Logo Passei Direto
Buscar
O Programa Nacional de Imunização - PNI - atualmente trabalha cada vez mais investindo em pesquisa avançadas para descrever indicadores nacionais de máxima cobertura e homogeneidade para várias vacinas e redução da morbidade e mortalidade por algumas doenças, contando com mais de trinta mil salas de vacinação distribuídas por todo o território brasileiro.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta que doenças são essas:
A Doenças respiratório-preveníveis.
B Doenças imunopreveníveis.
C Doenças emocionais-preveníveis.
D Doenças cardiopreveníveis.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos entender o foco do Programa Nacional de Imunização (PNI). O PNI é responsável por vacinas que previnem doenças que podem ser evitadas por meio da imunização. Analisando as alternativas: A) Doenças respiratório-preveníveis - Embora algumas vacinas ajudem a prevenir doenças respiratórias, essa não é a terminologia correta usada pelo PNI. B) Doenças imunopreveníveis - Esta é a alternativa correta, pois se refere a doenças que podem ser prevenidas por vacinas, que é exatamente o foco do PNI. C) Doenças emocionais-preveníveis - Esta opção não se relaciona com o PNI, que não trata de doenças emocionais. D) Doenças cardiopreveníveis - Embora existam vacinas que podem ter impacto em doenças cardíacas indiretamente, essa não é a terminologia correta. Portanto, a alternativa correta é: B) Doenças imunopreveníveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para que a ESF desencadeie um processo de construção de novas práticas, considera-se imprescindível que os trabalhadores, envolvidos nessa estratégia, articulem uma nova dimensão no desenvolvimento do trabalho em equipe (ARAÚJO; ROCHA, 2007).
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Objetiva mudança na promoção da saúde, mas sem mudança na cultura.
b) Novos conhecimentos não devem ser incorporados apenas com compromisso com a gestão pública.
c) É necessária a incorporação não apenas de novos conhecimentos, mas mudança na cultura e no compromisso com a gestão pública, que garanta uma prática pautada nos princípios da promoção da saúde.
d) Preconizar as mudanças culturais e não no compromisso com a gestão pública.

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado em 1988 e a base legal deste é constituída por três documentos importantes que expressam os princípios e as definições que estruturam e organizam o sistema de saúde brasileiro.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três documentos:
a) Resolução nº 12, de 3 de outubro de 1991, Decreto nº 99.060, de março de 1990 e Lei nº 6.439, de 1° de setembro de 1977.
b) Constituição Federativa de 1988, a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 e a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990.
c) Constituição Federativa de 1988, Decreto nº 99.060, de março de 1990 e a Lei nº 6.439, de 1° de setembro de 1977.
d) Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990 e a Resolução nº 12, de 3 de outubro de 1991.

O Plano Municipal de Saúde diz respeito à direcionalidade das políticas de saúde no âmbito do município, definidas pelo Conselho Municipal de Saúde, bem como as intenções do gestor.
Sobre o Plano Municipal de Saúde (PMS), que faz parte do sistema de planejamento do SUS. Assinale a alternativa CORRETA:
A É um instrumento que viabiliza uma visão geral e detalhada da situação da saúde local, em que cada município elabora suas linhas de gestão de acordo com a sua realidade, obedecendo aos princípios e às diretrizes adotadas na legislação básica e dentro das normas do SUS.
B É uma planilha sobre as linhas de gestão de acordo com a sua realidade de cada município sem obedecer aos princípios e às diretrizes adotadas na legislação básica e dentro das normas do SUS.
C São as regras impostas pela legislação básica que devem ser seguidas pelos municípios sem adequação à realidade em que está inserida.
D É uma forma de comunicação entre o município e o estado para discussão das diretrizes adotadas na legislação básica e dentro das normas do SUS.

Entre os modelos assistenciais, um deles, o Assistencial Alternativo, pode ser considerado como em construção ao longo do tempo, desde a primeira tentativa de descentralização da saúde com o Sistema Único de Descentralização de Saúde (SUDS).
Acerca dos propósitos do Modelo Assistencial Alternativo, assinale a alternativa CORRETA:
a) A intersetorialização da atenção e a diminuição do impacto dos problemas de saúde estão dispostas a consolidar os princípios e as diretrizes do SUS, não consideram as necessidades de saúde da população e proporcionam reorganização da demanda, cogitando o perfil epidemiológico para controlar os problemas de saúde.
b) A integralidade da atenção e a diminuição do impacto dos problemas de saúde estão dispostas a consolidar os princípios e as diretrizes do SUS, consideram as necessidades de saúde da população e proporcionam a reorganização da demanda, além de cogitar o perfil epidemiológico para controlar os problemas de saúde.
c) A integralidade da atenção e a diminuição do impacto dos problemas de saúde estão dispostas a consolidar os princípios e diretrizes do SUS, não consideram as necessidades de saúde da população, focando-se apenas no perfil epidemiológico para controlar os problemas de saúde.
d) A hierarquização da atenção e a diminuição do impacto dos problemas de saúde estão dispostas a consolidar os princípios e as diretrizes do SUS, consideram as necessidades de saúde da população e proporcionam a reorganização da demanda.

O apoio matricial pode ser considerado como um suporte técnico especializado que se oferece a uma equipe interdisciplinar de saúde, a fim de ampliar seu campo de atuação e qualificar suas ações.
Sobre o apoio matricial ou matriciamento, que é uma das ferramentas utilizadas no desenvolvimento do NASF, assinale a alternativa CORRETA:
a) Arranjo tecnoassistencial que visa à diminuição da clínica das equipes da ESF.
b) Busca alterar a lógica de encaminhamentos, discriminando-os de acordo como estão inseridos em diferentes partes do território nacional.
c) Busca menor resolubilidade em saúde, desestabilizando de forma dinâmica e interativa, retaguarda especializada às equipes.
d) Apresenta dimensão assistencial (cuidado direto aos indivíduos) e dimensão técnico-pedagógica (suporte para as equipes, com vistas à ampliação das possibilidades de intervenção).

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tivesse acesso ao atendimento público de saúde.
Sobre o SUS, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O SUS é um conjunto organizado e articulado de serviços e ações de saúde existente nos âmbitos municipal, estadual e nacional.
( ) O SUS coordena e unifica movimentos de prevenção, promoção e reabilitação da saúde.
( ) Foi implantado a partir de 1965, em todo o mundo.
( ) Um dos princípios do SUS são a integralidade, a universalidade e a equidade.
a) V - V - F - V.
b) V - F - F - V.
c) F - V - V - V.
d) V - V - F - F.

A saúde brasileira evoluiu muito desde seu princípio, conquistou direitos, teve uma organização e todos começaram a ter direito e acesso à saúde.
E uma das estratégias governamentais para atingir esses objetivos foi a criação de um programa. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o nome do programa:
a) Programa HumanizaSUS.
b) Programa Nacional de Imunizações.
c) Programa de Agentes Comunitários de Saúde.
d) Programa Farmácia Popular.

O modelo assistencial é o modo como são organizadas, em uma determinada sociedade, as ações de atenção à saúde, envolvendo aspectos assistenciais e tecnológicos.
Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Modelo Médico-Assistencial Privatista.
II- Modelo Assistencial Sanitarista.
III- Modelo Alternativo.
( ) São modelos que estão em construção ao longo do tempo e seus propósitos são a integralidade da atenção e a diminuição do impacto dos problemas de saúde, dispostos a consolidar os princípios e as diretrizes do SUS.
( ) É o modelo mais conhecido e dominante no Brasil, sendo utilizado pelos setores públicos e privados, de caráter curativo, só exigido quando o indivíduo está doente, não tem cobertura integral da população nem compromisso com o impacto de qualidade da saúde da população.
( ) Segue a saúde pública tradicional, apoiado em campanhas de vacinação e combate a endemias e programas especiais, apresentando uma gestão centralizada e está vinculado ao Ministério da Saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina