Buscar

Qual a diferença entre as palavras NULO e ANULAVEL ? Ambas possuem as mesmas finalidades ?

💡 3 Respostas

User badge image

edson

De acordo com o Código Civil, o negócio jurídico é nulo quando celebrado por pessoa absolutamente incapaz; for ilícito, impossível ou indeterminável o seu objeto; o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilícito; não revestir a forma prescrita em lei; for preterida alguma solenidade que a lei considere essencial para a sua validade; tiver por objetivo fraudar lei imperativa; a lei taxativamente o declarar nulo, ou proibir-lhe a prática, sem cominar sanção (art. 166).

Por outro lado, será anulável o negócio jurídico, além dos casos expressamente declarados na lei, por incapacidade relativa do agente e por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores (art. 171).

2
Dislike0
User badge image

Paulo Henrique Alves

Nulo é algo que não tem nenhuma validade. E Anulável, é algo que pode futuramente ser nulo ou não, por algum erro ou circunstância.

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Carlos Vanin, ato nulo é aquele que embora reúna os elementos necessários a sua existência, fora praticado com violação da lei, a ordem pública, bons costumes ou com inobservância da forma legal. 

O ato anulável é aquele que tem defeito de menor gravidade, que infringe normas que tutelam interesses individuais.

A invalidade é uma forma genérica das subespécies de: nulidade e anulabilidade. Assim, tanto o ato nulo como o anulável são considerados inválidos.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais