Logo Passei Direto
Buscar
É importante frisar que um problema, da mesma forma que entra na agenda, pode também sair. Sobre o assunto, Subirats (1989 apud SECCHI, 2010) aponta alguns fatores que ocasionam essa situação.
Com relação a esses fatores, assinale a alternativa CORRETA:
A Limitação de recursos humanos, financeiros e materiais; falta de tempo, de vontade política ou de pressão unitária.
B Limitação de recursos humanos, financeiros e materiais; falta de tempo, de vontade política ou de pressão popular.
C Limitação de recursos humanos, financeiros e materiais; grande empenho e vontade política ou pressão popular.
D Limitação de recursos humanos, financeiros e sociais; falta de tempo, de vontade política ou de pressão popular.
User badge image
Questões para Estudantes

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar as alternativas em relação aos fatores que podem fazer um problema sair da agenda pública, conforme mencionado por Subirats. Vamos analisar cada alternativa: A) Limitação de recursos humanos, financeiros e materiais; falta de tempo, de vontade política ou de pressão unitária. - A expressão "pressão unitária" não é comum nesse contexto. B) Limitação de recursos humanos, financeiros e materiais; falta de tempo, de vontade política ou de pressão popular. - Esta alternativa menciona "pressão popular", que é um fator relevante para a manutenção de um problema na agenda. C) Limitação de recursos humanos, financeiros e materiais; grande empenho e vontade política ou pressão popular. - A presença de "grande empenho" não se alinha com a ideia de que um problema pode sair da agenda. D) Limitação de recursos humanos, financeiros e sociais; falta de tempo, de vontade política ou de pressão popular. - A expressão "recursos sociais" não é tão comum quanto "recursos materiais". A alternativa que melhor reflete os fatores que podem fazer um problema sair da agenda, considerando a falta de vontade política e a pressão popular, é a B: Limitação de recursos humanos, financeiros e materiais; falta de tempo, de vontade política ou de pressão popular.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O ciclo das políticas públicas pode ser entendido como uma ferramenta metodológica que se efetiva como estágios contemplando a formulação, a implementação e a avaliação das políticas.
Três aspectos são levados em conta para a avaliação das políticas públicas. Com relação a um desses aspectos, que é a eficácia, assinale a alternativa CORRETA:
A Relação entre os recursos alocados para produzir bens ou prestar serviços e os resultados obtidos.
B Relação custo-benefício que, para ser ótima, requer que os benefícios superem os custos.
C Satisfação dos beneficiários com os resultados alcançados pela política.
D Avaliação dos gastos envolvidos na obtenção de insumos.

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, estabelece as normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Conforme Soares (2012), a LRF está alicerçada em quatro pilares, conhecidos como os princípios da gestão fiscal, os quais contribuem para que a lei alcance os seus objetivos.
Quais são?
A eficácia, transparência, responsabilidade e equidade.
B planejamento, controle, eficácia e equidade.
C controle, eficácia, equidade e responsabilidade.
D planejamento, controle, transparência e responsabilidade.

Os conselhos gestores de políticas públicas devem ser compostos por um número par de conselheiros, sendo que para cada conselheiro representante do Estado, haverá um representante da sociedade civil, porém existe exceção a esta regra de paridade para o conselho.
Sobre essa exceção, assinale a alternativa CORRETA:
A De Controle Social do Bolsa Família.
B Da Assistência Social.
C Da Saúde.
D Da Educação

A LRF está alicerçada em quatro pilares, conhecidos como os princípios da gestão fiscal, os quais contribuem para que a lei alcance os seus objetivos.
Sobre esses objetivos, assinale a alternativa CORRETA:
A Controle: busca prevenir os riscos e corrigir eventuais erros sujeitos na gestão privada.
B Responsabilidade: impõe ao administrador público o fiel cumprimento da LRF, sob pena de responsabilidade por atos legais e legítimos.
C Planejamento: é o que dá sustentação à gestão fiscal, pois se utiliza de instrumentos operacionais que indicarão quais obras e serviços o governo quer efetivamente realizar.
D Transparência: visa não colocar à disposição de toda a sociedade todos os atos e fatos da administração pública.

No ambiente da administração pública existem o controle interno e o controle externo.
Sobre o controle interno, assinale a alternativa CORRETA:
A O controle interno é aquele exercido pelos próprios órgãos estatais, ou seja, dentro da estrutura dos poderes, a qual pratica seus atos e os controla, visando a garantia do cumprimento dos objetivos, destacando o cumprimento de leis, regulamentos, políticas, diretrizes e procedimentos da organização.
B O Controle interno compreende a ação do Poder Legislativo mediante o auxílio dos Tribunais de Contas da União dos Estados e dos municípios.
C O controle interno atua através do Poder Legislativo com auxílio do Tribunal de Contas da União e dos estados. É aquele desempenhado por órgão apartado do outro controlado, tendo por finalidade a efetivação de mecanismos, visando garantir a plena eficácia das ações de gestão governamental.
D O controle interno fiscaliza a administração pública, na gestão dos interesses da sociedade, por órgão de fora de suas partes, impondo atuação em consonância com os princípios determinados pelo ordenamento jurídico, como os da legalidade, legitimidade, economicidade, moralidade, publicidade, motivação, impessoalidade, entre outros.

O controle social é inegavelmente um importante instrumento para consolidar a democracia e para fortalecer as ferramentas de participação popular. Neste sentido, a democracia participativa vem crescendo nos últimos tempos devido à demanda em torno da ampliação das formas de controle exercidas pela comunidade.
Sobre como podemos definir o controle social, assinale a alternativa CORRETA:
A Teoria marxista: Weber define Estado como toda comunidade humana que exerce com êxito o monopólio legítimo da força física em um território determinado.
B Teoria marxista: o Estado é ferramenta de dominação de uma classe sobre outras, nascendo dos conflitos internos. Quando esses conflitos cristalizam-se em classes sociais opostas, a ordem só pode ser mantida por um poder acima da sociedade. Teoria weberiana: Weber define Estado como toda comunidade humana que exerce com êxito o monopólio legítimo da força física em um território determinado.
C Teoria marxista: o Estado não é ferramenta de dominação de uma classe sobre outras, nascendo dos conflitos internos. Quando esses conflitos cristalizam-se em classes sociais opostas, a ordem só pode ser mantida por um poder acima da sociedade. Teoria weberiana: Weber define Estado como toda comunidade humana que exerce com êxito o monopólio legítimo da força física em um território determinado.
D Teoria marxista: o Estado é ferramenta de dominação de uma classe sobre outras, nascendo dos conflitos internos. Quando esses conflitos cristalizam-se em classes sociais opostas, a ordem só pode ser mantida por um poder acima da sociedade. Teoria weberiana: Weber define Estado como toda comunidade humana que exerce com êxito o monopólio legítimo da força física em um território predeterminado.

“O Príncipe”, livro publicado postumamente em 1532, apresenta um tratado sobre a arte do governo. Um dos aspectos mais relevantes de sua obra trata da percepção de que os homens são ambiciosos e tendem a agir de forma egoísta. Por isso, as ações na direção do interesse comum só ocorrem em virtude da força da lei.
Quem escreveu essa obra tão relevante:
A Nicolau Maquiavel
B Karl Marx
C Max Weber
D Thomas Weber

Mais conteúdos dessa disciplina