Buscar

O direito se resume a lei?

se nao,porque?

💡 6 Respostas

User badge image

Carol Alonso

Na bem da verdade, o Direito se resume a uma ciência. Não apenas o que está escrito nos códigos. Para aplicação do Direito, são usadas as leis, mas também sua valoração, costumes, jurisprudencias, analogias. As leis possuem lacunas e cada caso concreto pede uma aplicação jurídica una.

Mas para se chegar à aplicação do Direito, passamos por muitos assuntos metajurídicos para a formação de todo um conhecimento. Usamos a psicologia, sociologia, antropologia, filosofia, entre muitos outros conhecimentos para formação do pensamento jurídico. 

Há que se dizer ainda, que o Direito é intrinseco ao homem social. Onde houver sociedade estará o Direito, afinal, é ele quem regula as relações humanas. Ele possui muitas formas: o direito natural, decorrente diretamente destas relações, o direito positivo, que engloba o que foi escrito nas leis e normas codificadas, o direito consuetudinário, que leva em conta os costumes de um povo em seu momento histórico.

 

Em todo caso, não. O Direito não se resume a leis.

6
Dislike0
User badge image

Gabriel Cassoli

Não, essa limitação se daria se o ordenamento brasileiro utilizasse de um positivismo jurídico concreto, no entanto, para não ter erro, apresente essa discussão dizendo que "o Direito é um sistema estabelecido por regras e principios que visa regular as questões sociais, assim como suas demandas e conflitos (a argumentação pode trazer à tona as "ondas de maturação semântica", elencadas pela Professora Simone G. Fabre)... Bom, meu e-mail é gabrielcassoli@yahoo.com.br , caso tenha alguma dúvida, estou à disposição. Bons estudos

2
Dislike0
User badge image

Paulo Henrique Cesar Regio

O Direito está associado a lei, entretanto, a lei apresenta contradiçôes que deveram ser sanadas no decorrer de sua interpretação teleológica. Com isso, abstraimos que o Direito encontra-se amarrado ao aparato legislativo estatal, desempenhando sua função social que é harmonizar as relaçoes sociais, isto é, regulando as condutas sociais, e acima de tudo, preservando e regulando a assencia do bem estar social.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais