Buscar

quais as bases macromoléculares das celulas e explique.

agua, proteínas, ácidos nucleicos, sais minerais, carboidratos e lipídios.

💡 2 Respostas

User badge image

Mateus Barros

agua, proteínas, ácidos nucleicos, sais minerais, carboidratos e lipídios.

 

0
Dislike0
User badge image

Leilane Lopes

Água é o meio ao qual todas as reações celulares ocorrem, é o maior componente celular. 

Proteínas, são compostas de amionácios e fazem parte da membrana plasmática e das membranas das organelas. Tem função estrutural e enzimática, pois todas as enzimas que realizam as reações metabolicas são proteínas.

Ácido núcleicos, são o código genético das celulas, a partir dele as informações são codificadas e assim transformadas em proteínas, enzimas, hormônios e no metabolismo celular. Se ocorrer qualquer erro nele, ou a celula entra em morte programada ou ela se torna uma neoplasia. 

São minerais, participam das reações metabolicas como os ións de hidrogênio, Ferro ou mesmo como sinalizadores citoplasmáticos, como o Calcio. 

Carboídratos são a forte de energia primária da celula, podem ser de armazenamento ou presentes na estrutura da membrana plasmática.

Lípidios, são os principais componentes da membrana plasmática e das membranas das organelas, possuem função estrutural e em casos de necessidade energética, são fonte de energia para as celulas na ausência prolongada de glicose. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais