Logo Passei Direto
Buscar
A Antiguidade Clássica tem início no século VIII a.C., quando a Ilíada e a Odisseia recebem as suas versões escritas, e termina no século V com a Queda do Império Romano, que sela o fim da Idade Antiga e marca o início da Idade Média.
Analise as afirmativas a seguir: I - A pintura grega antiga é mais bem representada na cerâmica, tendo os vasos gregos, objetos em cerâmica, como principal suporte para esta pintura; II- Os vasos gregos da Antiguidade Clássica apresentavam pinturas de diversos padrões, exibindo também cenas mitológicas e situações do dia a dia; III - As pinturas nos vasos gregos da Antiguidade Clássica se destacam por apresentar conteúdo de interesse apenas estilístico ou técnico, já que se caracterizavam massivamente por motivos abstratos. Está correto apenas o que se afirma em:
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - A pintura grega antiga é mais bem representada na cerâmica, tendo os vasos gregos, objetos em cerâmica, como principal suporte para esta pintura. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois os vasos gregos são de fato um dos principais suportes para a pintura na Antiguidade Clássica. II - Os vasos gregos da Antiguidade Clássica apresentavam pinturas de diversos padrões, exibindo também cenas mitológicas e situações do dia a dia. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois os vasos gregos frequentemente retratavam tanto temas mitológicos quanto cenas da vida cotidiana. III - As pinturas nos vasos gregos da Antiguidade Clássica se destacam por apresentar conteúdo de interesse apenas estilístico ou técnico, já que se caracterizavam massivamente por motivos abstratos. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois as pinturas nos vasos gregos não se limitavam a motivos abstratos; elas frequentemente apresentavam narrativas e temas figurativos, incluindo cenas mitológicas e do cotidiano. Com base na análise, as afirmativas corretas são I e II. Portanto, a alternativa correta é: I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É possível afirmar que o nascimento da Filosofia, na Grécia, caracteriza-se pela busca de respostas racionais para questões naturais. Assim, os primeiros filósofos observam a natureza ( physis ) para obter essas respostas e, por isso, são chamados de:
... epicuristas. ... ... naturalistas. ... ... idealistas. ... atomicistas. ... sofistas.

A Escatologia reflete acerca das coisas que sucederão o fim do mundo e da humanidade. O mito escatológico do dilúvio está presente nas mais variadas culturas. Também os gregos possuem uma versão. Nela os humanos que sobrevivem são:
... Deucalião e Pirra. ... Páris e Helena. ... Prometeu e Pandora. ... Hércules e Atena. ... Teseu e Ariadne.

A expressão bíblica em latim Agnus Dei pode ser traduzida como ¿Cordeiro de Deus¿. O substantivo masculino agnus, - i (cordeiro, ovelha) pertence à segunda declinação.
Assinale a alternativa que apresenta somente substantivos que pertencem à segunda declinação:
Lupus, humus, malus.
Terra, poeta, ira.
Ancilla, fama, fortuna.
Flilia, puella, rosa.
Inimica, silva, regina.

Analise as afirmativas a seguir: I - Há cinco grupos de declinação, cada uma apresentando flexões para o singular e plural a partir dos seis casos. II - Apenas o substantivo pode ser flexionado no latim, não havendo flexão de outras formas nominais. III - Os adjetivos também podem ser flexionados, devendo o adjetivo concordar em número, gênero e caso com o substantivo.
Está correto o que se afirma em:
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I, apenas.

A respeito do sermo urbanus e do sermo uulgaris, podemos afirmar que: O sermo urbanus evoluiu para as línguas neolatinas, enquanto o sermo uulgaris desapareceu com a queda do Império Romano. O sermo urbanus era o latim utilizado nas obras literárias, enquanto o sermo uulgaris era o latim falado no cotidiano. O sermo urbanus era usado apenas pelos escritores da Hispânia, enquanto o sermo uulgaris era o latim usado na Itália. O sermo urbanus era o latim falado em Roma, enquanto o sermo uulgaris era o latim falado nas outras partes do Império. O sermo urbanus era o latim falado nas cidades, enquanto o sermo uulgaris era utilizado apenas pelos camponeses.

A única palavra em que não há um sufixo é colar, pois temos apenas o morfema lexical ou radical. As demais alternativas não devem ser assinaladas porque apresentam palavras em que há um sufixo. Diz-se sobre as músicas sertanejas, especialmente as que cantam as desventuras amorosas, que são músicas de "sofrência". Embora a palavra não pertença à norma culta, ela obedece ao mesmo processo de formação com o emprego de um sufixo latino que temos em paciência ou obediência.
Assinale a alternativa em que não temos a formação semelhante:
Populacho
Principado
Foguinho
Colar
Devoção

Mais conteúdos dessa disciplina