Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa que apresenta texto compatível com a Constituição Federal no tocante à educação.
a) O Poder Público incumbir-se-á de assegurar um ambiente de ensino livre de influências políticas, religiosas, morais, de ideologia de gênero, de orientação sexual ou qualquer outro tema que entre em conflito com os valores éticos e morais dos alunos.
b) O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: cumprimento das normas gerais da educação nacional e autorização e avaliação da qualidade pelo Poder Público.
c) O não-oferecimento do ensino religioso pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.
d) O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 0 (zero) aos 17 (dezessete) anos de idade, e para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.
User badge image
Matematicamente

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que está previsto na Constituição Federal sobre a educação: a) O Poder Público incumbir-se-á de assegurar um ambiente de ensino livre de influências políticas, religiosas, morais, de ideologia de gênero, de orientação sexual ou qualquer outro tema que entre em conflito com os valores éticos e morais dos alunos. - Essa alternativa não está em conformidade com a Constituição, que garante a liberdade de expressão e a pluralidade de ideias. b) O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: cumprimento das normas gerais da educação nacional e autorização e avaliação da qualidade pelo Poder Público. - Esta alternativa está correta, pois a Constituição prevê a liberdade de ensino, desde que respeitadas as normas estabelecidas. c) O não-oferecimento do ensino religioso pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente. - Embora o ensino religioso seja mencionado na Constituição, essa afirmação não reflete completamente o que está previsto. d) O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 0 (zero) aos 17 (dezessete) anos de idade, e para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. - Essa alternativa está correta, pois a Constituição garante a educação básica obrigatória e gratuita. Analisando as opções, as alternativas b) e d) estão corretas, mas a d) é mais abrangente e reflete diretamente o dever do Estado em relação à educação. Portanto, a alternativa correta é: d) O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 0 (zero) aos 17 (dezessete) anos de idade, e para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Criança cresce e se desenvolve bem melhor com outras crianças. A escola, na atualidade, é o local em que as crianças encontram seus pares já que a vida pública, nas ruas, nas praças, diminuiu muito para elas. E, de repente, a escola fechou. A pandemia provocou o isolamento social de todos e, principalmente, de crianças. Com as escolas fechadas, muitas foram as preocupações: falamos em ano perdido, em déficit de aprendizagem, perda de rotina. Pouco tempo depois, consideramos com intensidade a saúde mental afetada das crianças e adolescentes. Agora, estamos ocupados com a volta à escola e ao convívio das crianças e jovens com seus pares. E a dificuldade que muitos deles estão enfrentando tem chamado a atenção de pais e de professores.
As alternativas a seguir apresentam conclusões possíveis a partir da leitura do texto, exceto uma. Assinale-a.
a) Embora todos os alunos estivessem ansiosos pelo reencontro com os colegas, os mais novos, justamente pela percepção reduzida dos perigos representados pela pandemia, demonstraram menos dificuldades no retorno às aulas presenciais.
b) A resistência de algumas crianças a retornar às aulas muitas vezes ultrapassa a simples recusa de ir para a escola, há casos em que intensas reações físicas tornam-se evidentes.
c) Embora para muitas crianças o retorno das aulas tenha amenizado sintomas como distúrbios do sono e mudanças no estilo alimentar, algumas delas permaneceram congeladas em seus medos e inseguranças.
d) Oportunizar às crianças o brincar, criando condições de tempo e espaço para que possam realizar suas fantasias, bem como proporcionar atividades do interesse do grupo familiar podem fortalecer sua resiliência.

Mais conteúdos dessa disciplina