Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
O modo como são organizadas as ações de atenção à saúde, englobando os aspectos assistenciais, tecnológicos e articulando os diversos recursos físicos, tecnológicos e humanos, é chamado de modelo assistencial. O Brasil concentra três tipos de modelos assistenciais que concorrem entre si, e muitas vezes se acrescentam (TEIXEIRA; PAIM; VILASBÔAS, 1998).
A partir do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Modelo Médico-Assistencial Privatista.
II- Modelo Assistencial Sanitarista.
III- Modelo Alternativo.
( ) É um modelo que segue a saúde pública tradicional, baseada em campanhas de caráter temporário.
( ) São modelos que estão em construção ao longo do tempo desde a primeira tentativa de descentralização da saúde.
( ) É o mais difundido, conceituado e ainda vigente na saúde brasileira.
A I - II - III.
B II - I - III.
C III - I - II.
D II - III - I.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada item e suas correspondências: I - Modelo Médico-Assistencial Privatista. II - Modelo Assistencial Sanitarista. III - Modelo Alternativo. Agora, vamos correlacionar os itens com as descrições: 1. ( ) É um modelo que segue a saúde pública tradicional, baseada em campanhas de caráter temporário. - Isso se refere ao Modelo Assistencial Sanitarista (II), que é caracterizado por ações de saúde pública. 2. ( ) São modelos que estão em construção ao longo do tempo desde a primeira tentativa de descentralização da saúde. - Isso se refere ao Modelo Alternativo (III), que busca novas formas de organização e gestão da saúde. 3. ( ) É o mais difundido, conceituado e ainda vigente na saúde brasileira. - Isso se refere ao Modelo Médico-Assistencial Privatista (I), que é o modelo predominante no Brasil. Portanto, a sequência correta é: II - III - I. Assim, a alternativa correta é: B II - I - III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Pesquisar as ações da promoção da saúde de modo a construir estratégias com crescente efetividade e eficácia é um dos eixos de atuação que compõem:
A Federalização.
B Integridade.
C Educação em Saúde.
D Descentralização.

Pode ser considerada como um campo de conhecimento de natureza interdisciplinar cujas disciplinas básicas são a epidemiologia, o planejamento/administração de saúde e as ciências sociais em saúde. Sobre esses conceitos, assinale a alternativa CORRETA:
A Saúde por convênios.
B Saúde privada.
C Saúde da família.
D Saúde Coletiva.

Sistema de Informação Atenção Básica é um sistema (software), desenvolvido pelo DATASUS em 1998, cujo objetivo centra-se em agregar, armazenar e processar as informações relacionadas à Atenção Básica (AB) usando como estratégia central a Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Sobre o ano da criação de SIAB, assinale a alternativa CORRETA:
A Ano de 2000.
B Ano de 1997.
C Ano de 1998.
D Ano de 1999.

A partir das definições legais estabelecidas pela Constituição Federal de 1988 e da Lei Orgânica de Saúde, iniciou-se o processo de implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), sempre de uma forma negociada com as representações dos Secretários Estaduais e Municipais de Saúde. Esse processo tem sido orientado pelas Normas Operacionais do SUS, instituídas por meio de portarias ministeriais.
Sobre a implantação do SUS e suas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Sérgio Arouca fomentou, com representantes de todos os seguimentos da sociedade civil, o debate sobre um novo modelo de saúde para o Brasil.
( ) Segmento que se desenvolveu com a implantação do SUS, dentro do sistema brasileiro de atenção à saúde, foi a hierarquização no setor da atenção básica, atenção primária.
( ) Sérgio Arouca era completamente contra a 8ª Conferência Nacional de Saúde e tentou impedir sua realização, enviando a militância da reforma sanitária para bloquear a entrada dos seus palestrantes.
( ) Sérgio Arouca foi importante para a saúde coletiva, movimentando e organizando a sociedade civil, para que pudessem opinar como usuários das condições de saúde, contribuindo para a formulação política e implantação do SUS.
a) V - F - F - V.
b) V - V - F - V.
c) V - F - F - F.
d) F - F - V - V.

O Relatório de Gestão mostra o desempenho de todas as atividades desenvolvidas pela instituição na parte Administrativa, Financeira e Contábil, destacando os indicadores de qualidade e produtividade, que revelam, em números, a situação no ano em questão.
Sobre o que expressa o Relatório de Gestão, assinale a alternativa CORRETA:
A Um parecer conclusivo colocado à disposição do poder público.
B A prestação de contas.
C As ações do plano de saúde analisadas pelo Conselho Fiscal.
D Os resultados obtidos na programação anual de saúde.

O Centro de Atenção de Psicossocial (CAPS) é um programa do Ministério da Saúde, de caráter aberto e comunitário, com equipes multiprofissionais que realizam atendimento a usuários com transtornos mentais e pessoas usuárias de crack, álcool ou outras drogas. Regulamentados pela Portaria nº 336/2002, os CAPS são organizados em cinco modalidades.
Com relação aos diferentes CAPS, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) CAPS I são centros de menor porte, com equipes de no mínimo 9 profissionais, atendendo adultos com transtornos mentais severos e persistentes, e transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
( ) CAPS II é o maior porte de rede CAPS, com cobertura aos municípios com mais de 200.000 habitantes, funcionando 24h por dia com uma equipe de 12 profissionais.
( ) CAPSi atende crianças e adolescentes com transtornos mentais, funcionando de segunda a sexta-feira com uma equipe profissional de no mínimo 11 profissionais.
( ) CAPad tem atendimento especializado a pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas ilícitas, funciona de segunda a sexta-feira com uma equipe mínima de 13 profissionais.
A V - F - F - F.
B F - V - F - V.
C V - F - V - V.
D F - F - V - V.

Sobre o Sistema de Informação de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), assinale e identifique as afirmativas corretas.
1. O SISVAN é um importante sistema, pois contribui para que se conheçam a natureza e a magnitude dos problemas de nutrição, caracterizando grupos sociais de risco e dando subsídios para a formulação de políticas e estabelecimento de programas e intervenções.
2. Sistema de coleta, processamento e análise contínuo dos dados de uma população, possibilitando diagnóstico atualizado da situação nutricional, suas tendências temporais e, também, dos fatores de sua determinação.
3. Objetiva, coletar, analisar dados e informações para descrever as condições alimentares e nutricionais da população.
4. Sistema de informações alimentado no nível local. Os dados de consumo alimentar registrados no sistema são provenientes do preenchimento de determinadas questões, em formulários próprios do SISVAN Web, diferenciadas segundo a fase da vida.
5. Foi criado através da Portaria nº 1.156 de 31/08/1990.
A As afirmativas I e V estão corretas.
B Todas as afirmativas estão corretas.
C As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D As afirmativas IV e V estão corretas.

Para desvendarmos o que se passou na história da criação do SUS, iniciamos com um dos nomes mais importantes para a criação desta modalidade de saúde pública; militante nato, que concluiu seu curso de medicina em 1966, na cidade de Ribeirão Preto, formando-se médico sanitarista e foi professor do departamento de Medicina Preventiva e Social da Universidade de Campinas (UNICAMP), fez doutorado em Medicina pela UNICAMP, tornando-se doutor em Saúde Pública, fundou o Centro de Medicina Comunitária em Paulínea (SP), cidade que residia ligado à Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Sérgio Arouca.
B José Osmar Medina Pestana.
C Leonel Brizola.
D José Eduardo Sousa.

Um dos principais aspectos nas relações interpessoais depende da compreensão do que queremos trocar com as pessoas, do que queremos colocar em comum, qual a nossa capacidade de trocar com o outro, qual o nível de troca que somos capazes de fazer com alguém que está precisando de ajuda, da disponibilidade e do conhecimento de alguém que se dispõe a ser um profissional de saúde.
Qual é o aspecto que foi referido acima?
A Compreensão.
B Aceitação.
C Comunicação.
D Disposição.

Mais conteúdos dessa disciplina