Buscar

Estado Democrático de Direito.

Eu consegui apenas duas características, se alguem puder me ajudar, eu agradeceria muito.

A Constituição da república Federativa do Brasil de 1988 tem como norte a construção de um Estado Democrático de Direito. O que é um Estado sob este paradigma? Contemple em sua resposta, ao menos, três características que fundamentam este Estado.

💡 4 Respostas

User badge image

Zé Rocha

é um estado constuído sob a egide da democracia, implicando na participaçao do povo na tomada de decisao, respeitando os direitos fundamentais, sobretudo o principio basilar da dignidade da pessoa humana, onde impera o principio da legalidade, onde o estado atua de forma subsidiária, quando os individuos nao conseguem atingir os objetivos previsto na propria constituiçao para terem uma vida digna, o estado atua de forma a ajuda los a conseguir alcançar tais objetivos, por meio dos direitos sociais... nao tem assim uma definiçao precisa,para o conceito, podendoser interpretado de varias maneiras, mas sempre com essa ideia... de liberdade,dignidade da pessoa humana,respeito a legalidade etc
5
Dislike0
User badge image

Bruno Feitosa da Cunha

O Estado, na tradicional obra de Jellinek, necessita de três elementos fundamentais: poder/soberania, população e território. O Estado portanto, é forma histórica de organização Jurídica limitado a um determinado terretório e com população definida e dotado de soberania, que em termos gerais e no sentido moderno configura-se em um poder supremo no plano interno e num poder independente no internacional. 

O Estado sempre almeja fins, ainda que difusos, definíveis e mutáveis e para o pensamento político-constitucional trata-se de uma categoria estruturante.  Nesse contexto histórico, o Constitucionalismo surge com o Estado, também com a funçap de racionalização e humanização, trazendo consigo a necessidade de proclamação de declarações de direitos.

A defesa de um Estado Democrático pretende, precipuamente, afastar a tendências humana ao autoritarismo e à concentração de poder. O Estado Democrático de Direito, caracterizador do Estado Constitucional, significa que o Estado se rege por normas democráticas, com eleições livres, períodicas e pelo povo, bem como o respeito das autoridades públicas aos direitos e garantias fundamentais é proclamado no Caput do Art. 1º e igualmente em seu parágrafo único, o denominado princípio democrático ao afirmar "Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição", para mais adiante, em seu Art. 14, proclamar que "a soberania popular está exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: 1-Plebiscito, 2-Referendo, 3-Iniciativa popular. Assim, o princípio democrático exprime fundamentalmente a exigência da integral participação de todos e de cada uma das pessoas na vida política do país, afim de garantir à soberania popular.

 

Moraes, Alexandre. Direito Constitucional.

1
Dislike0
User badge image

Neiton Brito

Obrigado pessoal.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais