Logo Passei Direto
Buscar
Organização, por sua vez, é a unidade social (ou o agrupamento humano) intencionalmente construídas e reconstruídas, a fim de atingir objetivos específicos. Uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas, um organismo social vivo e sujeito a mudanças.
Todas as alternativas a seguir apresentam unidades sociais em uma agência de turismo, exceto:
a. Marketing.
b. Finanças.
c. Comercial.
d. Liderança.
e. Pós-venda.
User badge image
EstrategiaEmpresarial

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar cada uma das alternativas e entender se elas representam unidades sociais dentro de uma agência de turismo. a) Marketing - É uma unidade social que se ocupa da promoção e venda de serviços turísticos. b) Finanças - Também é uma unidade social, responsável pela gestão financeira da agência. c) Comercial - Refere-se à área que lida com as vendas e relacionamento com clientes, sendo uma unidade social. d) Liderança - Embora seja um conceito importante, não é uma unidade social específica dentro da estrutura organizacional de uma agência de turismo. e) Pós-venda - É uma unidade social que se ocupa do atendimento ao cliente após a venda, garantindo a satisfação. Dessa forma, a alternativa que não representa uma unidade social em uma agência de turismo é: d) Liderança.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O conceito de organização pode ser duplamente direcionado, com sentidos diferentes e que se conectam, como entidade social e como função da administração. Sobre estes dois conceitos analise as afirmacoes a seguir: I. A organização, como uma entidade social, pode ser enxergada como o agrupamento de pessoas e de recursos na busca de se atingir determinados objetivos, cumprindo uma função social; II. A organização é uma entidade social, porque faz referência ao ato de organizar e estruturar os processos e os recursos, para o atingimento das metas e a melhoria da produtividade; III. Organização como função administrativa, já que a sua essência, apesar das máquinas e da formalização que a compõem, está na formação de um grupo de pessoas, sem o qual seria impossível e a existência de qualquer organização. Sobre as afirmações anteriores estão corretas:
a. Apenas a I.
b. Apenas a II.
c. Apenas a I e a II.
d. Apenas a II e a III.
e. I, II e III.

As organizações modernas têm, cada vez mais, que conviver em um ambiente instável e turbulento. Este ambiente afeta, decisivamente, o seu funcionamento interno e, consequentemente, as decisões tomadas para melhorar o desempenho interno, bem como os resultados obtidos no mercado. Para enfrentar os desafios do ambiente em constantes e drásticas mudanças, se faz necessário a união de forças e de energias, entre as organizações parceiras. Sobre este assunto analise as afirmações a seguir: I. A mobilização e a alocação dos recursos disponíveis, assim como a efetiva coordenação das atividades e dos movimentos de adaptação, através da flexibilização, são essenciais. PORQUE II. É possível se obter uma boa sinergia interna e uma relação construtiva com o meio ambiente no qual se insere a organização. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

As organizações, há muito tempo, já não são estáticas e previsíveis. A alta instabilidade e o dinamismo do ambiente externo, impulsionados pela tecnologia, exigem, do atual administrador, a capacidade de lidar com esse desafio da melhor maneira possível. Dentre os fatores que contribuem para a alta instabilidade e o dinamismo das organizações podemos destacar todas as alternativas a seguir, exceto a(o):
a. Globalização.
b. Economia estável.
c. Flexibilização das relações de trabalho.
d. Importância da ética e da transparência nas organizações.
e. Avanço da tecnologia.

Henri Fayol, o pai da estrutura organizacional, define a função administrativa “Organização”, como sendo a junção e o arranjo de três tipos de recursos, que cabem e são suficientes para o funcionamento de quaisquer organizações. São eles:
a. Recursos materiais, tecnológicos e virtuais.
b. Recursos individuais, tecnológicos e virtuais.
c. Recursos materiais, tecnológicos e humanos.
d. Recursos organizacionais, tecnológicos e humanos.
e. Recursos organizacionais, fiscais e humanos.

Gestão e Administração, ainda que usados como sinônimos, no dia a dia, têm significados e práticas distintas dentro das organizações. Sobre a diferença entre os conceitos de Administração e de Gestão, analise as afirmações a seguir:
Sobre as afirmações anteriores é possível afirmar que:
I. A Gestão tem como foco incentivar a participação, estimular a autonomia e a responsabilidade dos funcionários;
II. A Administração carrega os componentes mais humanos, mais intuitivos do que a Gestão;
III. A Gestão, em sua concepção, é mais voltada para o aspecto técnico, com o foco no processo administrativo.
a. Apenas a I está correta.
b. Apenas a II está correta.
c. Apenas a III está correta.
d. Apenas a I e a III estão corretas.
e. I, II e III estão corretas.

No modelo centralizado, as decisões são tomadas no alto escalão da organização, reforçando a noção hierárquica vertical. Já na descentralização, as decisões são distribuídas pelos níveis mais baixos da estrutura organizacional. Sobre o processo de gestão centralizada e gestão descentralizada, analise as afirmações a seguir:
Das afirmações anteriores é possível afirmar que:
I. Centralizar ou descentralizar implica em definir como a tomada de decisão será configurada;
II. A organização deve, obrigatoriamente, definir por um ou outro lado de gestão. O centralizado ou o descentralizado;
III. Na gestão centralizada a responsabilidade e o poder de decisão são transferidas do superior para o subordinado, sem envolver os demais colaboradores de mesmo nível hierárquico.
a. Apenas a I está correta.
b. Apenas a III está correta.
c. Apenas a I e a II estão corretas.
d. Apenas a II e a III estão corretas.
e. I, II e III estão corretas.

De acordo com Robbins (2002), o que define a formalização de uma organização é o nível de padronização e de regras que são a base para o grau de controle sobre os funcionários. Todas as empresas possuem, em maior ou menor grau, algum tipo de formalização. A existência de códigos de conduta, controles de horário para a entrada e a saída, e a padronização de processos são exemplos dessa dinâmica.
Os três fatores que podem afetar a formalização organizacional, são:
a. O processo decisório, a tecnologia e a inovação.
b. O processo decisório, a obsolescência e a tradição.
c. O processo investigativo, a tecnologia e a tradição.
d. O processo decisório, a tecnologia e a tradição.
e. O processo investigativo, a tecnologia e a inovação.

Mais conteúdos dessa disciplina