Logo Passei Direto
Buscar
O aluno com deficiência intelectual vive cotidianamente processos de in/exclusão no espaço escolar, desenvolvendo uma forma de presença ausente. Mesmo estando ali, ali ele não parece estar.
De acordo com Eliana Menezes é correto afirmar que:
I. O olhar destinado para o aluno com DI parte de uma compreensão incapacitante de deficiência.
II. A visão do aluno com Deficiência intelectual resulta dos processos históricos de avaliação, diagnóstico e produção desse sujeito pelo saber clínico.
III. O sujeito com DI (já nomeado como idiota, débil mental, deficiente mental, mongoloide...) tem sido pensado a partir de padrões de QI que indicam previamente quais serão suas conquistas.
IV. O indivíduo com Deficiência intelectual não precisa nem ter nascido para que os manuais clínicos já consigam prever quais serão suas possibilidades de desenvolvimento ao longo de sua vida, atrelando potencialidades e incapacidades ao grau de QI (Coeficiente intelectual).
A I, III e IV.
B II, III.
C I, II, III e IV.
D I e IV.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O olhar destinado para o aluno com DI parte de uma compreensão incapacitante de deficiência. Verdadeiro, essa afirmativa reflete uma crítica comum à forma como a deficiência é muitas vezes percebida, enfatizando uma visão que limita as capacidades do aluno. II. A visão do aluno com Deficiência intelectual resulta dos processos históricos de avaliação, diagnóstico e produção desse sujeito pelo saber clínico. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reconhece que a forma como a deficiência intelectual é entendida é influenciada por contextos históricos e clínicos. III. O sujeito com DI (já nomeado como idiota, débil mental, deficiente mental, mongoloide...) tem sido pensado a partir de padrões de QI que indicam previamente quais serão suas conquistas. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois reflete a prática de usar o QI como um indicador das capacidades e conquistas do indivíduo. IV. O indivíduo com Deficiência intelectual não precisa nem ter nascido para que os manuais clínicos já consigam prever quais serão suas possibilidades de desenvolvimento ao longo de sua vida, atrelando potencialidades e incapacidades ao grau de QI (Coeficiente intelectual). Verdadeiro, essa afirmativa também é correta, pois critica a forma como as previsões sobre o desenvolvimento são feitas com base no QI, mesmo antes do nascimento. Com base na análise, todos os itens I, II, III e IV são verdadeiros. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: C) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O profissional que atua no serviço de apoio, ou seja, o profissional de Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem, geralmente, formação específica no campo da Educação Especial, este profissional pode constituir-se na base articuladora da inclusão escolar de alunos surdos. De acordo com Kraemer, o profissional que atua no serviço de apoio é responsável por promover um processo de associação entre os docentes da escola comum, profissionais de escolas bilíngues para surdos e outros profissionais, dentre eles, psicólogos, fonoaudiólogos.
Analise as assertivas abaixo e assinale (V) para as sentenças corretas e (F) para as falsas.
( ) Quando esse papel de apoio é pensado a partir da possibilidade de promoção de condições de aprendizagem do aluno surdo, a articulação entre professores da escola comum e professores da educação especial é uma das possibilidades para pensar e promover a inclusão escolar.
( ) A família não pode ser considerada uma aliada do processo educacional do aluno surdo, pois ela é a única responsável pela promoção de condições substanciais ao desenvolvimento cognitivo do sujeito.
( ) Pensar a educação de surdos em nosso presente, a partir da política de inclusão escolar, requer que uma rede seja orquestrada, nesta rede, diferentes profissionais, espaços, saberes e sujeitos encontram-se conectados em prol de uma educação de qualidade, que propicie o desenvolvimento aos atores envolvidos.
( ) A educação de surdos implica um olhar voltado à singularidade do sujeito: sua fluência linguística, se desenvolve uma leitura compreensiva e analítica de materiais disponibilizados em Língua Portuguesa escrita e se consegue fazer uma leitura de mundo das questões curriculares desenvolvidas no espaço escolar.
A) V – F – V – V.
B) V – F – F – V.
C) F – V – V – V.
D) F – F – V – F.

É necessário refletir sobre o lugar de um suposto padrão e as relações que se estabelecem nas instituições. Segundo Ross (2007) precisamos repensar as maneiras de olhar para as diferenças na escola e experimentar um olhar que procure suspeitar de como elas são percebidas e nomeadas por nós, pois elas 'são produzidas em nossa cultura escolar, emaranhada em uma ampla rede de relações de poder e de discursos que constituem o modo como olhamos, como dizemos, como descremos, como avaliamos, como agimos...'.
Analise as afirmativas a seguir e assinale uma delas que seria a forma correta de se referir ou caracterizar os alunos no contexto educacional.
A) João não tem educação de base da família, Rita é deficiente e Claudia demora demais para entender o que é solicitado, somente Ricardo é atento e educado.
B) João é mal educado, Rita é autista e Claudia é lenta demais, somente Ricardo é inteligente.
C) João não apresenta um comportamento desejado, Rita tem problemas de aprendizagem e Claudia sempre se atrasa, somente Ricardo condiz com o que é esperado de um bom aluno.
D) João precisa de apoio para compreender o que é solicitado, Rita é apresenta diagnóstico de autismo e Claudia quando senta em dupla, se atrasa nas atividades, somente Ricardo apresenta-se atento nas atividades que lhe interessam.

Kaemer cita que a política de 2008, objetiva efetivar ações para “o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais”.
Nas diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008) é estabelecido em relação a inclusão dos alunos surdos na escola regular, que: Assinale a afirmativa correta:
A - “A educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua espanhola, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade oral para estudantes surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Espanhola e o ensino da Libras para os demais estudantes da escola”.
B - “A educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino em escolas de línguas a Língua Portuguesa e na língua de sinais. O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para estudantes não surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino da Libras para os demais estudantes da escola”.
C - “A educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua de sinais, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para estudantes surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino da Libras para os demais estudantes da escola”.
D - “A educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Inglesa e na língua de sinais, o ensino da Língua Inglesa como segunda língua na modalidade escrita para estudantes normais, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e e Lingua Inglesa para os demais estudantes da escola”.

Graciele Kraemer, a partir de sua experiência e estudos, descreve seu entendimento sobre a Surdez no contexto da Educação Especial e Inclusiva. Pensar a surdez e a educação de surdos, de acordo com Graciele Kraemer, deve considerar os movimentos históricos que passam a reverberar, em nosso presente, na política de inclusão escolar, e por isso, ela destaca como aspectos centrais:
Analise as afirmativas abaixo em relação a Educação de Surdos e assinale a alternativa com os itens corretos:
I. É crucial compreender a surdez e educação de surdos como a mesma coisa.
II. A surdez vem sendo significada a partir da compreensão cultural da deficiência.
III. Na década de 1990, a educação de surdos passa a ser significada a partir de uma perspectiva bilíngue.
IV. Há a necessidade de se pensar ambientes educacionais que sejam linguisticamente favoráveis ao desenvolvimento do aluno surdo.
A) II, III e a IV.
B) I, III e a IV.
C) I, II e a IV.
D) II e a IV.

Mais conteúdos dessa disciplina