Buscar

Av1 - Licenciaturas - Psicologia da Educação e da Aprendizagem

 

Informações Adicionais

  • Período: 21/09/2015 00:00 à 10/11/2015 23:59
  • Situação:
  • Conceito:

Arquivos

 
1)

A Psicologia tem suas raízes lá na Grécia Antiga, entre os filósofos. A palavra "Psicologia" vem do grego e significa psykhè (alma) + logos (estudo). Significando o "estudo da alma". Mas essa alma não tem nada a ver com religião ou com a Psicologia Científica dos dias de hoje. É que para alguns filósofos gregos nosso corpo era animado por uma espécie de sopro divino misterioso que governava nossas ações, pensamentos e sentimentos, ou seja, nossa mente. Séculos depois, a Psicologia se desligaria da Filosofia. O "pai" da Psicologia Científica se chamava Wilhelm Wundt, um cientista alemão, e ele, a partir de 1879, começou a criar experimentos com as pessoas para tentar entender como funcionava sua consciência, ou seja, suas percepções, pensamentos e sentimentos que ocorrem no "aqui e agora" de cada um. A partir daí surgem diversas correntes da psicologia contemporânea que se destacam na Educação, portanto, ligue a coluna A e B, assinalando a seguir a alternativa correta que trás as bases dessas teorias.

A – Psicanálise 1 - Compreende a mente humana como um complexo processador de informações.
B – Behaviorismo 2 – Sua teoria diz que determinamos nosso próprio destino de maneira autônoma.
C – Psicologia Humanista 3 - Os processos psicológicos se originam e se desenvolvem devido as interações sociais que provocam mudanças cognitivas ao longo da história da espécie e de cada indivíduo
D – Psicologia Cognitiva 4- Acredita no Insconciente.
E – Psicologia Histórico Cultural 5- Comprende sentimentos e pensamentos como produtos de estímulos orgânicos.

Alternativas:

  • a)

    A – 1; B – 2; C – 3; D- 4; E-5

  • b)

    A – 4; B – 5; C – 2; D- 1; E-3

  • c)

    A – 1; B – 5; C – 3; D- 2; E-4

  • d)

    A – 4; B – 3; C – 2; D- 1; E-5

2)
  • A psicologia do desenvolvimento trás como característica principal a mudança que o individuo sofre no decorrer dos seus dias. Para que essas mudanças ocorram existem teóricos que estudam estas maneiras de se desenvolver. Quais são as principais teorias voltadas para esta área da Psicologia? Assinale a alternativa correta:

Alternativas:

  • a) Abordagem inatista; abordagem ambientalista; abordagem interacionista.
  • b)

    Abordagem inatista; abordagem adivinhista; abordagem interacionista.

  • c)

    Abordagem ambientalista, Abordagem empirista; abordagem adivinhista

  • d)

    Abordagem sensacionalista, abordagem inatista; abordagem interacionista

3)

1.Aprendizagem é a aquisição ou mudança (quantitativa ou qualitativa) de comportamentos e processos mentais, portanto, é um complexo processo neuropsicológico que envolve outros processos, como percepção, atenção, memória, motivação, linguagem e psicomotricidade, todos eles estudados pela Psicologia. Pensando nesses processos e mudanças assinale a alternativa correta:


Alternativas:

  • a)

    Mudanças quantitativas: entendemos como diferentes modos de pensar e agir ao longo da vida, por razões inatas orgânicas. Mudança qualitativa: Entendemos como as mudanças que se somam de comportamentos vivenciados nas nossas experiências diárias.

  • b)

    Mudanças quantitativas: entendemos como diferentes modos de pensar e agir ao longo da vida, por razões adaptativas orgânicas e ambientais. Mudança qualitativa: entendemos como a soma ou adição de pensar e sentir, assim como de aumento ou diminuição de comportamentos

  • c)

    Mudança quantitativa: entendemos como a soma ou adição de pensar e sentir, assim como de aumento ou diminuição de comportamentos. Mudança qualitativa: entendemos como diferentes modos de pensar e agir ao longo da vida, por razões adaptativas orgânicas e ambientais.

  • d)

    Mudanças quantitativas: Entendemos como as mudanças que se somam de comportamentos vivenciados nas nossas experiências diárias. Mudança qualitativa: entendemos como diferentes modos de pensar e agir ao longo da vida, que diminuem o comportamento da pessoas nesse processo de aprendizagem.

4)

Um conceito de Personalidade que trabalhamos nas aulas, e que implicitamente está mais ligado ao paradigma da Psicanálise é: "Personalidade é uma organização interna e dinâmica dos sistemas psicofísicos que criam os padrões de comportar-se, de pensar e de sentir característicos de uma pessoa" (CARVER; SCHEIERapudHALL, 2000, p. 26). E pensando neste contexto o que significa organização interna e organização dinâmica?


Alternativas:

  • a)

    organização interna entendemos quando o mundo trás novos conhecimentos para a criança através de suas relações. a e organização dinâmica entendemos quando a criança afirma seu poder de intervenção no mundo.

  • b)

    organização interna entendemos que, conforme ocorrem mudanças no organismo e no ambiente, ocorre reorganização dos processos mentais e dos comportamentos; e organização dinâmica entendemos a organização de processos mentais (pensamentos, sentimentos etc.) e de comportamentos

  • c)

    organização interna entendemos a organização da estrutura psíquica (ID, EGO e SUPEREGO) e organização dinâmica entendemos que é a maneira como esta estrutura está alinhada com nossos instintos.

  • d)

    Organização interna entendemos a organização de processos mentais (pensamentos, sentimentos etc.) e de comportamentos; por organização dinâmica entendemos que, conforme ocorrem mudanças no organismo e no ambiente, ocorre reorganização dos processos mentais e dos comportamentos.

5)

O biólogo, epistemólogo e psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) dedicou toda a sua obra à questão: como os homens constroem o conhecimento? Por isso, entenda-se que Epistemologia significa "teoria do conhecimento" e que Genética vem de "gênese" ou "origem". Então quais são suas teorias e significados corretos respectivamente que falam dos mecanismos invariantes?


Alternativas:

  • a)

    Equilibração Majorante: Quando nenhum elemento novo está diante de nós, estamos em equilíbrio: significa boa adaptação física e cognitiva gerada por interação satisfatória entre organismo e estímulos do ambiente.E Acomodação da estrutura cognitiva é quando, diante da resistência oferecida pelo elemento da realidade, entendemos que nós é que precisamos nos transformar para lidar com ele.

  • b)

    Esquemas esses conjuntos de modos de agir física e mentalmente sobre o mundo que aprendo, amplio, acumulo, modifico e experimento colocar em prática sobre os elementos. E Assimilação é quando agimos física e/ou mentalmente sobre algo que estamos conhecendo ou reconhecendo, aplicando modos de pensar e agir que já formamos antes.

  • c)

    Assimilação é quando agimos física e/ou mentalmente sobre algo que estamos conhecendo ou reconhecendo, aplicando modos de pensar e agir que já formamos antes. E Acomodação da estrutura cognitiva é quando, diante da resistência oferecida pelo elemento da realidade, entendemos que nós é que precisamos nos transformar para lidar com ele.

  • d)

    Esquemas esses conjuntos de modos de agir física e mentalmente sobre o mundo que aprendo, amplio, acumulo, modifico e experimento colocar em prática sobre os elementos. E Equilibração Majorante: Quando nenhum elemento novo está diante de nós, estamos em equilíbrio: significa boa adaptação física e cognitiva gerada por interação satisfatória entre organismo e estímulos do ambiente.

💡 4 Respostas

User badge image

Estudante PD

 Resp. Av1 1-B 2-A 3-C 4-D 5-C

4
Dislike0
User badge image

Uarles Santos

AVA2

Res. 1C-2D-3B-4A-5D

1
Dislike0
User badge image

Karina

preciso da av2 alguém?
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais