Buscar

Teoria do Direito civil.

Gente me ajuda por favor estou meio perdido.

Qual a capacidade do índio? Qual a diferença entre a capacidade do ìndio que vive no campo e o índio integrado na sociedade?

💡 4 Respostas

User badge image

Larissa Guimarães

A incapacidade do indígena é definida por legislação especial (artigo 4º, parágrafo único). A FUNAI é a sua representante e curadora de seus interesses. O índigena deverá passar por procedimento específico frente à FUNAI para que seja aferida a possibilidade de aquisição da plena capacidade.

"o disciplinamento de sua capacidade (do índio) por designação do Código Civil de 2002 (artigo 4º, parágrafo único), encontra-se disciplinada no Estatuto do Índio (Lei n. 6.001/73), segundo o qual o indígena brasileiro ao nascer já se encontra sob o regime de tutela sendo incapaz para os atos da vida civil até que atenda certos requisitos (artigo 9º, Lei n. 6.001/73) e torne-se livre desse regime"

Fonte: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=8978&revista_caderno=9

4
Dislike0
User badge image

Alexandre Rodrigues

A capacidade do Indio é regulada pela lei, 6.001/73. Não, os Artigos de Capacidade Civil não se aplicam aos indios. Os indios que anseiam por viverem ìntegrado a sociedade, perdem seu título de 'indio' e se torna um cidadão comum, como diz o seguinte art. da dada lei;  Art. 9º Qualquer índio poderá requerer ao Juiz competente a sua liberação do regime tutelar previsto nesta Lei, investindo-se na plenitude da capacidade civil, desde que preencha os requisitos... " PORTANTO, o Indio que vive no campo, como Índio, tem capacidade regulada pela FUNAI, já o Indio que vive e trabalha, e paga impostos como qualquer outro cidadão, tem capacidade regulada pelo CC, todavia, o Indio que requer capacidade civil, deverá requerer à Jurisdição competente sua liberação do regime Indigena, desta forma, ele recebe um novo nome (ou prevalesce o mesmo), RG, CPF, CARTEIRA DE TRABALHO etc. (Importante falar, que, o Indio que decide ter vida civil, não mais recebe o beneficio oferecido pelo governo federal aos Indios, uma ajuda de custo.)

1
Dislike0
User badge image

Michael Douglas

Acredito que seja a mesma capacidade pra ambas, a lei é pra todos, então acredito que um índio capaz é acima dos 18 anos
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais