Logo Passei Direto
Buscar

Farmacia

Outros

O composto a seguir chama-se: a) heptano b) hept-2-eno c) hept-2,4-dieno d) hept-3,5-dieno e) pent-2,4-dieno

User badge image
Praticando Para Aprender

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Você precisa fornecer a estrutura ou a fórmula do composto mencionado na pergunta para que eu possa ajudá-lo a identificar o nome correto. Você tem que criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Biologia é a ciência responsável por estudar a vida. Nesse sentido, a constituição celular surge como característica básica dos seres vivos. Conhecer as células e diferenciar os tipos celulares é importante para entender a forma como os seres vivos se desenvolveram e evoluíram no planeta. As bactérias, por exemplo, são constituídas por células procarióticas, enquanto os fungos são formados por células eucarióticas.
São elementos presentes em células procarióticas
a) citoesqueleto, DNA, RNA e carioteca.
b) ribossomos, RNA, mitocôndria e núcleo.
c) membrana plasmática, citoplasma, DNA e ribossomos.
d) membrana plasmática, membrana nuclear, DNA e citoplasma.
e) membrana plasmática, citoesqueleto, retículo endoplasmático e cloroplastos.

Relacione, corretamente, os tipos celulares apresentados com suas respectivas características, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Células eucariontes
2. Células procariontes
( __ ) Apresentam cromossomos que não são separados do citoplasma por membrana.
( __ ) Não apresentam membranas internas no citoplasma. A invaginação da membrana plasmática é motivo de controvérsia entre pesquisadores.
( __ ) Por serem células mais complexas, apresentam tamanho maior.
( __ ) Apresentam uma complexa rede de tubos e filamentos que define sua forma e permite a realização de movimentos.

As imagens 1 e 2, observadas abaixo, representam uma célula animal e uma vegetal, respectivamente.
Sobre essas imagens e esses dois tipos de células, analise as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
I. Os cloroplastos são organelas presentes nas células vegetais e participam ativamente do processo da fotossíntese.
II. As células animais se diferenciam das células vegetais porque possuem o retículo endoplasmático rugoso, organela ausente nas células vegetais.
III. Células animais e células vegetais apresentam uma membrana plasmática formada por lipídios e proteínas, e uma parede celular formada por celulose.
IV. As mitocôndrias são organelas que participam do processo de respiração celular e são encontradas tanto nas células animais como nas células vegetais.
V. A carioteca presente nessas células nos permite classificá-las como eucariontes.
a) II e V.
b) III.
c) III e IV.
d) I, IV e V.
e) I, II e IV.

Para estudar as principais características das células, o professor de Ciências solicitou que os alunos examinassem e citassem as principais estruturas de quatro tipos de células diferentes observadas em desenhos esquemáticos: uma bactéria, um fungo, uma célula de um pedaço de folha retirado de uma roseira e uma célula de um pedaço de músculo retirado de um mamífero. Entre as estruturas citadas pelos alunos destacaram-se: mitocôndrias, cloroplastos, parede celular e membrana nuclear.
a) a célula vegetal possui apenas a membrana nuclear e os cloroplastos das estruturas citadas.
b) a célula animal possui apenas os cloroplastos e as mitocôndrias das estruturas citadas.
c) a bactéria e a célula vegetal possuem todas as estruturas citadas.
d) o fungo e a célula animal não possuem as estruturas citadas.
e) a célula vegetal possui todas as estruturas citadas.

As bactérias empregaram o oxigênio reativo para aprimorar os processos celulares de transformação de energia, no que talvez constitua o maior exemplo de reciclagem de todos os tempos, cumprindo as seguintes etapas: oxidando o material que produziam, ao aprisionarem a energia da luz, as bactérias fotossintéticas roxas aumentaram sua capacidade de metabolizar ATP, o composto de armazenagem de energia usado por todas as células de todos os seres vivos. Decompondo as moléculas orgânicas e produzindo dióxido de carbono e água, as bactérias desviaram a combustão natural do oxigênio para seus próprios fins. Os organismos fermentadores foram atacados por bactérias, que usavam oxigênio e se multiplicaram em seu interior. É provável que os invasores - linhagem roxa – tenham sido as protomitocôndrias, que, alimentadas e protegidas num meio ambiente vivo, poderiam sair-se melhor, não destruindo seus hospedeiros, intolerantes ao oxigênio.
Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.
a) Os quatro processos celulares de transformação de energia nos seres vivos envolvem a luz do sol. São divididos em dois grupos: os de incorporação de energia, a exemplo da respiração e fermentação, e os de liberação de energia, tais como fotossíntese e quimiossíntese.
b) Em média, duas moléculas de ATP são produzidas pela respiração de uma molécula de glicose, enquanto essa mesma quantidade de glicose, com a evolução da fermentação, passou a gerar até 36 moléculas de ATP.
c) Admitir uma hipótese heterotrófica para explicar a origem dos seres vivos implica a aceitação da ocorrência de reações químicas muito mais complexas, pois o metabolismo dependia da presença de oxigênio, com rendimento energético menor e, consequentemente, menor descendência.
d) Por causa de mutações no material genético de seres heterótrofos, surgiram células autótrofas com a capacidade de produzir o seu próprio alimento a partir do uso de gás carbônico e de água do ambiente, utilizando a luz solar como fonte de energia para a síntese de matéria orgânica.
e) Atualmente, apesar de as mitocôndrias possuírem o seu próprio DNA linear e continuarem a se reproduzir como bactérias, o parasitismo se tornou permanente. Assim, ela não pode sobreviver sozinha, embora sua hospedeira o faça.

Analisando a tabela acima podemos considerar que os organismos do grupo
a) 1 tem célula procariótica, podendo o número indicar o grupo dos Protistas.
b) 4 tem célula eucariótica, podendo o número indicar o grupo dos Fungos.
c) 3 tem célula procariótica, podendo o número indicar o grupo das Arqueas.
d) 2 tem célula eucariótica, podendo o número indicar o grupo das Plantas.
e) 5 tem célula eucariótica, podendo o número indicar o grupo dos Animais.

É correto afirmar que a figura acima é uma representação esquemática de uma célula de um organismo que tem como característica principal a
a) presença de núcleo com nucléolo.
b) presença de núcleo sem nucléolo.
c) presença de envoltório nuclear.
d) ausência de material genético.
e) ausência de núcleo delimitado por envoltório nuclear.

Porém, o ilustrador cometeu um engano ao identificar as estruturas celulares. É correto afirmar que
a) II é uma célula vegetal e o engano está na identificação do complexo golgiense nesta célula, uma vez que este ocorre em células animais, mas não em células vegetais.
b) II é uma célula animal e o engano está na identificação do vacúolo em ambas as células, além de este ser característico de células vegetais, mas não de células animais.
c) II é uma célula animal e o engano está na identificação dos centríolos nesta célula, uma vez que estes são característicos de células vegetais, mas não de células animais.
d) I é uma célula animal e o engano está na identificação das mitocôndrias em ambas as células, além de estas ocorrerem em células animais, mas não em células vegetais.
e) I é uma célula vegetal e o engano está na identificação da membrana plasmática nesta célula, uma vez que esta ocorre em células animais, mas não em células vegetais.

Mais conteúdos dessa disciplina