Buscar

Quais os principais desafios do direito na seara dos crimes cibernéticos?

Pauta da minha monografia, queria ver algumas opiniões para ampliar meu campo de visão a respeito do tema.

💡 5 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

Creio que os principais desafios são o de localização do agente que cometeu o crime, porque fica um pouco complicado para provar os indicios de autoria. Outra coisa, o direito está em constante evolução e creio que a seara cibernética também, portanto, estamos de frente a um problema, porque vamos precisar de legisladores mais atentos as normas que deverão serem criadas. E deve observar os meios de prevenção dos crimes cibernéticos, como ocorreria essas prevenções, porque a função do Direito não é só compor conflitos mas sim preveni-los. Quais seriam as penas para tais tipos de crime, porque vejo que muitos desses crimes vão terminar em penas restritivas de direito, e poucos pelo que eu vejo, penas privativas de liberdade, será que estaremos diante a um direito que levará a muita reincidencia 

Espero que tenha gostado da minha opinião e espero que ajude a ampliar seu campo de visão a respeito do tema, se gostou da resposta não deixe de aprovar.

Boa Sorte!

9
Dislike0
User badge image

Leonardo Andrade

Perfeito Paulo Oliveira, excelente resposta. 

Realmente uns dos grandes desafios na seara dos chamados cybercrimes é chegar a autoria. Por tratar-se de um ambiente altamente complexo e volátil, os cybercriminosos encontram no cyberespaço um ambiente fértil para cometimento de crimes que, dificilmente são punidos. Existe uma cifra negra absurda que permeia os crimes em ambiente virtual, isso, em sua grande maioria, advém do descrédito que os usuários tem em denunciar quando são vítimas de crimes dessa monta. 

Celeridade na fase pré-processual e processual são uma das alternativas para se alcançar a devida efetividade do direito. Contudo, como você bem ressaltou, necessário se faz que Legislativo trate o problema com a devida atenção e crie Leis que busquem tutelar os bens juridicos na área virtual de forma eficaz. (a Lei "Carolina Dieckmann é uma piada de mau gosto")

Hoje, com a expansão em larga escala das tecnologias, as pessoas estão cada vez mais virtualizado suas vidas pessoais e profissionais em um ambiente onde o direito não conseguiu se fixar de forma satisfatória.

Em conclusão, minha monografia só irá abordar os ditos cybercrimes próprios, ou seja, aqueles que só existem na seara virtual. Os cybercrimes impróprios, que são aqueles cujo as tecnologias servem tão comente como meio de realização do crime, acredito que já econtra amparo legal no nosso ordenamento jurídico.

2
Dislike0
User badge image

Marcele Peixoto Stefan

Olá Leonardo! Estou iniciando esse semestre meu TCC também sobre os crimes cibernéticos, gostei muito de ver que tem alguem pensando e se preocupando como eu quanto a esses crimes. Se pudermos manter contato e falarmos mais um pouco sobre issovai me ajudar muito, porque é dificil achar material embasador para este tipo de tema. Aguardo teu retorno. meu email para contato é marcelepeixoto_1992@hotmail.com

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais