Buscar

Lei penal no tempo

Se, por exemplo, João cometeu um crime que, posteriormente, deixou de ser crime, ele responderá normalmente por ele ou será beneficiado de alguma forma?

💡 3 Respostas

User badge image

Giovanna R

Ele será solto. Porque não será mais crime apartir de então. Tudo em benefício do réu

2
Dislike0
User badge image

Vinicius Braga

Sim, ele será beneficiado. O princípio da retroatividade da lei mais benéfica. "A lei só volta no tempo para beneficiar" Então se alguém comete um INFRAÇÃO PENAL e a mesma posteriormente deixa de ser INFRAÇÃO PENAL. O réu é beneficiado, não podendo mais estar sujeito a SANÇÃO. Ele será solto! 

2
Dislike0
User badge image

Lucas Moura

Karine vai depender de como a questão esta formulada, se o sujeito estava preso ou sendo processado pela conduta criminosa, ele deverá ser solto, independente da fase processual, no dia em que a lei entrar em vigor (respeitado o princípio da ex nunc) o processo se extingue, ou seja, será arquivado, em decorrência da nova lei para que não ocorra conflito temporal de normas.

 

Observe a letra da Lei:

 

DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL

 

Anterioridade da lei
Art. 1º - Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal.

 

Lei Penal no tempo
Art. 2º - Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória.

Parágrafo único - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos interiores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.

 

**Estude o Art. 2º com a interpretação do princípio do abolitio criminis (geralmente estudado em Introdução ao Estudo do Direito ou Teoria Geral do Direito) desta maneira você compreenderá melhor o mencionado artigo. 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais