Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Com base na leitura e nos seus conhecimentos, avalie as afirmativas:
Com base na leitura e nos seus conhecimentos, avalie as afirmativas:
I. A transferência de aprendizado ocorre de maneira automática quando o aprendizado anterior foi muito bem assimilado pelo sujeito, independentemente de qual situação ele enfrentará.
II. Para que a transferência de aprendizado seja bem-sucedida, duas condições têm de ser atendidas: a situação nova estar relacionada com a situação anterior, e o aprendizado da situação anterior ter sido bem incorporado pelo sujeito.
III. Nem sempre a transferência de aprendizado se dá de modo automático, como nos casos em que a situação nova a ser resolvida não se encaixa adequadamente no aprendizado anterior.
IV. Uma ideia de aprendizado pode ser aplicada mesmo quando a situação nova consista em um problema prático, e o aprendizado anterior tenha sido feito com conhecimentos abstratos.
a- I, II e III, apenas.
b- I, II e IV, apenas.
c- I, III e IV, apenas.
d- II, III e IV, apenas.
e- I, II, III e IV.
User badge image
Pedagogiando

ano passado

User badge image
Pedagogiando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. A transferência de aprendizado ocorre de maneira automática quando o aprendizado anterior foi muito bem assimilado pelo sujeito, independentemente de qual situação ele enfrentará. Falso, a transferência de aprendizado não é automática e depende da relação entre a situação anterior e a nova. II. Para que a transferência de aprendizado seja bem-sucedida, duas condições têm de ser atendidas: a situação nova estar relacionada com a situação anterior, e o aprendizado da situação anterior ter sido bem incorporado pelo sujeito. Verdadeiro, essa afirmativa está correta e reflete as condições necessárias para a transferência de aprendizado. III. Nem sempre a transferência de aprendizado se dá de modo automático, como nos casos em que a situação nova a ser resolvida não se encaixa adequadamente no aprendizado anterior. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a transferência não ocorre automaticamente se a nova situação não se relaciona com a anterior. IV. Uma ideia de aprendizado pode ser aplicada mesmo quando a situação nova consista em um problema prático, e o aprendizado anterior tenha sido feito com conhecimentos abstratos. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois é possível aplicar conceitos aprendidos de forma abstrata em situações práticas, desde que haja uma conexão. Com base nas análises, as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: d) II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A formação docente vai muito além da transmissão de conhecimentos. É pensar sobre esta formação em um contexto crítico, reflexivo e histórico, e que forma pesquisadores para atuar na educação através dos conteúdos que são ministrados, em uma ação consciente, tornando seus alunos críticos diante de uma sociedade opressora. Essa formação visa, antes de tudo, ao envolvimento com a prática educativa, saindo do modelo técnico de profissional, que só repete o que está estabelecido, para ser aquele que busca enriquecer suas ações e habilidades como educador, seja na sala de aula ou até mesmo para a vida.
Com base na leitura e nos seus conhecimentos, avalie as afirmativas.
I. O texto enfatiza a importância de se rejeitar o modelo técnico de ensino em prol de uma abordagem mais dinâmica e enriquecedora das disciplinas, o que torna obsoleta a discussão das bases teóricas que permeiam o processo de ensino e aprendizagem.
II. A contextualização histórica promove a formação de cidadãos mais informados e críticos ao proporcionar a discussão das origens e das razões presentes na estrutura social e política da atualidade.
III. A formação docente deve ter como objetivo não apenas melhorar as práticas educacionais na sala de aula, mas também contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional do educador. Assim, a formação docente deve ir além do contexto acadêmico imediato.
a- I apenas.
b- II apenas.
c- III apenas.
d- I e II apenas.
e- II e III apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina