Logo Passei Direto
Buscar
Temos no Brasil um Sistema Único de Saúde (SUS), desde a Constituição de 1988, cujos princípios são universalidade, equidade e integralidade da atenção à saúde. Pode-se descrever integralidade como:

a.

Entender o paciente na sua totalidade.

b.

Desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação de saúde.

c.

Oferecer medicações para o paciente.

d.

Atender crianças em condição de igualdade.

e.

Propor tratamentos de alta complexidade.
User badge image
Uilma Mendes

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para entender o conceito de integralidade no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), é importante considerar que a integralidade se refere à abordagem da saúde que considera o paciente de forma holística, levando em conta todos os aspectos que influenciam sua saúde e bem-estar. Analisando as alternativas: a) Entender o paciente na sua totalidade - Esta opção reflete bem o conceito de integralidade, pois enfatiza a visão completa do paciente. b) Desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação de saúde - Embora isso seja importante, não abrange completamente o conceito de integralidade, que vai além das ações. c) Oferecer medicações para o paciente - Esta opção é muito específica e não representa a integralidade. d) Atender crianças em condição de igualdade - Isso se relaciona mais à equidade do que à integralidade. e) Propor tratamentos de alta complexidade - Novamente, isso é muito específico e não abrange a totalidade do conceito de integralidade. Portanto, a alternativa que melhor descreve a integralidade no contexto do SUS é: a) Entender o paciente na sua totalidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Estamos observando um aumento expressivo na expectativa de vida dos brasileiros nas últimas décadas, de 43,3 anos em 1950 para 70,4 anos em 2000.
A que fatores pode ser atribuído este aumento?
a. Todas estão corretas.
b. Acesso a serviços de saúde.
c. Melhora da qualidade de vida.
d. Planejamento familiar.
e. Diminuição da fecundidade.

A Política Nacional de Humanização (PNH – HumanizaSUS), é uma proposta que atua a partir de orientações éticas, clínicas e políticas, que se traduzem em arranjos de trabalho. Dentre as estratégias que norteiam esta política, evidencia-se o acolhimento. É correto afirmar:


a. Acolhimento é ouvir e encaminhar.
b. Acolhimento é um processo de escuta ativa.
c. Acolhimento é receber o usuário com educação.
d. Acolhimento é escutar para reagendar.
e. Acolhimento é resolver os problemas do usuário.

O PSF (Programa de Saúde da Família) é definido como Estratégia Saúde da Família (ESF), em vez de programa, visto que o termo programa aponta para uma atividade com início, desenvolvimento e finalização. É correto afirmar:
a. A ESF é uma estratégia de reorganização da atenção primária e não prevê um tempo para finalizar esta reorganização.
b. A ESF trabalha com o apoio do Núcleo de Assistência à Saúde da Família, NASF.
c. A ESF tem a proposta de ampliar e aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde, privilegiando a construção de redes de atenção e cuidado.
d. A ESF é um modelo que procura reorganizar a Atenção Básica de acordo com os preceitos do SUS.
e. A ESF realiza articulações com os membros da família para reforçar o vínculo familiar.

Todos os profissionais envolvidos nas equipes de ESF devem participar do processo de territorialização, identificando situações de risco e vulnerabilidade, realizando busca ativa e notificando doenças e agravos de notificação compulsória; cadastrar famílias e indivíduos.
É errado afirmar que:
a. Cabem ao enfermeiro também as atividades de educação permanente da equipe de enfermagem, bem como o gerenciamento e a avaliação das atividades da equipe, de maneira particular do agente comunitário de saúde (ACS), que ocupa na ESF papel fundamental para a manutenção do vínculo entre os usuários e a Unidade de Saúde.
b. O enfermeiro é o profissional que faz as visitas domiciliares e determina os procedimentos mais adequados para cada profissional envolvido no atendimento deste grupo.
c. O enfermeiro é o profissional que exerce privativamente a direção dos órgãos de enfermagem e integra a estrutura básica de instituições de saúde, pública ou privada, e a chefia de serviço de enfermagem, coordenando a atuação do auxiliar e do técnico.
d. Ações educativas, que interfiram no processo de saúde-doença, devem ser incrementadas, bem como o incentivo à mobilização e à participação da comunidade, com o intuito de efetivar o controle social.
e. Ao enfermeiro cabe atender a saúde dos indivíduos e famílias cadastradas, realizando consulta de enfermagem, procedimentos, atividades em grupo e, conforme protocolos, solicitar exames complementares, prescrever medicações e gerenciar insumos e encaminhar usuários a outros serviços.

Quando os sistemas de saúde de um país estão organizados com base na APS (Atenção Primária à Saúde), apresentam melhor desempenho, devido principalmente à acessibilidade, integralidade e organização e otimização dos recursos.
Apresentam também como resultados:
a. Apresentam redução da mortalidade, diminuição dos custos da atenção, maior acesso aos serviços, redução das internações e atendimentos de urgência.
b. Redução das infecções, melhora da educação em saúde e diminuição da incidência de câncer.
c. Apresentam redução da expectativa de vida, redução de custos com medicações e adoecimento.
d. Redução do envelhecimento, aumento da fecundidade.
e. Redução da incidência de doenças crônico-degenerativas, maior acesso aos serviços de saúde, aumento dos atendimentos de urgência.

Mais conteúdos dessa disciplina