Buscar

Parassimpático x simpático

Já que o SNA parassimpático controla a função gastrointestinal, por que quando estamos em situações de nervosismo ( controle simpático) temos vontade de ir ao banheiro?

De modo geral, em situações "normais" nosso corpo é regulado pelo sistema nervoso autônomo parassimpático. Este atua mantendo as funções como a digestão e a excreção, funcionando normalmente. Entretanto O sistema nervoso simpático estimula ações que permitem ao organismo responder a situações de estresse e nervosismo. Como então explicar a "dor de barriga" antes de uma situação que cause ansiedade e nervosismo?

💡 3 Respostas

User badge image

Ana Marcondes

O simpático contrai o musculo da bexiga (dextrusor), e o parassimpático relaxa a bexiga. No caso da dor de barriga em algumas situações os dois sistemas atuam juntos, ocorre um sinergismo. Como exemplo, a ejaculação e a ereção, são efetuadas pelos dois sistemas.

4
Dislike0
User badge image

Amanda Luiza Groff

A "dor de barriga" causada pelo nervosismo, como você sabe, está ligada ao simpático. Isso ocorre por que o simpático é ligado ao instinto de luta e fuga, então seu organismo preocupa-se em irrigar mais seus músculos esqueléticos para facilitar a fuga, enquanto constringe os vasos da musculatura lisa, já que na hora de fugir você não está preocupado com a digestão.

E a questão da urina, sob ação do simpático, como eu disse, você quer fugir, seu organismo não está preocuado m urinar no momento. Como a Ana falou, o simpático contrai sua bexiga. Quando você está fora de situação de "perigo", o parassimpático volta a atuar e a bexiga relaxa. Um exemplo clássico é na infância, brincando de esconder. Seu organismo entende como uma situação de risco que você precisa se esconder e o simpático entra em ação, contraindo sua bexiga. Aí você esconde-se bem e sente-se seguro em relação a não ser encontrado. Sua bexiga relaxa e você sente vontade de ir no banheiro, hehe.

2
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

O Sistema Nervoso é constituído por diversos órgãos atuando conjuntamente com o objetivo de controlar o organismo e coordenar as atividades corporais. Ele é dividido anatomicamente em Sistema Nervoso Central (composto pelo encéfalo e pela medula espinhal) e pelo Sistema Nervoso Periférico (formada pelo sistema nervoso autônomo, gânglios e nervos).

O Sistema Nervoso Autônomo divide-se em simpático e parassimpático. O sistema nervoso simpático é o nome que recebe a primeira divisão do sistema nervoso autônomo, sendo a mesma responsável pelo preparo do organismo para situações de urgência e estresse. Por sua vez, o sistema nervoso parassimpático trata-se da outra divisão e está incumbido pela manutenção de um estado de calma e estável no corpo humano e também por regular ações involuntárias como respiração.

Logo, o nervosismo,a ansiedade e a “dor de barriga” são respostas da liberação de hormônios realizada pelo sistema nervoso simpático em situações de estresse.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais