Logo Passei Direto
Buscar
Em 1815, foi encerrado o Congresso de Viena que tinha como propósito reorganizar o mapa político da Europa.
A respeito desse Congresso, considere as seguintes afirmacoes.
I. Foi realizado após a derrota de Napoleão Bonaparte, que havia alterado o equilíbrio de forças na Europa.
II. Resultou na formação da Santa Aliança para coibir qualquer tentativa de revolução liberal.
III. Garantiu a Portugal e Espanha ganhos territoriais na Europa, por terem lutado contra as forças napoleônicas.
A - Apenas I.
B - Apenas II.
C - Apenas I e II.
D - Apenas I e III.
E - I, II e III.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o Congresso de Viena: I. Foi realizado após a derrota de Napoleão Bonaparte, que havia alterado o equilíbrio de forças na Europa. Verdadeiro, o Congresso de Viena ocorreu após a derrota de Napoleão e tinha como objetivo restaurar o equilíbrio de poder na Europa. II. Resultou na formação da Santa Aliança para coibir qualquer tentativa de revolução liberal. Verdadeiro, a Santa Aliança foi formada como uma tentativa de manter a ordem e reprimir movimentos liberais e revolucionários na Europa. III. Garantiu a Portugal e Espanha ganhos territoriais na Europa, por terem lutado contra as forças napoleônicas. Falso, o Congresso de Viena não garantiu ganhos territoriais significativos para Portugal e Espanha na Europa; na verdade, ambos os países enfrentaram desafios territoriais e políticos após as Guerras Napoleônicas. Com base na análise, as afirmações verdadeiras são I e II. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: C - Apenas I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em 1806, o Imperador francês Napoleão Bonaparte anunciou o Bloqueio Continental à Inglaterra, estabelecendo que nenhum país europeu poderia comercializar com os ingleses. O rei de Portugal, pressionado pela onda liberal da Revolução Francesa e apoiado pela Inglaterra, fugiu para a colônia portuguesa, na América, para esperar a situação se normalizar.
Com relação à presença da Família Real portuguesa no Brasil é CORRETO afirmar que:
a) A Revolução Farroupilha, ocorrida no sul do Brasil, tinha como principal objetivo expulsar a Corte portuguesa e proclamar a independência da colônia americana.
b) Salvador foi elevada à condição de capital do Reino Unido de Portugal e Algarves, tornando-se o maior centro político, econômico e cultural da colônia.
c) A presença da Corte portuguesa no Brasil, exercendo um governo absolutista e conservador, contribuiu para retardar a Independência do Brasil, pois as melhorias administrativas e econômicas deixaram a elite liberal brasileira satisfeita.
d) Chegando ao Brasil, D. João VI tratou logo de cumprir o prometido aos ingleses e decretou a abertura dos portos, em 1808, para as nações amigas comercializarem diretamente com a colônia.
e) Em 1821, os franceses foram expulsos de Portugal e D. João VI foi chamado para assumir o trono português, mas ele preferiu ficar no Brasil. Esse fato ficou conhecido como 'Dia do Fico'.

O Congresso de Viena, entre 1814 e 1815, reuniu representantes de diversos Estados europeus e resultou
a) na afirmação do caráter laico dos regimes políticos e da importância da separação entre Estado e Igreja.
b) na criação da Santa Aliança e no esforço de reafirmar valores do Antigo Regime.
c) na validação da nova divisão política da Europa, definida pelas conquistas napoleônicas.
d) na derrubada dos regimes republicanos e na restauração monárquica na França e na Inglaterra.
e) na defesa dos princípios do livre comércio e da emancipação das colônias na América.

Com base no infográfico, é correto afirmar:
a) A principal característica do Império Austro-Húngaro, no início do século XX, era a articulação entre diversas nacionalidades através de um democrático regime parlamentarista inspirado na experiência inglesa.
b) O Império Austro-Húngaro constituiu-se como reação nacionalista à ofensiva do Império napoleônico, que procurou incorporar antigos domínios dos Habsburgos e do Sacro Império Romano-Germânico.
c) A inabilidade política em lidar com as minorias foram fatores importantes no agravamento das tensões que desembocaram na fragmentação e colapso do Império Austro-Húngaro em 1918.
d) A indiscutível maioria eslava levou o Império Austro-Húngaro a articular-se com Rússia e Inglaterra na formação da Tríplice Entente, que combateria alemães, italianos e franceses durante a Primeira Guerra Mundial.
e) Apesar da heterogeneidade da constituição do Império Austro-Húngaro, a questão das nacionalidades não se revelou relevante no contexto da Primeira Guerra Mundial.

Mais conteúdos dessa disciplina