Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Há diferentes visões/compreensões sobre a língua. Em uma delas, há a visão de que a língua está pronta e acabada, em "estado de dicionário". Em outras, a língua possui uma historicidade. Sobre o conceito de historicidade, assinale a alternativa CORRETA:
A Estudar a historicidade significa estudar história dentro da disciplina de língua portuguesa.
B Quando reconhecemos que a língua possui uma historicidade, reconhecemos a validade do uso do dicionário.
C Por meio da noção de historicidade, é possível reconhecer as similitudes entre as línguas existentes.
D É um conceito que reconhece que o mundo não é estático; que há transformações ao longo do tempo.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a correta sobre o conceito de historicidade em relação à língua: A) Estudar a historicidade significa estudar história dentro da disciplina de língua portuguesa. - Esta opção é muito restrita e não abrange o conceito de historicidade de forma ampla. B) Quando reconhecemos que a língua possui uma historicidade, reconhecemos a validade do uso do dicionário. - Embora o dicionário tenha sua importância, essa afirmação não captura a essência do conceito de historicidade. C) Por meio da noção de historicidade, é possível reconhecer as similitudes entre as línguas existentes. - Essa opção fala sobre comparações entre línguas, mas não aborda diretamente a ideia de transformação ao longo do tempo. D) É um conceito que reconhece que o mundo não é estático; que há transformações ao longo do tempo. - Esta opção reflete bem a ideia de historicidade, que implica que a língua evolui e se transforma ao longo do tempo. Portanto, a alternativa correta é: D) É um conceito que reconhece que o mundo não é estático; que há transformações ao longo do tempo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Todas as línguas possuem uma história. Muitas delas vieram do tronco das indo-europeias. A língua portuguesa pertence ao grupo das línguas românicas, também chamadas de neolatinas. Estas nasceram das mudanças ocorridas no latim vulgar - este nascido na Itália, região do Lácio. Acerca da nossa língua, há um conjunto de compreensões. A partir delas, poderemos ter uma prática pedagógica mais significativa, amparada pelo estudo do nosso português. Segundo os nossos estudos, há uma concepção ingênua da língua - esta, muitas vezes, impera em sala de aula.
Sobre a concepção ingênua da língua, assinale a alternativa CORRETA:
a) Na concepção ingênua, acredita-se que um mesmo falante pode dominar o dicionário completo.
b) Há, na concepção ingênua, a visão de que falamos inteiramente, fonema a fonema, de acordo com os clássicos.
c) Na visão ingênua, o locutor é o senhor do que se diz: o centro e o núcleo da mensagem.
d) Nesta concepção, há a crença de que sempre há uma palavra correta, perfeita e disponível.

Desde a construção da teoria do indo-europeu, muitos conceitos e compreensões surgiram. Três delas são assim nomeadas: externalista/crioulista, internalista/derivista e evolucionista.
Sobre as teorias que procuram explicar a origem do português brasileiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A teoria externalista entende a influência das línguas indígenas e africanas no português.
( ) A teoria internalista defende: no latim e no português arcaico já havia tendências.
( ) A hipótese crioulista entende que o português brasileiro é superior ao europeu.
( ) A hipótese crioulista vem recebendo destaque pelos estudiosos; desqualificando as outras.
a) F - F - V - F.
b) V - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) V - V - F - V.

Muitas vezes, os alunos fazem uso da língua que geram riso ou chacota por parte dos demais. Quando ocorrer a forma "vou na sala", os professores podem apresentar uma explicação aos seus estudantes. Esse e outros casos podem ser explicados a partir dos estudos da Filologia.
Assim, sobre a intervenção no caso "vou na sala", a partir da Filologia, assinale a alternativa CORRETA:
a) Essa forma chegou ao português brasileiro (PB) devido aos gramáticos europeus que contribuíram com o retorno ao arcaico.
b) Os professores podem esclarecer que esse uso se deve ao seguinte fato: latim, tanto o "em" quanto o "a" eram usados com verbos de estado ou condição.
c) Essa forma chegou ao português brasileiro (PB) devido às transformações da própria língua - antes o culto era "vou a sala"; atualmente tornou-se "vou na sala".
d) Os professores podem esclarecer que esse uso se deve ao seguinte fato: no português arcaico, tanto o "em" quanto o "a" eram usados com verbos de movimento.

O latim surgiu na região do Lácio e, posteriormente, tornou-se a língua oficial do Império Romano. Compreender algumas características dessa língua nos ajuda a entender a nossa. Amplia a visão sobre a constituição da matéria-prima de nossos textos. O vocalismo contribui muito para com esse aprofundamento.
Assim sendo, sobre vocalismo, assinale a alternativa CORRETA:
a) Fenômeno relativo a entonações: mudanças históricas e nas diferenças entre as línguas.
b) Fenômeno relativo a vocábulos: mudanças históricas e nas diferenças entre as línguas.
c) Fenômeno relativo a fonemas vocálicos: sua evolução do latim ao português.
d) Fenômeno relativo a vozes do discurso: as perspectivas e os signos linguísticos.

Algumas situações em sala merecem uma explanação mais demorada por parte do professor. Este, baseando-se na história, conduzirá os estudantes a reflexões sobre as variantes existentes.
Sobre a prática pedagógica, analise as sentenças a seguir:
I- O professor pode despertar o estranhamento por meio de contraexemplos.
II- Se porventura o docente ouvir piadas dos alunos, deve agir enfaticamente, reprimindo com rigidez o ato.
III- O docente precisa conscientizar o aluno que, em contextos formais, a fala é mais livre e espontânea.
IV- O docente conduz as reflexões em sala, levando em conta a historicidade da fala de cada um.
V- O docente não deve intervir nos preconceitos que surgirem em sala; pode piorar a situação.
A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças II e V estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Ao compararmos o português arcaico (PA), o português europeu (PE) e o português brasileiro (PB), poderemos verificar algumas aproximações e/ou diferenças. A análise comparativa permite que compreendamos melhor a nossa língua e o que a fez ser como é.
A partir desse olhar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A pronúncia do português arcaico era semelhante à de hoje no Brasil.
( ) A maior parte das línguas que os escravos trouxeram eram das famílias indo-europeias.
( ) As línguas trazidas pelos escravos eram das famílias banto ou kwa.
( ) O PB manteve a pronúncia das vogais átonas.
( ) Nas línguas de padrão acentual, a característica elementar é todas as vogais se tornarem tônicas.
a) V - V - F - V - F.
b) V - F - V - F - V.
c) F - V - F - V - V.
d) V - F - V - V - F.

Das chamadas línguas românicas, faz parte a língua portuguesa (também são chamadas de neolatinas). Estas nasceram das mudanças ocorridas no latim vulgar. Esta é considerada a gênese do português brasileiro.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O português europeu (PE) tem ritmo acentual.
II- Não ocorreram mudanças na prosódia - na transição do período arcaico para o clássico.
III- Em línguas prosódicas de ritmo acentual é mais lento.
IV- O português arcaico (PA), como o português brasileiro (PB) atual, o ritmo é acentual.
V- O português arcaico (PA) apresenta uma fala clara, com sílabas bem discerníveis.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças IV e V estão corretas.
d) As sentenças I e V estão corretas.

As diversas correntes teóricas nos ajudam a ter uma perspectiva diferente da língua ou linguagem. A Filologia não é diferente. Por meio dela, poderemos explorar a fala dos alunos e a própria história da nossa língua portuguesa.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Filologia ajuda a compreender os contextos e aceitar ocorrências em contextos informais - a compreender que há razões para tal ocorrência.
( ) A Filologia contribui com a diminuição dos preconceitos linguísticos - os professores e alunos entendem as variações e suas razões de existir.
( ) Por meio da Filologia, os professores compreendem que a norma padrão culta precisa ser aquela que impera na escola - somente ela.
( ) A Filologia ajuda a visualizar a superioridade da Língua Portuguesa atual (moderna) com relação às outras (antigas).
a) F - V - F - V.
b) V - F - V - V.
c) F - V - F - F.
d) V - V - F - F.

O português europeu (PE) e o português brasileiro (PB) possuem relação íntima com o latim. Essa análise é possível realizar a partir da observação do tronco indo-europeu.
Lançar esse olhar amplia nossos saberes sobre a língua que hoje falamos. Sobre o latim e o itálico, assinale a alternativa CORRETA:
a) O latim era um dialeto do itálico - entre outros existentes, como o piceno, o umbro e o osco.
b) O latim era o idioma oficial e os outros - osco e umbro - eram os dialetos.
c) O latim, em relação ao piceno, o umbro e o osco, já se sobressaía - era considerado culto.
d) O itálico era o idioma enquanto o piceno era o mais culto entre os dialetos.

(ENADE, 2008) Considerando que a palavra portuguesa verão tem origem na expressão tempos veranum, do latim, que significa "tempo primaveril, de primavera", analise os enunciados a seguir, considerando a evolução histórica do latim ao português.
De acordo com as informações acima, a palavra veranum, "de primavera", passou a "verão", em português, porque houve, na formação histórica da língua portuguesa, o surgimento de um aumentativo a partir da palavra latina vero.
A A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

(ENADE, 2008) O fenômeno sociolinguístico constituído pela passagem da proparoxítona "tétano" para a paroxítona "teto", na variedade apresentada, é observado também no emprego de
A "bandeija" em lugar de bandeja, e "naiscer" em lugar de nascer.
B "mortandela" em lugar de mortadela, e "cunzinha" em vez de cozinha.
C "figo" em lugar de fígado, e "arvre" em vez de árvore.
D "paia" em lugar de palha, e "fio" em lugar de filho.

Mais conteúdos dessa disciplina