Logo Passei Direto
Buscar
Vimos que a construção da língua de sinais segue alguns critérios estabelecidos pela linguística, cabe a nós, enquanto profissionais educacionais ou não, usuários de libras ou não, termos cautela e levarmos em consideração toda essa estrutura para avançar no conhecimento.
Sobre isso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No momento em que é feito o sinal para a indicação do sexo, acrescenta-se o sinal de mulher ou de homem, quer a referência seja a pessoas ou a animais.
( ) Sinais icônicos são os sinais que se parecem com o objeto ou lugar referido.
( ) Sinais arbitrários são aqueles que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam.
( ) Sinais simples são formados por um único sinal.
( ) Sinais compostos são formados por dois ou mais sinais para representar algo.
A F – F – V – V – F.
B V – V – F – F – V.
C V – V – V – V – V.
D V – V – V – F – F.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a língua de sinais: ( ) No momento em que é feito o sinal para a indicação do sexo, acrescenta-se o sinal de mulher ou de homem, quer a referência seja a pessoas ou a animais. É verdadeira (V). Na Língua Brasileira de Sinais (Libras), o sinal para indicar o sexo geralmente envolve a adição do sinal correspondente a "homem" ou "mulher", independentemente de se referir a pessoas ou animais. ( ) Sinais icônicos são os sinais que se parecem com o objeto ou lugar referido. É verdadeira (V). Sinais icônicos são aqueles que têm uma relação visual ou semântica com o que representam, como o sinal que imita a forma ou a ação do objeto. ( ) Sinais arbitrários são aqueles que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam. É verdadeira (V). Sinais arbitrários não têm uma relação visual direta com o que representam, como muitos sinais que não se assemelham ao objeto ou conceito. ( ) Sinais simples são formados por um único sinal. É verdadeira (V). Sinais simples são aqueles que consistem em um único gesto ou movimento. ( ) Sinais compostos são formados por dois ou mais sinais para representar algo. É verdadeira (V). Sinais compostos são formados pela combinação de dois ou mais sinais para expressar um conceito mais complexo. Portanto, a sequência correta é: V - V - V - V - V, que corresponde à alternativa C) V – V – V – V – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O alfabeto manual dos surdos é uma espécie de escrita no ar.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A É espontâneo e natural como a mímica.
B Os sinais de pontuação, tais como vírgulas, ponto final e interrogação não existem.
C É usado com maior frequência para indicar nomes de pessoas e lugares.
D Pode ser feito só com uma das mãos.

Assim como na Língua Portuguesa, temos palavras diferentes para nos referir ao mesmo objeto, chamadas de ambiguidade, que é a característica das expressões linguísticas que apresentam mais de um sentido/significado para aquela palavra.
Sobre os sinais homônimos, assinale a alternativa CORRETA:
A Ocorrem quando os sentidos da palavra ambígua são relacionados, ou seja, os sinais que, embora apresentem parâmetros idênticos em Libras, não estabelecem qualquer tipo de relação semântica entre si.
B Estão relacionados à ambiguidade semântica, possuem dois ou mais significados, de acordo com o contexto.
C Ocorrem quando os sentidos da palavra ambígua não são relacionados, ou seja, os sinais que, embora apresentem parâmetros idênticos em Libras, não estabelecem qualquer tipo de relação semântica entre si.
D É o vício de linguagem usando palavras sinônimas.

Há sinais que se parecem com o objeto ou lugar referido. Os sinais são mais fáceis de serem memorizados. Isso se dá pelas características que o ajudam a lembrar-se de algo, isto é o que chamamos de figuras; imagens que se assemelham a algo concreto.
Assinale a alternativa CORRETA que indica quais são esses sinais:
A Sinais simples.
B Sinais icônicos.
C Sinais compostos.
D Sinais arbitrários.

A língua existe como um código linguístico usado por uma sociedade, assim ela é totalmente social. Existem vários fatores que influenciam na maneira como falamos: idade, sexo, grau de escolaridade, profissão, onde moramos etc.
Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
A Em todos os sistemas de comunicação, sejam eles artificiais ou naturais. Ela acontece através de canais sensoriais, e no meio em que vivemos.
B No caso dos ouvintes a audição é vista como um canal de extrema importância para a linguagem, por isso, pode-se dizer que a perda auditiva/surdez não interfere no processo de quando a criança surda vai adquirir sua linguagem.
C Ocorre através de canais cognitivos, e no meio em que vivemos.
D No sistema de linguagem, seja oral ou escrita.

Mais conteúdos dessa disciplina