Logo Passei Direto
Buscar
Leia a passagem de texto a seguir: “Faz-se derivação prefixal acrescentando um prefixo à palavra primitiva. Essa operação sempre produz uma alteração no sentido do radical. […] Faz-se derivação sufixal acrescentando um sufixo à palavra primitiva. Como na derivação prefixal, o acréscimo de um sufixo sempre produz alguma alteração de sentido”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ABAURRE, M. L.; PONTARA, M. Gramática - texto: Análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna, 2010. p. 275.
De acordo com os conteúdos da rota 5 de aprendizagem sobre os processos de formação de palavras, assinale a alternativa que apresenta todas as palavras formadas pelo processo de derivação sufixal.
A infeliz - ilícito - impossível
B papelada - infeliz - treinador
C atemporal - desfazer - reaver
D responder - reativar - retocar
E casarão - amável - felizmente
User badge image
Desafios para Aprender

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para identificar as palavras formadas pelo processo de derivação sufixal, precisamos entender que a derivação sufixal ocorre quando um sufixo é adicionado ao final de uma palavra primitiva, alterando seu sentido. Vamos analisar cada alternativa: A) infeliz - ilícito - impossível - "infeliz" (sufixo -iz), "ilícito" (sufixo -ito), "impossível" (sufixo -ível) → todas são formadas por sufixos. B) papelada - infeliz - treinador - "papelada" (sufixo -ada), "infeliz" (sufixo -iz), "treinador" (sufixo -dor) → todas são formadas por sufixos. C) atemporal - desfazer - reaver - "atemporal" (sufixo -al), "desfazer" (prefixo "des"), "reaver" (prefixo "re") → apenas "atemporal" é sufixal. D) responder - reativar - retocar - "responder" (prefixo "re"), "reativar" (prefixo "re"), "retocar" (prefixo "re") → todas são formadas por prefixos. E) casarão - amável - felizmente - "casarão" (sufixo -ão), "amável" (sufixo -ável), "felizmente" (sufixo -mente) → todas são formadas por sufixos. Analisando as alternativas, as que apresentam todas as palavras formadas pelo processo de derivação sufixal são: A) infeliz - ilícito - impossível B) papelada - infeliz - treinador E) casarão - amável - felizmente Entretanto, a alternativa que apresenta todas as palavras formadas exclusivamente por sufixos é a E: casarão - amável - felizmente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Atente para a seguinte citação: “As consoantes podem ser classificadas quanto ao ponto de articulação, quanto ao modo de articulação e quanto ao papel das pregas vocais. O inventário consonantal da língua portuguesa consta de 19 segmentos consonantais, organizados em grupos triangulares [...] labiais, anteriores, posteriores [...] oclusivas, fricativas, nasais, líquidas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, Luzia Schal koski; GOMES, Maria Lúcia de Castro. Estudos Linguísticos: dos Problemas estruturais aos novos campos de pesquisa. Curitiba: IBPEX, 2008. p. 86.
Considerando os conteúdos das videoaulas e do livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa sobre o modo de articulação das consoantes, relacione cada um dos modos de articulação listados a seguir com seus respectivos exemplos, observando as consoantes destacadas:
(1) Oclusiva oral: bloqueio total da passagem do ar na cavidade oral.
(2) Oclusiva nasal: bloqueio total da passagem do ar na cavidade nasal.
(3) Fricativa: bloqueio parcial da passagem do ar, causando fricção.
(4) Africada: bloqueio total seguida de parcial da passagem do ar, causando fricção.
(5) Tepe ou flepe: bloqueio total e breve da passagem do ar.

Leia o extrato de texto a seguir: “A posição da língua é conhecida como o eixo horizontal da área vocálica, isso porque diz respeito à movimentação da língua para frente (anterior) ou para trás (posterior), o que altera a cavidade oral. São três as posições da língua: anterior, central e posterior”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Raquel Santana; SOUZA, Paulo Chagas de. Fonética. In: FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à linguística II: Princípios de análise. 4 ed., p. 9-31. São Paulo: Contexto, 2008. p. 22.
Considerando o trecho acima e os conteúdos abordados nas videoaulas e no livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa referente à anterioridade ou posterioridade da língua na produção das vogais, analise as seguintes afirmativas:
I. As vogais centrais são frequentes no português brasileiro.
II. Os sons vocálicos da palavra “teste” são exemplos de sons anteriores.
III. Ao pronunciar vogais anteriores, a língua ocupa a porção central da boca.
IV. Os sons vocálicos da palavra “poço” são exemplos de sons anteriores.
V. Ao pronunciar vogais anteriores, a língua ocupa a porção frontal da boca, como em “lido”, “cedo”, “credo”, “lado”.
A I, II e III, apenas.
B II, III e IV, apenas.
C II e V, apenas.
D IV e V, apenas.
E II, IV e V, apenas.

Considere a passagem de texto a seguir: “A palavra havia sido o fundamento da gramática tradicional. Mas como definir essa unidade? Despojada da representação escrita […], a delimitação da palavra tornava-se difícil. Não coincidia, na maioria das vezes, com um elemento mínimo de som e significado, e sua característica distintiva passava a ser possibilidade de ser enunciada em isolado”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, M.C. Introdução à morfologia. São Paulo: Contexto, 2005. p. 43.
De acordo com os conteúdos da rota 1 de aprendizagem sobre a palavra, considere as seguintes afirmacoes:
I. Toda palavra é um vocábulo, mas nem todo vocábulo é uma palavra.
II. Palavras são os vocábulos que apresentam significação lexical.
III. Palavras são os vocábulos que apresentam significação gramatical.
IV. Vocábulo se refere apenas à forma da “palavra” e não ao seu significado.
A II e IV, apenas.
B I e III, apenas.
C I, II e IV, apenas.
D II, III e IV, apenas.
E I, II, III e IV.

Leia o seguinte excerto de texto: “Lateral: são os sons em que a corrente de ar é obstruída no centro da parte anterior da cavidade oral pela língua, mas o ar escapa pelas laterais sem causar fricção [...], é o caso do segundo som (consonantal) em calha e cala, por exemplo”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Raquel Santana; SOUZA, Paulo Chagas de. Fonética. In: FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à linguística II: princípios de análise. 4 ed., p. 9-31. São Paulo: Contexto, 2008. p. 22.
Considerando os conteúdos das videoaulas e do livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa que tratam das consoantes laterais do português brasileiro, analise as afirmativas que seguem:
I. Em geral, a lateral alveolar, quando em início de sílaba e seguida das vogais “a” ou “o” (como em mala e colo), é produzida igualmente nos vários dialetos do português.
II. Quando a lateral alveolar se localiza no final da sílaba ou da palavra (como em mal), ela é pronunciada na maioria dos dialetos como uma semivogal [w], ou seja, com o som de “u”.
III. Em geral, a lateral alveolar, quando em encontros consonantais (como em placa), é produzida igualmente nos vários dialetos do português.
IV. Na palavra “mesa”, a consoante destacada é classificada como lateral alveolar.
A Somente I, II e IV são corretas.
B Somente I e II são corretas.
C Somente II e III são corretas.
D Somente III e IV são corretas.
E Somente I, II e III são corretas.

Considere a seguinte citação sobre os verbos: “Verbo é uma palavra de forma variável que exprime o que se passa, isto é, um acontecimento representado no tempo […]. O verbo não tem, sintaticamente, uma função que lhe seja privativa, pois também o substantivo e o adjetivo podem ser núcleos do predicado”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CUNHA, C. F. Gramática da língua portuguesa. 11 ed. Rio de Janeiro: FAE, 1986. p. 366.
Segundo os conteúdos do Capítulo II do livro-base Teoria geral de classes de palavras sobre a relação entre as classes de palavras na doutrina gramatical, de acordo com o autor do referido livro, o verbo é uma classe de palavra relacionada:
A ao nome.
B às características nominais dos adjuntos.
C à predicação.
D aos modificadores.
E ao adjetivo.

Considere o fragmento de texto a seguir sobre os nomes: “É neste grupo que ocorre a maior parte dos nomes de pessoas, coisas, lugares, isto é, o nome para os ‘seres em geral’. Sua função mais comum é a de funcionar como argumento ou como núcleos de argumentos, embora também seja possível sua ocorrência como predicado”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSA, M.C. Introdução à morfologia. São Paulo: Contexto, 2005. p. 103.
Considerando os conteúdos do Capítulo II do livro-base Teoria geral de classes de palavras sobre a relação entre as classes de palavras na doutrina gramatical, de acordo com o autor do referido livro-base, as classes de palavras relacionadas ao nome são:
A substantivo, adjetivo, pronome, artigo e numeral.
B substantivos e advérbios.
C verbos e advérbios.
D substantivos, adjetivos e advérbios.
E preposições e conjunções.

Atente para a seguinte definição: “Fonema [é a] unidade sonora vocálica ou consonantal que se distingue funcionalmente de outras unidades sonoras da língua. Dois sons podem ser classificados como fonemas quando estão em contraste e oposição. Ou seja, são sons diferentes em um mesmo contexto, em palavras com significados diferentes. Por exemplo, os segmentos /f/ e /v/ são fonemas em português e o contraste é demonstrado pelo par mínimo faca e vaca”.
Considerando a dada definição de fonema e os conteúdos abordados nas videoaulas e no livro-base Fonética e fonologia da língua portuguesa a propósito do valor contrastivo dos fonemas de um sistema linguístico, analise as asserções a seguir:
I. O fonema, considerando-se a noção atual do termo, é uma unidade abstrata com valor contrastivo em uma dada língua, ou seja, ele só existe por oposição a outra unidade.
II. O fonema tem valor contrastivo, pois somente é caracterizado como fonema se estiver em oposição a outro som.
III. No português no Brasil, a única distinção entre as palavras cata e gata, por exemplo, é o primeiro segmento: [k] e [g]. Portanto, pode-se dizer que /k/ e /g/ são fonemas, pois, ao usarmos um som ou outro, o significado da palavra permanece o mesmo.
A Apenas I e III estão corretas.
B Apenas II e III estão corretas.
C Apenas I e II estão corretas.
D Apenas III está correta.
E Apenas I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina