Buscar

Diferença entre culpa e dolo

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Saldanha

Dolo é a conduta voluntária e intencional de alguém que, praticando ou deixando de praticar uma ação,objetiva um resultado ilícito ou causar dano a outrem.
Já a culpa é a conduta voluntária, porém descuidada de um agente, que causa um dano involuntário, previsível ou previsto, a outrem.

Espero ter ajudado.

2
Dislike0
User badge image

Paulo Victor Arantes

Dolo é quando o agente tem a intenção de produzir determinado resultado , é a conduta do agente destinada a esse fim , culpa é quando o agente pratica mediante imprudência , negligência ou imperícia , espero ter ajudado !

0
Dislike0
User badge image

mateus gomes

A diferença substancial entre culpa e dolo está na intenção do agente. No dolo o  agente visa alcançar determinado resultado com sua conduta e na Culpa  nao possui qualquer intenção de produzir o resultado. Cuidado negligencia, imprudencia e impericia são modos de condutas culposos  e não culpa propriamente dita.

Observações: existem duas subclassificações de dolo e culpa que se aproximam, que são a culpa consciente e o dolo eventual, tendo por caracteristica basica que na culpa consciente o sujeito prevê que determinado resultado pode acontecer mais acredita que nao o sera (nao suporta o resultado) e no dolo eventual o agente não quer diretamente aquele resultado mais age de maneira indiferente, suportando-o se ocorrer.

ESQUEMA MNEMÔNICO: DOLO EVENTUAL "FODA-SE"; CULPA CONSCIENTE "FUDEU"

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais