Logo Passei Direto
Buscar
Os circuitos resistivos podem ser reduzidos a partir de associação dos resistores, resultando em um único resistor chamado de resistor equivalente. A técnica de redução de circuitos, pelo método de associação dos resistores, pode transformar um circuito com vários resistores em apenas um resistor. A necessidade de combinar resistores em série ou em paralelo ocorre tão frequentemente que estas conexões merecem uma atenção especial. O processo de combinar resistores é mais fácil se os combinarmos de dois em dois.
Sobre esse assunto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na associação série de resistores, a resistência equivalente é obtida pela soma dos resistores. Este valor da resistência equivalente é o valor visto pela fonte, independente de quantos resistores estiver em série.
( ) Dois resistores em paralelo têm o comportamento como um único resistor, em que a resistência equivalente é igual ao produto das suas resistências dividido pela soma das resistências.
( ) Alguns circuitos podem apresentar parte dos resistores conectados em série e outra parte em paralelo, são chamados de circuitos mistos.
( ) Na análise de circuitos elétricos existem apenas as conexões em série e em paralelo. Circuitos mistos não existem.
A V - V - V - F.
B F - F - V - V.
C F - V - F - V.
D V - V - F - F.
User badge image
Questões Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre circuitos resistivos: ( ) Na associação série de resistores, a resistência equivalente é obtida pela soma dos resistores. Este valor da resistência equivalente é o valor visto pela fonte, independente de quantos resistores estiver em série. É verdadeira (V). Na associação em série, a resistência total é a soma das resistências individuais. ( ) Dois resistores em paralelo têm o comportamento como um único resistor, em que a resistência equivalente é igual ao produto das suas resistências dividido pela soma das resistências. É falsa (F). A fórmula correta para a resistência equivalente \( R_{eq} \) de dois resistores \( R_1 \) e \( R_2 \) em paralelo é \( \frac{1}{R_{eq}} = \frac{1}{R_1} + \frac{1}{R_2} \), ou seja, não é o produto dividido pela soma. ( ) Alguns circuitos podem apresentar parte dos resistores conectados em série e outra parte em paralelo, são chamados de circuitos mistos. É verdadeira (V). Circuitos que combinam resistores em série e em paralelo são conhecidos como circuitos mistos. ( ) Na análise de circuitos elétricos existem apenas as conexões em série e em paralelo. Circuitos mistos não existem. É falsa (F). Como mencionado anteriormente, circuitos mistos existem e são uma combinação de conexões em série e em paralelo. Portanto, a sequência correta é: V - F - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a D) V - V - F - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A descoberta da eletricidade revolucionou a história da humanidade, porém uma das maiores preocupações foi saber como armazená-la. Aí surgiu o capacitor, um dos componentes eletrônicos capaz de armazenar carga elétrica e, consequentemente, energia eletrostática ou elétrica.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O capacitor tem a propriedade, quando inserido no circuito, de se opor a qualquer variação de tensão, ou seja, tenta manter a tensão constante no circuito.
( ) A grandeza do capacitor é dada pela sua capacitância, que é a quantidade de carga, positiva para uma placa e negativa para a outra, quando aplicada uma fonte em seus terminais.
( ) A unidade de capacitância é o Faraday, em homenagem ao físico inglês Michael Faraday (1791-1867).
( ) O total de carga armazenada é proporcional à tensão aplicada, assim a equação que podemos escrever para a carga armazenada é: q = C . v.
a) V - F - V - F.
b) V - V - V - V.
c) F - V - V - F.
d) F - F - F - V.

Para facilitar o entendimento da tensão elétrica, pode-se fazer uma analogia entre esta e a pressão hidráulica. Quanto maior a diferença de pressão hidráulica entre dois pontos, maior será o fluxo, caso haja comunicação entre estes dois pontos. O fluxo (que em eletrodinâmica seria a corrente elétrica) será assim uma função da pressão hidráulica (tensão elétrica) e da oposição à passagem do fluido (resistência elétrica).
Sobre esse assunto, analise as sentenças a seguir:
I- Energia é a capacidade de realizar trabalho.
II- Tensão é a energia necessária para mover uma unidade de carga de um ponto a outro.
III- Corrente elétrica é a taxa de variação no tempo da carga que passa em um determinado ponto.
IV- A unidade básica da tensão é Volts (V) e 1 Volts corresponde 1 Joule por Coulomb.
A Somente a sentença IV está correta.
B As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença III está correta.

Segundo o teorema de Thévenin, qualquer circuito elétrico linear, visto de um determinado ponto, pode ser representado por uma fonte de tensão em série com uma resistência ou com uma impedância. Já o teorema de Norton afirma que uma fonte de tensão e um resistor são equivalentes a uma fonte de corrente em paralelo com um resistor.
Sobre esse assunto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Teorema de Thévenin foi desenvolvido por Léon Charles Thévenin, engenheiro francês de telégrafos, em 1883.
( ) O Teorema de Thévenin simplifica um circuito que contém vários ramos e fontes independentes, por uma única fonte independente e um resistor em série.
( ) Quando é necessário obter a tensão, corrente e potência em apenas um componente do circuito, utilizamos o Teorema de Thévenin.
( ) A fonte é chamada de fonte de Thévenin, e o resistor, de resistor de Thévenin, formando um circuito chamado de circuito equivalente do Thévenin.
A V - V - V - V.
B V - F - F - V.
C F - V - V - F.
D V - F - V - F.

Para iniciarmos o método de análise de malhas, é importante lembrarmos que uma malha é um caminho fechado pelo qual irá circular uma corrente. Dessa forma, para cada malha identificada no circuito deverá ser designada uma corrente, por exemplo, malha 1: corrente I1, malha 2: corrente I2, e assim por diante. As correntes designadas podem ser arbitradas no sentido horário ou anti-horário, porém, nesse material, utilizaremos o sentido horário para designarmos o sentido do fluxo de corrente elétrica.
Sobre esse assunto, analise as sentenças a seguir:
I- O número de equações deverá ser igual ou maior que o número de incógnitas, a fim de montar um sistema determinado e possível de equações.
II- A direção da corrente de malha é arbitrária (no sentido horário ou no sentido anti-horário) e não afeta a validade da solução. Apesar de uma corrente de malha poder seguir em uma direção arbitrária, é convencional assumir que cada corrente de malha flui no sentido horário.
III- Quando por um ramo circularem duas correntes, a corrente real será a soma algébrica das correntes.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

O método dos nós utiliza a lei de Kirchhoff para as correntes (LKC). Um nó é definido como uma junção de dois ou mais ramos. Se escolhermos um nó qualquer do circuito de referência (ponto de potencial zero ou terra) os demais nós do circuito irão ter um potencial fixo em relação a essa referência. Para um circuito com N nós irão existir N - 1 nós com um potencial fixo em relação ao nó de referência escolhido.
Sobre esse assunto, analise as sentenças a seguir:
I- A análise nodal é também chamada de método da tensão de nó.
II- Em um resistor, a corrente circula do potencial mais alto para o mais baixo.
III- Na análise nodal, os cálculos realizados são para determinar as tensões em cada nó, diferente da análise de malha, que se calculam as correntes de cada malha.
a) Somente a sentença III está correta.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) Somente a sentença II está correta.
d) Somente a sentença I está correta.

O indutor é um dos componentes elétrico/eletrônico mais simples de se confeccionar, porém com função não menos importante. É constituído por um fio, geralmente cobre, enrolado helicoidalmente numa forma com uma geometria que pode ser circular, quadrada, elíptica etc. Há três tipos de associações de indutores que podem ser encontradas em circuitos elétricos. As associações são: série, paralelo e mista.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A indutância equivalente de indutores conectados em série é a soma das indutâncias individuais.
II- Os indutores ligados em paralelo apresentam a mesma combinação para os resistores ligados em paralelo. A indutância equivalente de indutores em paralelo é o inverso da soma das indutâncias individuais inversas.
III- Os indutores ligados em série apresentam a mesma combinação para resistores ligados em série, ou seja, a indutância equivalente é obtida para a soma das indutâncias individuais.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença I está correta.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

A matéria é constituída por átomos e esses átomos são formados por três partículas, que são: os elétrons, os prótons e os nêutrons. Os elétrons possuem carga elétrica negativa, os prótons carga elétrica positiva e os nêutrons cargas eletricamente neutras.
Com base nesse assunto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A magnitude da carga elétrica de um elétron (e) é negativa e igual a 1,602 x 10^-49 C, a de um próton (p) é positiva e igual a 1,602 x 10-19 C. Os átomos contêm o mesmo número de prótons e elétrons e, por isso, são considerados eletricamente neutros.
b) A magnitude da carga elétrica de um elétron (e) é negativa e igual a 1,602 x 10^-29 C, a de um próton (p) é positiva e igual a 1,602 x 10-19 C. Os átomos contêm o mesmo número de prótons e elétrons e, por isso, são considerados eletricamente neutros.
c) A magnitude da carga elétrica de um elétron (e) é negativa e igual a 1,602 x 10^-18 C, a de um próton (p) é positiva e igual a 1,602 x 10-19 C. Os átomos contêm o mesmo número de prótons e elétrons e, por isso, são considerados eletricamente neutros.
d) A magnitude da carga elétrica de um elétron (e) é negativa e igual a 1,602 x 10^-19 C, a de um próton (p) é positiva e igual a 1,602 x 10-19 C. Os átomos contêm o mesmo número de prótons e elétrons e, por isso, são considerados eletricamente neutros.

Mais conteúdos dessa disciplina