Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Os conceitos acerca de sistema e ordenamento jurídico são os mesmos, porém "em cada país há um ordenamento jurídico. No entanto, subordinados a ele, podem formar-se ordenamentos menores, com menor grau de positividade. Sobre a temática Sistema e Ordenamento Jurídico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A validade de todo o ordenamento jurídico depende do disposto na Constituição vigente, não cabendo ao jurista indagar das causas sociais ou políticas que dão origem a determinado ordenamento jurídico.
( ) Nosso ordenamento jurídico é constitucionalista, uma vez que o sistema de legalidade brasileiro é do tipo em que a Constituição Federal preside a todo o ordenamento jurídico. Isso significa que todas as normas jurídicas têm de estar em conformidade com os seus preceitos, sob pena de serem inválidas pelo vício da "inconstitucionalidade".
( ) As normas jurídicas existem de forma isolada, porém com particularidades em comum entre si. No ordenamento jurídico, essas normas são revisadas e colocadas em ordem.
A V - V - F.
B F - V - V.
C V - V - V.
D V - F - V.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre Sistema e Ordenamento Jurídico: ( ) A validade de todo o ordenamento jurídico depende do disposto na Constituição vigente, não cabendo ao jurista indagar das causas sociais ou políticas que dão origem a determinado ordenamento jurídico. É falsa. Embora a validade do ordenamento jurídico dependa da Constituição, o jurista pode e deve considerar as causas sociais e políticas que influenciam a criação e a interpretação das normas. ( ) Nosso ordenamento jurídico é constitucionalista, uma vez que o sistema de legalidade brasileiro é do tipo em que a Constituição Federal preside a todo o ordenamento jurídico. Isso significa que todas as normas jurídicas têm de estar em conformidade com os seus preceitos, sob pena de serem inválidas pelo vício da "inconstitucionalidade". É verdadeira. O Brasil adota um sistema constitucionalista, onde a Constituição é a norma suprema e todas as demais normas devem estar em conformidade com ela. ( ) As normas jurídicas existem de forma isolada, porém com particularidades em comum entre si. No ordenamento jurídico, essas normas são revisadas e colocadas em ordem. É falsa. As normas jurídicas não existem de forma isolada; elas estão interligadas e formam um sistema. Além disso, o ordenamento jurídico é um conjunto organizado de normas que se relacionam entre si. Com base na análise, temos a seguinte sequência: F - V - F. Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é: B) F - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando as classificações gerais da normativa jurídica, apresentam-se ainda alguns adjetivos que fazem parte da estrutura, a fim de classificá-las de forma clara e objetiva, discriminando umas das outras. Sobre a coercibilidade e a questão da essência da norma jurídica, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Coercibilidade quer dizer possibilidade de uso da coação. Esta possui dois elementos: psicológico e material.
II- O primeiro exerce a intimidação, através das penalidades previstas para a hipótese de violação das normas jurídicas.
III- O elemento material é a força propriamente, que é acionada quando o destinatário da regra não a cumpre espontaneamente.
IV- Visando a atingir o maior número possível de situações, a norma jurídica é abstrata, regulando os casos dentro do seu denominador comum, ou seja, como ocorrem via de regra.
A As afirmativas I, II e III estão corretas.
B Somente a afirmativa IV está correta.
C Somente a afirmativa I e II estão corretas.
D As afirmativas II, III e IV estão corretas.

A Norma Jurídica é um conjunto de normas do direito, que prevê e regulamenta a conduta dos indivíduos, baseada na sociedade, e criada a fim de facilitar na aplicação das sanções, ela possui grande relevância jurídica, no sentido de fornecer subsídios e padronizar elementos necessários.
Sobre a temática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Bilateralidade significa que a norma jurídica possui dois lados: um representado pelo direito subjetivo e outro pelo dever jurídico, de tal sorte que um não pode existir sem o outro. ( ) Visando atingir o maior número possível de situações, a norma jurídica é abstrata, regulando os casos dentro do seu denominador comum, ou seja, como ocorrem via de regra. Se o método legislativo pretendesse abandonar a abstratividade em favor da casuística, para alcançar os fatos como ocorrem singularmente, com todas as suas variações e matizes, além de se produzirem leis e códigos muito mais extensos, o legislador não lograria o seu objetivo, pois a vida social é mais rica do que a imaginação do homem e cria sempre acontecimentos novos e de formas imprevisíveis. ( ) Coercibilidade quer dizer possibilidade de uso da coação. Esta possui dois elementos: psicológico e material. O primeiro exerce a intimidação, através das penalidades previstas para a hipótese de violação das normas jurídicas. O elemento material é a força propriamente, que é acionada quando o destinatário da regra não a cumpre espontaneamente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V.
B V - V - F.
C V - F - V.
D V - V - V.

Mais conteúdos dessa disciplina