Logo Passei Direto
Buscar
É normal que uma pessoa com desenvolvimento maior na inteligencia linguistica apresente as seguintes caracteristicas:
Assinale a alternativa correta:
I. Escuta e responde ao som, ao ritmo, à cor e à variedade da palavra falada;
II. Imita os sons, a linguagem, a leitura e a escrita dos outros;
III. Escuta eficientemente, compreende, parafraseia, interpreta, entretanto esquece do que foi dito;
IV. Lê eficientemente, compreende, resume, interpreta ou explica e recorda-se do que foi lido;
V. Escreve eficientemente: compreende e aplica regras de gramatica, ortografia, pontuação e usa um vocabulário eficiente, entretanto, a leitura em voz alta é falha, tem dificuldades para ler em publico e normalmente gageja;
VI. Exibe habilidade para aprender outros idiomas;
somente as alternativas III e V estão incorretas
somente as alternativas I e IV estão incorretas
somente as alternativas II e IV estão incorretas
somente as alternativas I e VI estão incorretas
somente as alternativas III e VI estão incorretas
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas: I. Escuta e responde ao som, ao ritmo, à cor e à variedade da palavra falada. Verdadeira, uma pessoa com alta inteligência linguística geralmente tem sensibilidade a sons e ritmos da linguagem. II. Imita os sons, a linguagem, a leitura e a escrita dos outros. Verdadeira, a imitação é uma característica comum em pessoas com desenvolvimento linguístico. III. Escuta eficientemente, compreende, parafraseia, interpreta, entretanto esquece do que foi dito. Incorreta, pois uma pessoa com alta inteligência linguística tende a lembrar do que foi dito, não a esquecer. IV. Lê eficientemente, compreende, resume, interpreta ou explica e recorda-se do que foi lido. Verdadeira, essa é uma característica de quem tem inteligência linguística desenvolvida. V. Escreve eficientemente: compreende e aplica regras de gramática, ortografia, pontuação e usa um vocabulário eficiente, entretanto, a leitura em voz alta é falha, tem dificuldades para ler em público e normalmente gagueja. Incorreta, pois uma pessoa com alta inteligência linguística geralmente não apresenta essas dificuldades na leitura em voz alta. VI. Exibe habilidade para aprender outros idiomas. Verdadeira, pessoas com inteligência linguística desenvolvida costumam ter facilidade em aprender novas línguas. Agora, vamos identificar quais alternativas estão incorretas: - A alternativa III está incorreta. - A alternativa V está incorreta. Portanto, as alternativas que estão incorretas são III e V. A alternativa correta que menciona isso é: "somente as alternativas III e V estão incorretas".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Dr. Gardner conduz a muitos anos pesquisas sobre o desenvolvimento das capacidades cognitivas humanas. Em seu estudo, rompe-se a tradição comum da inteligência, que se define em duas suposições fundamentais: “a cognição humana é unitária e os indivíduos podem ser adequadamente descritos como possuidores de uma inteligência única e quantificável” (apud CAMPBELL, CAMPBELL, DICKINSON, 2000). Seus diagnósticos de pesquisa sobre as capacidades humanas estabelecem criterios segundo os quais é possivel medir se um talento é realmente uma inteligencia e que cada inteligencia deve ser uma caracteristica de desenvolvimento do ser, ser passivel de observação em pessoas especiais, tanto quanto em prodigíos ou em “idiots savants” (individuos que possuam algum retardo intelectual/mental que demonstram talento especial em alguma área limitada, como memorização, rápida realização de calculos, etc.) (CAMPBELL, CAMPBELL, DICKINSON, 2000). A maioria das pessoas possuem todos os espectros das inteligências, entretanto, cada indivíduo denota características cognitivas diferentes. Em suma, cada ser, possuí quantidades variadas das oito inteligências, que são combinadas e usadas de acordo com as necessidades e os interesses, tornando essa combinação e seu uso extremamente pessoal.
Quais são as oito inteligências diagnosticadas pelo Dr. Gardner? Assinale a alternativa correta
verbal-linguistica, lógico matematica, visual, cinestesica, materialista, interpessoal, intrapessoal e animal
musical, instrumental, naturalista, visual, linguistica, matematica, espiritual e interpessoal
naturalista, inter pessoal, intra pessoal, lógico matematica, verbal-linguistica, espacial, humoristica e pessoal
Verbal linguistica, lógico-matematica, tátil-cinestesica, visuoespacial, intrapessoal, interpessoa, musical e naturalista
Verbal linguistica, visuoespacial, lógico-matematica, material, espiritual, naturalista, animal e instrumental

As múltiplas tarefas das mulheres, não só como mães como também como profissionais, ---------- as relações maritais e parentais, surgindo um ------------- no valor da presença dos avós e irmãos mais velhos nos cuidados com as crianças (Dessen & Braz, 2000), derivando em uma necessidade cada vez maior de que as crianças sejam ------------------- e que tenham conhecimentos técnicos para lidar com aparelhos eletrônicos em função de sua alimentação.
Quais palavras completam o texto acima descrito:
modificou;exacerbação; superprotegidas
enalteceu; aumento; cuidadas.
engrandeceu; diminuição; cuidadas
alterou; aumento; independentes.
alterou; diminuição; independentes.

Um dos fatores da inteligência múltipla é que ela apresenta a capacidade de ser dividida em outras três categorias. Leia as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa correta.
Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta
I- Quatro das oito estão “relacionadas ao objeto” encontradas e moldadas em seu meio, que são as inteligências espacial, lógico-matemática, cinestésico-corporal e naturalista
II- As inteligencias “insentas de objetos”, são representadas pelas inteligências linguistica-verbal e musical não sao relacionadas ao mundo físico, porém dependem da expressão da linguagem e dos sistemas musicais
III- as inteligências “relacionada às pessoas”, e não aos objetos, são as inteligencias interpessoal e intrapessoal denotando um agrupamento de equilíbrio.
Somente as afirmativas I e III estão corretas
As afirmativas I, II e III estão corretas
Somente as afirmativas I e II estão corretas
Somente a afirmativa III está correta
Somente a afirmativa II está correta

Segundo Campbell (et all, 2000) existem 10 procedimentos para uma escuta eficiente, sendo eles 1. Encontrar áreas de interesse 2. Julgar o conteúdo, não a comunicação 3. Conter o seu entusiasmo 4. Escutar em busca de idéias 5. Ser flexível 6. Aplicar-se na escuta 7. Resistir às distrações 8. Exercitar sua mente 9. Manter a mente aberta 10. Capitalizar sobre o fato, pois o pensamento é mais rápido que a fala. Os ouvintes eficientes e deficientes veem e comportam-se de forma diferenciada para cada um desses itens. No item 9 (Mantem a mente aberta), como que os ouvintes eficientes se comportam? Assinale a alternativa correta.
Tomam notas intensivamente, usando apenas um sistema
Criam oportunidades: perguntam “o que há nisso pra mim?”
Combatem ou evitam as distrações; toleram os maus hábitos; sabem como se concentrar
Consideram pontos de vista diferentes antes de formar opiniões
Concordam com a informação quando ela corrobora idéias preconcebidas

A Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação recomendou aos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, um suporte ao ----------------------------------------, com unidade específica de auxílio e orientação, informação e assistência à família onde se apresente uma criança superdotada, visando uma ------------------ ----------------------------------------------, para que os familiares não se sintam sem apoio ou desnorteados com a situação.
Quais palavras completam o texto acima descrito:
escola ecomunidade; permuta constante entre escola e comunidade.
aluno e professor; permuta constante entre família e escola.
escola e família; permuta constante entre escola e família
professor e escola; permuta constante entre professor e escola.
comunidade e família; permuta constante entre comunidade e família.

A ocorrência do surgimento de uma criança com altas habilidades/superdotação no meio familiar, produz uma repercurssão nos papéis entre pais e filho com esse potencial, exigindo de todos os indivíduos do meio uma alteração em seus comportamentos. Os pais, normalmente, possuem pouca ou nenhum conhecimento a despeito das necessidades de seus filhos com altas habilidades/superdotação, ficando imprecisos quanto ao rumo de seus comportamentos, se estimulam ou inibem as capacidades inerentes ao filho “especial”. Essa situação se dá por conta de:
Qual afirmativa(s) está(ão) incorreta(s)?
I. preconceitos e esteriótipos
II. hostilidade disfarçada sobre aqueles que possuem alto potencial
III. inveja, uma vez que os pais sempre querem possuir altas habilidades igual o filho
IV. falta de orientações em relação a criação e educação de um filho “normal” e do seu superdotado
V. predileção em se ter uma criança “normal” ao invés de um filho superdotado, com necessidades diferenciadas.
Somente as alternativas II e IV
Somente a alternativa IV
Somente a alternativa II e V
Somente as alternativas I e V
Somente a alternativa III

Referente as tecnologias que auxiliam no desenvolvimento das inteligência verbal-linguística, leia o trecho abaixo e responda a alternativa correta: A aprendizagem do aluno em digitar no computador, hoje é tão importante quando a escrita a lápis. O uso da tecnologia eletrônica está gerando um grande avanço no aprimoramento das habilidades da fala, pois faz e aproxima pessoas de diversas localizações do mundo.
Da mesma forma que computadores tem facilitado a aprendizagem da escrita pelos alunos, quais outros métodos facilitam esse aprendizado de escrita? Assinale a alternativa correta.
ouvir musica
dançar
áudios e gravações em vídeos
realizar esportes em geral
jogo sudoku

De qual inteligência esse parágrafo se refere? Assinale a alternativa correta:
Inteligência musical
Inteligência cinestésica
Inteligência visuespacial
Inteligência verbal-linguística
Inteligência intrapessoal

Mais conteúdos dessa disciplina