(VUNESP, 2019) a educação escolar, podemos realizar planejamentos em diferentes níveis de abrangência. Um desses níveis, segundo Vasconcellos (2002), corresponde à proposta geral das experiências de aprendizagem que serão oferecidas pela escola, incorporada nos diversos componentes curriculares. Ele dá a espinha dorsal da escola, desde as séries iniciais até as terminais. Esse é o nível de Planejamento
de trabalho.
da escola.
curricular.
X de ensino-aprendizagem.
do sistema de educação.

(CS-UFG, 2019) Leia o texto a seguir. O conceito de currículo, desde seu uso inicial, representa a expressão e a proposta da organização dos segmentos e fragmentos dos conteúdos que o compõem.
Diante do exposto, pode-se considerar que o currículo
X é uma espécie de ordenação que articula os episódios isolados das ações, sem a qual estes ficariam desordenados, isolados e justapostos
deve ser elaborado por especialistas, pois são os melhores qualificados para tal tarefa
é uma sequência precisa daquilo a ser ensinado e aprendido por todos os alunos de um sistema educacional.
É um instrumento dispensável
deve ser seguido pelos professores na sua integralidade, sequência e sem modificações.

(UNIRIO, 2016) Um dos grandes desafios da educação inclusiva é desenvolver na escola a prática de currículos adaptados que possam atender às diferenças na aprendizagem significativa, à qual se chega pela interação (sistematizada e dirigida) do sujeito com o objeto. A aprendizagem significativa supõe
Avaliação única com análise e comentários do professor
Seleção de livros didáticos e confecção de materiais ilustrativos dos temas.
Exclusividade no uso da memorização e da repetição dos temas.
X Valorização dos conhecimentos prévios dos alunos e adequado trabalho de incorporação dos novos conhecimentos.
Avaliação única com análise e comentários do professor

Mais conteúdos dessa disciplina