Logo Passei Direto
Buscar
Leia o extrato de texto a seguir: “Quando se trabalha com a ideia da antiguidade se visualiza que a Matemática é, provavelmente, a ciência mais antiga que se possa ter notícia, é fácil observar que ela está presente em toda a sociedade, seja nas construções feitas pelo homem, seja na natureza ou nos eventos naturais ou provocados pelo ser humano”. Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do texto-base Matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionais, sobre a expressão “quem é bom em matemática” desde o Antigo Egito, analise as seguintes assertivas:
Está correto o que se afirma em:
I. Aquele que dominava todos os cálculos de lógica e dedução.
II. Era quem tinha a coerência, flexibilidade e espírito criador.
III. Todo indivíduo que sabia medir e, principalmente, fazer contas.
A I, apenas.
B I e II, apenas.
C II e III, apenas.
D III, apenas.
E I e III, apenas.
User badge image
Matematicamente

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas: I. Aquele que dominava todos os cálculos de lógica e dedução. - Essa afirmativa é um pouco restritiva, pois a matemática envolve mais do que apenas lógica e dedução. Embora a lógica seja importante, a definição de "bom em matemática" pode ser mais ampla. II. Era quem tinha a coerência, flexibilidade e espírito criador. - Essa afirmativa é verdadeira, pois ser bom em matemática também envolve criatividade e a capacidade de pensar de forma flexível e coerente. III. Todo indivíduo que sabia medir e, principalmente, fazer contas. - Essa afirmativa é verdadeira, pois a habilidade de medir e realizar cálculos é uma parte fundamental da matemática. Agora, vamos ver quais assertivas estão corretas: - A I, apenas. (Incorreta, pois a I é muito restritiva) - B I e II, apenas. (Incorreta, pois a I é restritiva) - C II e III, apenas. (Correta, pois ambas estão verdadeiras) - D III, apenas. (Incorreta, pois a II também está correta) - E I e III, apenas. (Incorreta, pois a I é restritiva) Portanto, a alternativa correta que contém todas as assertivas verdadeiras é: C II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto a seguir: “Da inevitável problemática de facilitar a vivência no mundo, rico em diversidades, surge a Matemática, assim como também outras ciências para tal finalidade. Consequentemente, devido ao seu cunho prático, a Matemática veio intervir no contexto histórico como uma ferramenta utilitária na luta pela sobrevivência". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Hoffmann, E. M. O saber matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.4, n.2, p.3-30, novembro, 2011. p. 05. Disponível em: . Acesso em: 06. abr. 2021.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Matemática, os Matemáticos, as Crianças e Alguns Sonhos Educacionais, sobre a história do pensamento matemático, analise as afirmativas a seguir: Está correto o que se afirma em:
I. As operações concretas aparecem nas civilizações semelhantes à do antigo Egito.
II. No antigo Egito a matemática era pensada como uma aquisição de ideias abstratas e dispensáveis.
III. A matemática é uma expressão muito pura, por isso, confunde-se com a própria história do pensamento humano.
IV. O pensamento operacional formal, tem seu limiar marcado pela revolução do pensamento produzida pelos gregos.
A I, apenas.
B I, III e IV, apenas.
C II e IV, apenas.
D III, apenas.
E I, II e IV, apenas.

Leia o extrato de texto a seguir: "Piaget [...] define a Matemática como um 'sistema de construções que se apoiam igualmente, nos seus pontos de partida, nas coordenações das ações e nas operações do sujeito e procedendo igualmente por uma sucessão de abstrações reflexionantes em níveis mais elevados' [...]". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BONA, Aline Silva de.; SOUZA, Maria Thereza Costa Coelho de.; Aulas investigativas e a construção de conceitos de matemática: um estudo a partir da teoria de Piaget. Psicologia USP I, volume 26, número 2, p. 240-248. 2015. p, 242. Disponível em: . Acesso em: 06. abr. 2021.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do texto-base A Matemática, os Matemáticos, as Crianças e Alguns Sonhos Educacionais, sobre a função da matemática, analise as afirmativas a seguir: Está correto o que se afirma em:
I. A função principal da matemática é organizar cifras em fórmulas e fazer cálculos.
II. A função da matemática é pensar sobre números e probabilidades limitando-se ao ambiente acadêmico.
III. A principal função da matemática é a capacidade de uso de tecnologias.
IV. A função da matemática pode ser entendida como uma forma de pensar e de fazer perguntas.
A I, apenas.
B I e II, apenas.
C II e IV, apenas.
D III, apenas.
E IV, apenas.

Leia o trecho de texto seguir: "O desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre através de constantes adaptações, e cada adaptação possui dois componentes indissociáveis e complementares, que são a assimilação e a acomodação. A assimilação consiste na incorporação, pelo sujeito, de um elemento do mundo exterior às suas estruturas. O sujeito age sobre este elemento aplicando experiências anteriores ou esquemas". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BONA, Aline Silva de.; SOUZA, Maria Thereza Costa Coelho de.; Aulas investigativas e a construção de conceitos de matemática: um estudo a partir da teoria de Piaget. Psicologia USP I, volume 26, número 2, p. 240-248. 2015. p, 241. Disponível em: . Acesso em: 06. abr. 2021.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do texto-base Matemática, os Matemáticos, as Crianças e Alguns Sonhos Educacionais, sobre crescimento cognitivo na concepção de Piaget, analise as afirmativas a seguir: Está correto o que se afirma em:
I. As construções em espiral, de natureza dialética, constituem a essência do crescimento cognitivo.
II. Há relações dialéticas que conduzem o sujeito a ir mais adiante do que já tenha adquirido.
III. Piaget ao explicar o crescimento cognitivo, nega-se a manter invariável tanto a realidade.
A I, apenas.
B I e III, apenas.
C II e III, apenas.
D III, apenas.
E I, II e III.

Leia o trecho de texto a seguir: “Por certo, as dificuldades com a aprendizagem da matemática constituem uma síntese de múltiplas determinações. Dentre elas, as diferenças entre o saber matemático vivenciado cotidianamente e a matemática escolarizada, indefinições relativas ao projeto político-pedagógico da escola, concepções espontâneas negativas com relação à matemática e obstáculos de natureza didática ou epistemológica [...]". Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DAVID, C. M., et al., orgs. Desafios contemporâneos da educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 1. ed. 2015, p. 312. Disponível em: . Acesso em: 06. abr. 2021.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do texto-base A Matemática, os Matemáticos, as Crianças e alguns Sonhos Educacionais sobre os desafios no ensino da matemática, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas: Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A complexidade do mundo contemporâneo desnuda múltiplas formas de analfabetismo Matemático.
II. ( ) Formação de conceitos como uma das condições para que o gosto pelo aprender matemática deixe de ser privilégio das crianças e dos matemáticos.
III. ( ) Oferecer às nossas crianças, aos nossos adolescentes e aos nossos jovens espaços de vivência com o espírito da matematização.
IV. ( ) O valor indiscutível, no mundo de hoje, das capacidades de ler, escrever e fazer cálculos torna-se obsoleto num mundo tecnológico.
A V - F - F - V
B V - F - V - V
C F - V - F - F
D F - F - V - V
E V - V - V - F

Leia o extrato de texto a seguir: “A matemática não é sobre símbolos e contas. Estas são apenas ferramentas do ofício – semifusas, e colcheias e exercícios para cinco dedos. A matemática é sobre ideias". Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RUIZ, Adriano Rodrigues. A matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionais. Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 217-225, 2002. p. 217.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do texto-base, A Matemática, os Matemáticos, as Crianças e Alguns Sonhos Educacionais, sobre o entendimento de Piaget sobre a matemática, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas: Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Para Jean Piaget, a matemática é uma espécie de interface entre o espirito humano e o mundo, além de ser um instrumento-chave entre sujeito e universo.
II. ( ) Para Piaget, aprender matemática é adquirir ferramentas cognitivas para atuar sobre a realidade.
III. ( ) Os ensinos de Piaget nos ensinam que todo conhecimento deve ser visto como sendo relativo a um estado anterior de menor conhecimento.
IV. ( ) Para Piaget, os sujeitos fazem parte do percurso para a construção dos conceitos matemáticos.
A V - F - V - F
B F - V - F - F
C V - V - V - F

Leia o trecho de texto a seguir: “O desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre através de constantes adaptações, e cada adaptação possui dois componentes indissociáveis e complementares, que são a assimilação e a acomodação. [...] Na acomodação, se modifica a fim de se ajustar às diferenças impostas pelo meio. Esses componentes são pontos de partida para restabelecer o equilíbrio saltando de um patamar inferior para outro [...]". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BONA, Aline Silva de.; SOUZA, Maria Thereza Costa Coelho de.; Aulas investigativas e a construção de conceitos de matemática: um estudo a partir da teoria de Piaget. Psicologia USP I, volume 26, número 2, p. 240-248. 2015. p, 242. Disponível em: . Acesso em: 06. abr. 2021.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do texto-base Matemática, os Matemáticos, as Crianças e Alguns Sonhos Educacionais, sobre a aquisição do conhecimento para Piaget, analise as assertivas a seguir: Está correto o que se afirma em:
I. Para Piaget os sujeitos percorrem uma longa jornada para a construção dos conceitos matemáticos.
II. Piaget afirma que o acesso ao conhecimento implica em um sujeito ativo atuando em um universo em que as coisas possuem significados.
III. Segundo Piaget na aquisição de um conhecimento, o mais importante no processo é o ponto de chegada.
A I, apenas.
B I e II, apenas.

Leia o extrato de texto a seguir: 'Ao analisar a formação dos conceitos matemáticos – e do conhecimento científico em geral –, Piaget focaliza o trânsito de um estado de menor conhecimento para um estado de conhecimento considerado superior. Isto implica considerar a gênese do conhecimento como um processo contínuo, no qual não há determinação de ponto de partida nem de ponto de chegada'. Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do texto-base Matemática, os matemáticos, as crianças e alguns sonhos educacionais, sobre o movimento do conhecimento e o crescimento cognitivo para Piaget, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) O real e as estruturas cognitivas do sujeito são fixos e imutáveis frente ao movimento do conhecimento.
II. ( ) O crescimento cognitivo tem relação direta com o movimento do conhecimento.
III. ( ) A construção do conhecimento e seu movimento é linear e mutável.
IV. ( ) O movimento do conhecimento reconhece que há mudanças contínuas de controles e equilíbrios entre o sujeito e a realidade.
A V – F – V – F
B V – V – V – F
C V – F – F – F

Leia o extrato de texto a seguir: “Ao longo da história da humanidade as unidades de medida eram criadas e adaptadas de acordo com a necessidade dos povos. Muitas dessas medidas eram realizadas baseadas em partes do corpo.”
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do texto-base A Matemática, os Matemáticos, as Crianças e Alguns Sonhos Educacionais, sobre a concepção de Piaget acerca da história da matemática, analise as afirmativas a seguir:
I. As operações concretas aparecem nas civilizações semelhantes à do antigo Egito.
II. Durante o Império egípcio, todos os seus habitantes e escravos sabiam usar a matemática.
III. A matemática estava presa no dia a dia das pessoas e era pensada como um instrumental técnico: fazer 'contas'.
IV. A história do pensamento matemático deve ser desvinculada ao próprio desenvolvimento da inteligência humana.
A I, apenas.
B I e II, apenas.
C II e III, apenas.
D III e IV, apenas.
E I e III, apenas.

Leia o fragmento de texto a seguir: “[...] Paulos, em seu livro O analfabetismo matemático e suas consequências, ao fazer um intrigante passeio por diferentes aplicações do conceito de probabilidades, mostra a fragilidade da sociedade adulta diante de pseudociências, de jogos enganosos e de charlatanismos diversos”.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Matemática, os Matemáticos, as Crianças e Alguns Sonhos Educacionais, sobre a fragilidade no entendimento de probabilidade na matemática e a relação com loterias e jogos, analise as afirmativas a seguir:
I. As loterias são uma forma de imposto livremente consentida pelas camadas menos favorecidas da sociedade.
II. Todas as loterias são feitas para depenar o jogador em proveito do organizador.
III. As loterias favorecem, por meio de sorteios, as camadas menos favorecidas da sociedade.
IV. Uma das paisagens, muito atrativas e apresentadas em tonalidades ofuscantes, é a composta pelos jogos, pelas loterias.
A I, apenas.
B I e III, apenas.
C II e IV, apenas.
D III, apenas.
E I, II e IV, apenas.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Para Piaget, a abstração empírica corresponde a atividade mental capaz de abstrair as propriedades dos objetos.”
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos da Aula 2 (Vídeo 3 - Tema 2 – O pensamento lógico e racional da matemática), sobre os conceitos matemáticos na perspectiva de Piaget, analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) Nem tudo que é manipulável se tornará concreto (sedimentado e consciente).
II. ( ) A manipulação de “objetos concretos” é suficiente para a compreensão dos conceitos.
III. ( ) Todo objeto manipulável torna-se concreto na matemática, facilitando a apropriação de saberes.
IV. ( ) A manipulação de sólidos geométricos não significa apropriação de saberes sobre a geometria espacial.
A V – F – V – F
B V – V – V – F
C V – F – F – F
D V – F – F – V

Mais conteúdos dessa disciplina