Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Quando um ensaio clínico for para testar a eficácia de um medicamento, todos os envolvidos deverão tomar o medicamento, porém metade dos indivíduos pesquisados deverá tomar um placebo, ou seja, uma formulação sem efeito farmacológico, que não contém ingredientes ativos, feito para ter gosto e aparência idênticos aos da droga real a ser estudada, para fins de comparação.
Na epidemiologia experimental, como é chamado esse tipo de pesquisa?
A Estudo caso-controle.
B Estudo de coorte.
C Estudo cego.
D Estudo de randomização.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções apresentadas em relação ao que foi descrito sobre o ensaio clínico. - A Estudo caso-controle: Este tipo de estudo compara indivíduos com uma condição (casos) a indivíduos sem a condição (controles), não se encaixando na descrição do ensaio clínico mencionado. - B Estudo de coorte: Este estudo observa um grupo de indivíduos ao longo do tempo para ver como diferentes exposições afetam o resultado. Também não se aplica ao que foi descrito. - C Estudo cego: Este tipo de estudo é aquele em que os participantes não sabem se estão recebendo o tratamento real ou o placebo, mas não é o termo que descreve a estrutura do ensaio clínico em si. - D Estudo de randomização: Este é o tipo de estudo em que os participantes são aleatoriamente designados para receber o tratamento ou o placebo, o que se alinha com a descrição do ensaio clínico que você forneceu. Portanto, a alternativa correta que se refere ao tipo de pesquisa descrita é: D Estudo de randomização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para construir um perfil epidemiológico e estudar as condições de saúde de uma população, utiliza-se das bases de dados dos sistemas de informações de saúde (SIS) disponíveis. Entre os sistemas nacionais de informação em saúde existentes, alguns se destacam em razão de sua maior relevância para a vigilância epidemiológica.
Quais são eles?
A Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e Sistema de Informações do Programa de Humanização Pré-natal e Nascimento (SISPRENATAL).
B Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e Sistema de Informações e Vigilância de Agravos Nutricionais (SISVAN).
C Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).
D Sistema de Informação sobre Atenção Básica (SIAB) e Comunicações de Internações Hospitalares (CIH).

Há fatores de risco da população que podem levar a óbito pessoas e grupos expostos a uma determinada epidemia. Considerando esses fatores, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Tabagismo.
II- Sedentarismo.
III- Baixo índice de massa corporal.
IV- Obesidade.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, III e IV estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

Reduções significativas têm sido observadas na ocorrência de várias doenças transmissíveis, para as quais se dispõem de instrumentos eficazes de prevenção e controle. Um exemplo típico é a varíola, que foi erradicada em 1973, e a poliomielite, em 1989, sem falar do sarampo, que teve sua transmissão interrompida a partir do ano 2000.
Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa CORRETA:
A Alguns exemplos de doenças declinantes que matavam uma grande parcela da população são: difteria, coqueluche e tétano acidental.
B A coqueluche não faz parte do calendário básico de vacinação infantil.
C Doenças imunopreveníveis são aquelas que não podem ser evitadas por vacinação, mas, sim, através de medicamentos endovenosos.
D Carteira de vacinação completa, ou seja, quando a pessoa está em dia com as vacinas, não significa pré-requisito para a contratação em empresas públicas ou privadas.

O epidemiologista Eliseu Waldmann, delimita em três linhas a aplicação do método epidemiológico. Em uma delas se realiza a testagem da hipótese, e podemos dividi-los entre estudos de coortes e estudos de caso-controle.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a linha de aplicação do método epidemiológico a qual o exposto se refere:
A Epidemiologia Descritiva.
B Epidemiologia Experimental.
C Epidemiologia Estruturante.
D Epidemiologia Analítica.

O Brasil tem um sistema modelo de tratamento de HIV/Aids e exporta tecnologia para outras partes do mundo, por conta das estatísticas positivas.
Com relação ao HIV/Aids, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A aids é considerada uma doença emergente.
( ) Não é uma doença sexualmente transmissível.
( ) O Rio Grande do Sul é o estado que apresenta a maior taxa de aids da federação.
( ) Os medicamentos para combater a aids não são distribuídos gratuitamente pela rede.
A V - V - V - F.
B F - F - F - V.
C V - F - V - V.
D V - F - V - F.

O termo utilizado para a proporção de indivíduos de uma determinada população com casos ativos de uma doença e o número total de indivíduos daquela mesma região é muito usado para doenças endêmicas.
A que estamos nos referindo?
A Incidência.
B Surto.
C Prevalência.
D Profilaxia.

Se o ensaio clínico for para testar a eficácia de um medicamento, todos os envolvidos deverão tomar um medicamento, sabendo que a metade dos indivíduos pesquisados está tomando um remédio completamente inócuo.
Como se chama esse remédio inócuo?
A Kit quadrado.
B Randomização.
C Placebo.
D Estudo analítico.

Mais conteúdos dessa disciplina