Buscar

Leia com atenção os enunciados abaixo e julgue-os atribuindo V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.

Tal como o ser humano, a sociedade também passa por um processo de desenvolvimento em seu modo de pensar. Um dos primeiros estágios do pensamento ocidental é conhecido como pensamento mitológico. A respeito desse modo de pensar, julgue as afirmações a seguir.
 
A (___) Diante de situações que causam admiração e perplexidade, tais como a vida e a morte, a força da natureza e próprio comportamento humano, o homem sempre buscou explicações que lhe tranquilizasse a mente. Foi nesse contexto e para atender a essas necessidades, que surgiram as narrativas mitológicas.
 
B (___) As narrativas mitológicas, apesar de não terem o respaldo do conhecimento científico dos dias atuais, não possuíam qualquer conotação religiosa ou sobrenatural. Essas narrativas apenas reuniam conteúdos culturais de um povo numa determinada época e localidade.
 
C (___) Uma das características da narrativa mitológica é que ela, em diversos momentos, buscava explicações e origem para os fatos naturais na rivalidade entre os deuses e até mesmo em relacionamentos sexuais destes. As ações que ocorriam no plano sobrenatural, segundo o pensamento mitológico, influenciavam diretamente no plano natural, tal como sugere o mito de Prometeu.
 
D (___) Com o desenvolvimento da sociedade ocidental ao longo dos séculos as narrativas mitológicas foram abandonadas como modo de explicação para a realidade natural. Também podemos afirmar que a criação de mitos é um fato que se restringe totalmente aos tempos antigos da Grécia Clássica, não estando mais presente na sociedade contemporânea.
 
E (___) O mito pode ser compreendido como uma explicação lógico-analitica de fenômenos naturais ou aspectos da realidade que estimulou o espírito crítico através do rigor e clareza de suas narrativas.
 
A alternativa correta é:

💡 1 Resposta

User badge image

Trabalho Academico

V

F

V

F

F

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais