Logo Passei Direto
Buscar
Vigotsky descreveu a zona de desenvolvimento proximal como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar por intermédio da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.
Para criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir, é fundamental que, nas situações de aprendizagem, o professor
elogie os resultados obtidos pelos alunos, mesmo que ruins, para não desestimulá-los, corrigindo-os em seguida.
indique o erro e a resposta correta, propondo, sempre que necessário, novas situações de aprendizagem.
forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocínio destes, reformulando questões ou problemas sempre que for necessário.
destaque erros e equívocos cometidos pelos alunos e espere que encontrem o problema.
anuncie que algo está errado e espere que os alunos encontrem o equívoco, fornecendo a resposta correta caso não consigam obtê-la.
User badge image
Matematicamente

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à pergunta sobre a abordagem de Vigotsky em relação à zona de desenvolvimento proximal e o papel do professor, vamos analisar as alternativas apresentadas. 1. Elogiar os resultados obtidos pelos alunos, mesmo que ruins, para não desestimulá-los, corrigindo-os em seguida. - Embora o elogio seja importante, a correção deve ser feita de forma construtiva e não apenas após o elogio. 2. Indicar o erro e a resposta correta, propondo, sempre que necessário, novas situações de aprendizagem. - Essa abordagem é válida, mas não é a única forma de intervir na zona de desenvolvimento proximal. 3. Fornecer pistas aos alunos e ficar atento ao curso de raciocínio destes, reformulando questões ou problemas sempre que for necessário. - Essa opção está alinhada com a ideia de Vigotsky, pois envolve a mediação do professor e a adaptação ao nível de desenvolvimento do aluno. 4. Destacar erros e equívocos cometidos pelos alunos e esperar que encontrem o problema. - Essa abordagem pode ser útil, mas pode não ser a mais eficaz em todos os contextos de aprendizagem. 5. Anunciar que algo está errado e esperar que os alunos encontrem o equívoco, fornecendo a resposta correta caso não consigam obtê-la. - Essa opção pode ser um pouco passiva e não necessariamente promove a colaboração ou a mediação ativa. A alternativa que melhor reflete a abordagem de Vigotsky, enfatizando a mediação e a adaptação às necessidades dos alunos, é: forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocínio destes, reformulando questões ou problemas sempre que for necessário.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando-se a relação entre desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva de Vygotsky, é correto afirmar que
Assinale a opção correta.
I. desenvolvimento e aprendizagem são independentes e o desenvolvimento favorece as novas aprendizagens.
II. desenvolvimento e aprendizagem ocorrem simultaneamente e são vistos como um processo único.
III. desenvolvimento e aprendizagem são independentes e aprendizagem é um processo externo, não envolvido ativamente no desenvolvimento.
IV. desenvolvimento e aprendizagem são interdependentes e aprendizagem tem papel fundamental no desenvolvimento.
V. processos de maturação e aprendizagem constituem o desenvolvimento e são complementares entre si.
Apenas o item V está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas o item I está certo.
Apenas os itens IV e V estão certos.

Em um dia de sol, uma turma de crianças de 5 anos tinha brincado no pátio, onde havia um pouco de água. Como consequência, muitas crianças se molharam. Ao regressarem para a sala, a educadora falou a uma das crianças, um garoto que estava mais molhado que os demais: “se eu fosse você, eu saía e ficava lá fora” (para tomar sol e secar a roupa), ao que o garoto respondeu lhe: “se você fosse eu, você não saía porque você não deixava” (ou seja, se você-professora fosse eu aluno, você-aluno não sairia porque você-professora não deixaria!) (OLIVEIRA, 1992 apud MEC, 2005, p.30).
Com base no texto elucidativo, considere a perspectiva de Vygotsky para analisar as proposições a seguir e assinalar a alternativa correta:
I. A construção do conhecimento acontece na interação social entre o indivíduo (criança) e o contexto sócio-histórico (o meio em que vive e a história de vida) em que ele se insere.
II. A partir da experiência que estabelece com outras pessoas, a criança desenvolve outro tipo de inteligência, chamada inteligência verbal.
III. Todo ser vivo e, portanto, toda criança, procura manter um estado de equilíbrio, uma harmonia, um estado de repouso na relação com o meio em que vive.
IV. O pensamento da criança torna-se mais complexo à medida que ela interage com seu meio.
V. A interação com o meio permite à criança ampliar seus recursos de linguagem e de coordenação das suas ações com as de seus parceiros.
Estão corretas as afirmativas I, II, IV, V apenas.
III, IV, V apenas.
I, II, III, IV apenas.
II, III, V apenas.
I, II, III apenas.

A abordagem cognitiva para o ensino de ciências se apoia nas teorias cognitivistas que influenciaram a pesquisa e a prática de ensino e aprendizagem de ciências, especialmente a partir da década de 70 do século passado. As teorias cognitivas de Jean Piaget e Lev Vygotsky são a base que sustenta os pressupostos dessa abordagem que, em linhas gerais, propõe que o conhecimento seja construído individualmente e socialmente na relação dos sujeitos com o mundo e com os demais sujeitos e dentro de contextos sociais e culturais determinados.
Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, marque a alternativa correta em relação à metodologia de ensino de ciências.
A abordagem histórica e filosófica da ciência permite focalizar nos processos e contextos histórico e social da produção da ciência, em contraponto aos produtos da ciência, apresentando como vantagem a exposição da ciência como um constante questionar cujas conclusões podem mudar.
Na abordagem cognitivista do ensino de ciências, o foco se dá na análise dos impactos ambientais promovidos pelo desenvolvimento científico e tecnológico e na promoção do desenvolvimento de ações de conservação, o que demanda a análise das implicações sociais, políticas e éticas.
As propostas de ensino de ciências que valorizem a experimentação devem proporcionar aos estudantes a chance de fazer apenas observações de determinado fenômeno.
O ensino que abdica das ideias dos alunos, priorizando às concepções científicas é coerente com a abordagem cognitiva mencionada no texto.
O estímulo ao diálogo e à discussão em sala de aula acerca dos temas de ciências complica o aprendizado, por permitir que os alunos empreguem a linguagem da ciência.

O conceito de “zona de desenvolvimento proximal”, elaborado por Lev Vygotsky, refere-se à distância entre
o que já se encontra consolidado no desenvolvimento da criança e os desempenhos possíveis ou as capacidades que ela costuma apresentar quando interage com pessoas mais experientes.
Aquilo que o aprendiz já sabe e o que ele precisa aprender ao final da aula.
o que um aluno já aprendeu em seu desenvolvimento comparativamente a um colega mais ou menos “competente”, evidenciando ao educador a proximidade entre os saberes dos diversos alunos.
o que o aprendiz não sabe e aquilo que se pretende ensinar (meta de aprendizagem) pela mediação de outros mais “competentes” em relação a tal conhecimento, sejam eles adultos ou colegas.
os saberes que o aprendiz possui, tanto “corretos” quanto “equivocados”, evidenciando a proximidade entre o saber consolidado e o saber erroneamente adquirido e que necessita de correção.

Mais conteúdos dessa disciplina