Logo Passei Direto
Buscar

Estradas

Outros
A predominância do Executivo deve-se ao fato de esse poder ter-se apresentado mais capaz de responder às demandas que o advento do Welfare State representou, em termos de multiplicação de tarefas que o Estado contemporâneo foi chamado a desempenhar. As eleições populares e diretas para a chefia do Poder Executivo, como ocorre no sistema de governo presidencialista, conferem a esse poder a legitimidade democrática necessária ao exercício das diversas tarefas que lhe foram incumbidas. (...) A eleição do Presidente da República resulta, também, na eleição do candidato a Vice-Presidente com ele registrado.
A partir das informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. A Constituição Federal de 1988 prevê a eleição indireta apenas quando ocorre a vacância do cargo de Presidente da República nos últimos doze meses do período presidencial.
II. Em caso de impedimento ou vacância dos cargos do Presidente e do Vice-Presidente da República, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.
III. A Constituição Federal de 1988 não prevê a eleição indireta em caso de vacância, visto que o cargo de Presidente da República é ocupado pelo Presidente da Câmara dos Deputados por tempo indeterminado.
IV. A Constituição Federal de 1988 prevê a eleição indireta quando ocorre a vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República nos últimos dois anos do período presidencial.
a. I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
b. I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.
c. I - 1; II - 3; III - 2; IV - 4.
d. I - 4; II - 1; III - 2; IV - 3.
e. I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas para determinar a sequência correta: I. A Constituição Federal de 1988 prevê a eleição indireta apenas quando ocorre a vacância do cargo de Presidente da República nos últimos doze meses do período presidencial. Essa afirmativa é falsa. A eleição indireta ocorre nos últimos dois anos do mandato. II. Em caso de impedimento ou vacância dos cargos do Presidente e do Vice-Presidente da República, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. Essa afirmativa é verdadeira. A ordem de sucessão está correta. III. A Constituição Federal de 1988 não prevê a eleição indireta em caso de vacância, visto que o cargo de Presidente da República é ocupado pelo Presidente da Câmara dos Deputados por tempo indeterminado. Essa afirmativa é falsa. O cargo de Presidente da República não é ocupado por tempo indeterminado, e a eleição indireta é prevista. IV. A Constituição Federal de 1988 prevê a eleição indireta quando ocorre a vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República nos últimos dois anos do período presidencial. Essa afirmativa é verdadeira. A eleição indireta é prevista para essa situação. Agora, organizando as afirmativas verdadeiras e falsas: - I: Falsa - II: Verdadeira - III: Falsa - IV: Verdadeira Portanto, a sequência correta, considerando que as afirmativas II e IV são verdadeiras, e I e III são falsas, é: II - 1; IV - 3. Assim, a alternativa correta é: a. I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As competências da Justiça federal, de regra, encontram-se previstas expressa e taxativamente, cabendo à Justiça estadual a competência residual. A Justiça federal, por sua vez, pode ser comum ou especializada. Neste caso, têm-se a Justiça do Trabalho, a Justiça Militar e a Justiça Eleitoral. Na Justiça estadual, prevê-se apenas a possibilidade de Justiça militar especializada.
A partir das informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Aos juízes federais compete processar e julgar as causas em que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes, exceto as de falência, as de acidentes de trabalho e as sujeitas à Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho.
II. Aos juízes federais compete processar e julgar os crimes políticos e as infrações penais praticadas em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas, excluídas as contravenções e ressalvada a competência da Justiça Militar e da Justiça Eleitoral.
III. Aos juízes federais compete processar e julgar os crimes previstos em tratado ou convenção internacional, quando, iniciada a execução no País, o resultado tenha ou devesse ter ocorrido no estrangeiro, ou reciprocamente.
IV. Aos juízes federais compete processar e julgar os habeas corpus, em matéria criminal de sua competência ou quando o constrangimento provier de autoridade cujos atos não estejam diretamente sujeitos a outra jurisdição.

Os tribunais de contas foram considerados, pela Constituição brasileira de 1988, órgãos auxiliares do Poder Legislativo quando no exercício do controle externo. Organicamente, portanto, atrelam-se à estrutura do Congresso Nacional. Sua natureza jurídica é a de órgão administrativo, técnico, de controle e auxiliar, nessa matéria, do Poder Legislativo. Isso, contudo, em nada deslegitima ou desautoriza sua atuação, tendo em vista que o essencial, em tema de fiscalização, é preservar a separação do fiscalizador em relação aos órgãos de execução material a serem fiscalizados, particularmente em relação à Administração Pública.
Diante da constatação de ilegalidade de despesa pelo Tribunal de Contas da União, foi comunicada a suspensão dos efeitos de um contrato administrativo pelo Congresso Nacional. De acordo com a Constituição Federal, cabe ao Tribunal de Contas da União, ao exercer o controle externo,
a. sustar a execução do contrato administrativo, sem a necessidade de comunicação da decisão à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.
b. comunicar imediatamente ao Poder Executivo para que tome as providências cabíveis quanto aos efeitos da sustação do contrato.
c. sustar a execução do contrato administrativo imediatamente, comunicando ao Congresso Nacional para que tome as medidas cabíveis.
d. determinar de imediato a sustação do contrato administrativo quando constatar ilegalidade de despesa.
e. impor aos responsáveis multa proporcional ao dano causado, sendo a decisão título executivo extrajudicial.

Mais conteúdos dessa disciplina