Logo Passei Direto
Buscar
Diná é pedagoga em uma escola de EJA em Salgueiro (PE) e tem notado que os docentes consideram a avaliação mediadora um exercício complexo para ser executado, pois avaliam que a relação intensa que o método demanda não seria exequível.
Sendo assim, qual alternativa correta pode sugerir algumas possibilidades de saída para a pedagoga Diná?
Diná deve punir os professores por não cumprirem suas diretivas e inviabilizar projetos que não tenham por base a avaliação mediadora.
A avaliação deve ser um processo dialogado na escola, acolhendo uma construção cuidadosa e sistemática com os estudantes, mas vale dizer, a palavra final deve ser sempre da pedagoga.
A avaliação mediadora deve ser pensada como um elemento de conexão entre escola e secretaria de educação, afinal, o que deve ser mediado são os conteúdos que essa última instância coloca para os professores e estudantes.
Diná deve fortalecer com os docente a noção de que o acompanhamento deve se dar não como tutela, mas como uma colaboração no “[...] processo de construção de conhecimento implica favorecer o desenvolvimento do aluno, orientá-lo nas tarefas, oferecer-lhe novas leituras ou explicações, sugerir-lhe investigações, proporcionar-lhe vivências enriquecedoras e favorecedoras à sua ampliação do saber” (HOFFMANN, 1994, p. 57).
A avaliação mediadora é uma forma ultrapassada de contato com os estudantes, devendo ser substituída pela avaliação classificatória/somativa.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

A alternativa correta que pode sugerir possibilidades de saída para a pedagoga Diná é: "Diná deve fortalecer com os docentes a noção de que o acompanhamento deve se dar não como tutela, mas como uma colaboração no '[...] processo de construção de conhecimento implica favorecer o desenvolvimento do aluno, orientá-lo nas tarefas, oferecer-lhe novas leituras ou explicações, sugerir-lhe investigações, proporcionar-lhe vivências enriquecedoras e favorecedoras à sua ampliação do saber' (HOFFMANN, 1994, p. 57)." Essa abordagem promove um ambiente colaborativo e de apoio, essencial para a implementação da avaliação mediadora.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Eleanor cursa licenciatura em educação física em Ipatinga (MG) e está realizando uma etapa de estágio e se deparou com o seguinte recorte em um texto: Com efeito, a ___________ é um elemento inerente a qualquer processo de ensino-aprendizagem.
Para auxiliar a graduanda, assinale a alternativa que contém as palavras que faltam no parágrafo:
avaliação; estágio; correção.
avaliação classificatória; ensino-aprendizagem; avaliação.
intolerância; formação; avaliação.
avaliação; ensino-aprendizagem; avaliação.
avaliação; ensino-aprendizagem;desatenção.

(FAFIPA - 2020 - Prefeitura de Arapongas – PR - Professor de Educação Física - Adaptada) A formação profissional é um processo pedagógico, intencional e organizado, de preparação teórico-científica e técnica do professor para dirigir competentemente o processo de ensino.
Nessa perspectiva, sobre a didática e a formação profissional do professor, assinale (C) para alternativa CORRETA e (I) para alternativa INCORRETA.
( ) O processo didático efetiva a mediação escolar de objetivos, conteúdos e métodos das matérias de ensino.
( ) A didática pode constituir-se como um sinônimo de conservadorismo.
( ) A didática descreve e explica os nexos, relações e ligações entre ensino e a aprendizagem; investiga os fatores co-determinantes desses processos; indica princípios, condições e meios de direção do ensino, tendo em vista a aprendizagem, que são comuns ao ensino das diferentes disciplinas de conteúdos específicos.
( ) A didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente.
I, I, C, C.
X C, C, I, C.
C, I, C, C.
C, C, C, I.
C, C, C, C.

(AEVSF/FACAPE - 2021 - Prefeitura de Petrolina - PE - Professor Substituto Ensino Fundamental - Anos Finais de Matemática - Adaptada): A docência é uma prática educativa, ou seja, uma forma de intervenção na realidade social por intermédio da educação.
A esse respeito, é pertinente a afirmação apresentada por Rios (2002), ao explicitar que uma dessas dimensões diz respeito à orientação da ação, fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo.
Esses princípios se referem a uma dimensão, cuja alternativa correta é
midiática.
técnica.
X ética.
estética.
arte.

(UFMT - 2021 - UFMT - Pedagogo - Adaptada) O conceito de educação tem se ampliado na contemporaneidade. A diversificação das atividades educativas na sociedade tem ocasionado mudanças na ação pedagógica, nas esferas política, cultural e econômica.
Tendo isso em mente, assinale a afirmativa correta.
X A Pedagogia, por meio de conhecimentos filosóficos, científicos e técnico-profissionais, pesquisa a realidade educacional em transformação, portanto cabe a ela investigar os processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos na sociedade do conhecimento e da informação.
A Pedagogia deve abandonar a formação de sujeitos racionais pela razão crítica, pois cabe a ela retomar o sentido da busca da autonomia e da valorização de uma ciência não absolutizada ou ideológica, conectada ao contexto social, político e cultural.
A educação é uma prática social que só pode ser entendida dentro do funcionamento geral da sociedade da qual faz parte. Conceitualmente, ela se desenvolve de forma independente e insubordinada a interesses econômicos, político-partidários, ideológicos e culturais.
A educação é uma prática que só pode ser entendida dentro da desigualdade social. Conceitualmente, ela se desenvolve de forma subordinada aos interesses econômicos das elites.
A “sociedade do conhecimento” é eminentemente pedagógica. Nela, os vínculos entre educação e economia são estreitos, pois a tarefa central da Pedagogia consiste em propor as melhores formas de preparar os sujeitos para o mercado de trabalho.

Mais conteúdos dessa disciplina