Logo Passei Direto
Buscar
A partir da definição de Desenho Universal, temos o Desenho Universal para Aprendizagem, que pode compreendido como uma proposta que visa repensar e reestruturar o processo de ensino-aprendizagem buscando um maior aproveitamento dos estudantes, independentemente de suas condições e/ou contextos.
Sobre os diversos pontos que essas discussões concentram, assinale a alternativa CORRETA:
A - Reorganização das disciplinas escolares, priorizando práticas interdisciplinares.
B - Ressignificação dos processos de elaboração da grade de conteúdos das disciplinas.
C - Disseminação do uso de tecnologias digitais nas propostas pedagógicas.
D - Flexibilização de modos de acesso aos materiais e/ou conteúdos.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta sobre o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), é importante entender que essa abordagem busca criar um ambiente de aprendizagem inclusivo, que atenda às diversas necessidades dos estudantes. Vamos analisar as alternativas: A - Reorganização das disciplinas escolares, priorizando práticas interdisciplinares. - Embora a interdisciplinaridade seja importante, não é o foco principal do DUA. B - Ressignificação dos processos de elaboração da grade de conteúdos das disciplinas. - Isso pode ser relevante, mas não é uma característica central do DUA. C - Disseminação do uso de tecnologias digitais nas propostas pedagógicas. - O uso de tecnologias pode ser uma ferramenta útil, mas não é o principal objetivo do DUA. D - Flexibilização de modos de acesso aos materiais e/ou conteúdos. - Esta alternativa está diretamente relacionada ao DUA, que visa garantir que todos os alunos tenham acesso aos conteúdos de maneiras que atendam às suas necessidades individuais. Portanto, a alternativa correta é: D - Flexibilização de modos de acesso aos materiais e/ou conteúdos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A Portaria Normativa nº- 13, de 24 de abril de 2007, do Ministério da Educação (MEC), criou o Programa de Implantação de salas de Recursos Multifuncionais, que tem como objetivo "apoiar a organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado - AEE, prestado de forma complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem".
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Nessas salas o trabalho deve ser feito a partir de estudos específicos, elencando as indigências educacionais específicas de cada estudante com vistas à elaboração de um plano de atendimento educacional especializado.
II- As matrículas de estudantes nas salas de recursos multifuncionais deverão ocorrer no início de cada ano letivo, para que seja possível a adequação dos materiais para atender às especificidades de cada estudante.
III- As salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado.
IV- O plano de atendimento educacional especializado contempla a descrição do estudante, relação das dificuldades, a relação de objetivos educacionais, as atividades que serão implementadas e ferramentas específicas.
A As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B As afirmativas II, III e IV estão corretas.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D Somente a afirmativa II está correta.

A Comunicação Alternativa e/ou Suplementar é um conjunto de "procedimentos técnicos e metodológicos direcionado a pessoas acometidas por alguma doença, deficiência, ou alguma outra situação momentânea que impede a comunicação com as demais pessoas por meio dos recursos usualmente utilizados, mais especificamente a fala" (MANZINI; DELIBERATO, 2004, p. 4). E pode ser dividida em duas categorias: comunicação apoiada e comunicação não apoiada.
Sobre o exposto, associe os itens utilizando os códigos a seguir:
I- Comunicação apoiada.
II- Comunicação não apoiada.
( ) Comunicação com o auxílio de objetos físicos.
( ) Comunicação com expressões da própria pessoa.
( ) Pranchas de comunicação com fotografias, fotos e outros símbolos gráficos.
( ) Uso de sinais manuais, expressões faciais, língua de sinais, movimentos corporais.

Rocha e Castiglioni (2005, p. 97) partem do pressuposto que "a TA (Tecnologia Assistiva, de Apoio, de Assistência ou Ajudas Técnicas) é um fenômeno multidimensional, que envolve aspectos mecânicos, biomecânicos, ergonômicos, funcionais, cinesiológicos, éticos, estéticos, políticos, afetivos, subjetivos e como tal deve ser analisado".
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) Estratégias são as formas de mediar o uso dos recursos da tecnologia assistiva para a realização de uma atividade. Podem modificar ou ajustar a técnica utilizada para a realização da atividade para contornar as dificuldades do indivíduo e melhorar o seu desempenho e participação.
( ) Serviços são oferecidos com material concreto modificado e adequado por profissionais de diversas áreas como a terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, engenheiros, professores, psicólogos, arquitetos, entre outros.
( ) Recursos são objetos, materiais, dispositivos para permitir o uso dos recursos da tecnologia assistiva para a realização de uma atividade. Podem ser de software ou hardware para contornar as dificuldades do indivíduo e melhorar o seu desempenho e participação.
( ) Procedimentos são os atos ou efeitos de realizar as tarefas de uma atividade, ou seja, são os métodos e técnicas utilizados durante a realização da atividade.
A V - F - F - V.
B F - F - V - F.
C V - V - F - F.
D F - F - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina