Buscar

Porque a água é considerada o Solvente Universal?

💡 11 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Um solvente universal é uma substância com grande poder de dissolução, ou seja, dissolve a maioria das substâncias existentes. Para uma substância ter eficiência como solvente, alguns fatores influenciam, como polaridade das moléculas, ponto de fusão e ebulição, tipo de ligação molecular e volatilidade. No caso especifico da água, três fatores são importantes para considerá-la um solvente universal: 1) tem grande poder de dissolução, ela pode dissolver ácidos, sólidos iônicos, gases, açúcares, proteínas, sais, dentro outras substâncias. Quando em contato com a água, as moléculas ou íons de um soluto são separadas pelas moléculas da água, resultando na formação de uma solução. Por isso é tão difícil encontrar água totalmente pura na natureza. 2) alta tensão superficial, por causa disso, moléculas polares são fortemente atraídas. 3) calor especifico muito alto, atuando como reguladora de temperatura.

6
Dislike0
User badge image

Hellen Loureiro

 A água é considerada solvente universal, porque é muito abundante na Terra e é capaz de dissolver grande parte das substancias conhecidas.
5
Dislike0
User badge image

Tamiris Carvalho

água é um dos melhores solventes na natureza, capaz de dissolver uma infinidade de substâncias, como sais, gases, açúcares, proteínas, etc. Essa alta capacidade de dissolver substâncias deu á água a característica de solvente universal.

Como ocorre?

As moléculas de água (solvente) penetram entre as partículas do soluto, que pode ser um sal, açúcar, etc. Quando penetram na partícula, as moléculas de água promovem a separação das partículas, dissolvendo-as. A mistura formada é chamada de solução.

Substâncias hidrofóbicas

As substâncias hidrofóbicas (do grego, hidro = água, phobos = medo) possuem aversão à água. elas são insolúveis em água.

As moléculas hidrofóbicas normalmente não são polarizadas, portanto não há atração entre elas e as moléculas de água, dessa forma não interagem.

Substâncias hidrofílicas

As substâncias hidrofílicas (do grego, hidro = água, philos = amigo) possuem afinidade com a molécula de água e são solúveis nela. Isso ocorre porque as moléculas hidrofílicas são polarizadas. Como a água é uma molécula dipolar, ou seja, possui carga positiva e negativa, pode se ligar tanto à moléculas de carga positiva como de carga negativa.

5
Dislike0
User badge image

Mariana Ciríaco

Ela é considerada um solvente universal pois é capaz de dissolver uma grande parte das substâncias existentes
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais