Miométrio - ANATOMIA HUMANA I

Miométrio

Explique o que ocorre com o miométrio durante a 
gestação
@ANATOMIA HUMANA I UFPE

3 resposta(s)

  • Tiago Marcussi Zambaldi

    Durante a gestação o miométrio sofre alterações como:

    • Hiperplasia (aumento do número de células)
    • Hipertrofia (aumento do volume das células)

      Células musculares lisas aumentam a sintese protéica do colageno durante a gestação.
      Apos a gravidez ocorre a degradação de células musculares lisas, as células hipertroficas voltam ao seu tamanho normal e ocorre a degradação do colágeno por enzimas
  • Poliana Santos

    Durante o período gestacional, o miométrio passa por um grande crescimento devido à hiperplasia e hipertrofia das fibras musculares. Durante essa fase, muitas dessas células musculares lisas adquirirem características ultra-estruturais de células secretoras de proteínas e sintetizam ativamente colágeno, cuja quantidade aumenta significativamente no útero. Após a gravidez, há degeneração de algumas células musculares lisas, diminuição do tamanho de outras e degradação enzimática de colágeno. O útero reduz seu tamanho para as dimensões aproximadas de antes da gravidez.

  • Nelson Moraes

    O miométrio é uma das camadas que forma a parede uterina, é a camada mais grossa, muito diferente do endométrio (camada interna) e do perimétrio – peritônio visceral (camada externa) que são finas, a maior parte da estrutura do útero é formada pelo miométrio (colo uterino, corpo uterino e cornos uterinos – início das tubas uterinas).Ao exame de Ultrassom o miométrio pode-se apresentar de duas formas: homogêneo ou heterogêneo (podendo indicar a presença de miomas).

Carregar mais