Buscar

alguém sabe a demonstração do campo elétrico no interior do condutor e zero?

e na superfície

💡 4 Respostas

User badge image

Helvécio Caldeira Junior

A explicação é simples, em um condutor com cargas em excesso as cargas tendem a se manter o mais longe possível umas das outras, esta configuração acontece quando todas cargas estão distribuídas sobre a superfície do condutor. Para verificar o fato de o campo elétrico ser nulo no condutor imagine que por um milagre uma carga apareça no interior deste condutor. Cada carga na superfície terá uma contribuição para o campo elétrica, mas que por simetria será anulada pela carga que estiver no lado oposto e assim o campo elétrico será nulo no interior do condutor. Se o campo não fosse nulo haveria uma força  agindo sobre cada carga presente no condutor e seria formada uma corrente elétrica, mas este não é o caso. Vale ressaltar também o fato de que apesar de o campo elétrico ser nulo no interior deste condutor o potêncial elétrico não é nulo. 

1
Dislike0
User badge image

Jorge Wellington

boa noite Kewin! Cara voçe encontra isso no livro "fundamentos da fisica vol.3" do Halliday, inclusive tem por aqui.....tem um capítulo baseado na lei de Gauss e lá tem o teorema de condutores carregados isolados.
0
Dislike0
User badge image

Kewin Ramirez

já procurei não acho a demonstração!
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais