Buscar

O que se entende sobre ratificação quando se diz a respeiro de tratados internacionias?

Processo para aprovação de um tratado.

💡 5 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

Vou resumir para você agora todo o processo para aprovação de um tratado,de maneira complementar ao artigo já citado pelo colega:

Os tratados internacionais são feitos entre o Brasil e outros países e podem tratar de assuntos referentes aos direitos humanos ou não. Formalizada no texto escrito com o objetivo de produzir efeito jurídico no plano internacional. Para que esses Tratados não infrinjam o principio da territorialidade, eles precisam seguir determinados passos, como: a negociação, a Assinatura do Presidente,que é um ato que autentica o texto do tratado, mas não o torna imediatamente obrigatório, logo após a assinatura permite o inicio do procedimento interno de aprovação do tratado sendo submetida apreciação do congresso nacional. Assim após o Decreto Executivo pelo presidente e o Decreto Legislativo, pelos senadores e deputados,este tratado poderá valer. Os tratados podem ser, portanto Lei se tratarem de qualquer assunto que não seja referente aos direitos humanos, através do processo comum. E será Constituição e valera como emenda Constitucional os tratados que digam respeito aos Direitos Humanos, que forem aprovados em cada casa do Congresso Nacional em dois turnos por 3/5 dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes as emendas Constitucionais. Se der certo nos 3/5 vai pra promulgação. Para ser lei precisa da presença do presidente se é emenda o presidente não tem participação formal. Os assuntos que se referirem a direito humanos que tiverem processo comum, será de natureza infraconstitucional, porem supra legal quando ele vale mais que as leis infraconstitucionais, mesmo sendo uma delas.

Espero ter ajudado, se gostou da resposta, clique na seta para cima para aprová-la.

Bons Estudos!

10
Dislike0
User badge image

Gustavo Costa

Indo um pouco além da resposta do colega, fazendo analise do artigo 5°, §3° da CRFB/88, um tratado internacional sobre direitos humanos não aprovado na forma desse artigo, como descrito acima pelo colega, (aprovados em cada casa do Congresso Nacional em dois turnos por 3/5 dos votos dos respectivos membros) equipara-se a lei ordinária, já os aprovados desta forma tornam-se emendas constitucionais com força de norma constitucional. De maneira que se cria um problema do ponto de vista que não pode existir hierarquia entre direitos fundamentais, mas desta forma cria-se hierarquia entre matérias relativa a direitos humanos em tratados. Daí gera-se duas teorias doutrinarias: a da faculdade em aprovar, gerando a hierarquia entre os dispostos; e a da obrigação de aprovar, onde seria obrigado a aprovar pelo quorum de 3/5.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais